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Como escrever um e-mail pedindo patrocínio esportivo?

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O patrocínio esportivo é o principal meio para atletas sobreviverem do esporte.

Geralmente, os valores são investidos no pagamento de treinos, alimentação especializada, tratamentos médicos, custeio de viagens e campeonatos, dentre outros objetivos.

Para conseguir captar patrocínios esportivos hoje em dia, os atletas precisam ir além do esporte. A influência esportiva se tornou uma das principais ferramentas para chegar até as marcas do segmento.

Além disso, saber como se comunicar com as marcas é muito importante para garantir bons resultados na busca por parcerias. Neste artigo, você confere dicas para escrever e-mails de pedido de patrocínio profissionais e convincentes.

Por que buscar por patrocínio esportivo?

Quem tem o sonho de construir uma carreira no esporte precisa ter disponibilidade financeira para cobrir todos os custos relacionados com a rotina de atleta.

Por conta disso, a captação de recursos por meio de patrocínios esportivos, acaba sendo uma necessidade fundamental.

O patrocínio de marcas do segmento esportivo é o meio mais tradicional de apoio financeiro à atletas e equipes. Ele ocorre quando a empresa se dispõe a pagar um valor ao atleta para cobertura de despesas ou outras finalidades acordadas.

Em troca, geralmente, esse atleta precisa utilizar a logo da marca em uniformes ou realizar ações de marketing digital em suas redes sociais divulgando o nome da marca.

Graças ao avanço das mídias sociais, atualmente, os atletas tem mais essa possibilidade para conseguir patrocínios. Mas, não basta criar um perfil nas plataformas digitais e esperar que o milagre aconteça.

Para conseguir oportunidades de patrocínio, é muito importante manter um trabalho profissional nas redes e se comunicar de maneira estratégica com as empresas.

Por que utilizar o e-mail para se comunicar com as marcas?

Embora alguns contatos entre atletas e marcas possam vir a ocorrer diretamente pelas redes sociais, o e-mail ainda é considerado como o canal de comunicação mais tradicional para esse tipo de negociação.

A comunicação formal de empresas, sejam elas grandes ou pequenas, é sempre feita por meio do e-mail. Portanto, utilizando essa estratégia, você tem mais chances do seu material ser visto por uma marca.

Além disso, utilizar esse canal para entrar em contato com potenciais patrocinadores é uma forma de demonstrar profissionalismo.

Mas, como escrever um e-mail convincente? Quais informações incluir nesse e-mail? Qual linguagem utilizar? A seguir, nós tiramos todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Como escrever um e-mail de pedido de patrocínio

Identifique potenciais patrocinadores

Comece fazendo um levantamento das empresas que tem alguma conexão com o seu trabalho. É muito importante que exista uma afinidade entre você e os potenciais patrocinadores. Caso contrário, será muito difícil obter um retorno positivo.

Isso acontece, porque as marcas estão em busca de pessoas que possam representá-las nas redes, a fim de alcançar a audiência desses profissionais. Se a sua audiência não for interessante para a empresa, as chances de um patrocínio são baixíssimas.

Portanto, identifique aquelas marcas que tenham conexão com seu segmento.

Utilize uma linguagem mais formal

Após identificar potenciais patrocinadores, é hora de escrever o conteúdo do e-mail. Você não precisa utilizar termos rebuscados ou se prender a ideia de escrever um texto totalmente formal.

Utilize uma linguagem simples, respeite a norma ortográfica e evite o uso de gírias e termos que possam comprometer a sua postura profissional.

Os e-mails devem ser personalizados

Você pode até criar um texto base para facilitar o seu trabalho na hora de escrever um e-mail. Mas, é primordial que cada mensagem seja escrita de maneira personalizada.

É muito importante iniciar o e-mail falando de forma direta com cada marca. Se possível, conte como você a conheceu e porque ela despertou em você um interesse de parceria.

É legal falar sobre a afinidade entre o seu trabalho e o trabalho da empresa e apontar as qualidades da sua audiência.

Fale da sua carreira

É importante deixar claro que os títulos conquistados funcionam como informações secundárias na sua proposta de patrocínio. O que as empresas realmente estão procurando hoje em dia, são números interessantes nas redes sociais.

Mas, isso não quer dizer que você não deva falar da sua carreira. Comente brevemente sobre sua experiência no esporte, conquistas e rotina de treinos.

Lembre-se que, todas as informações inseridas no e-mail devem ser pensadas de maneira estratégica para que a mensagem não fique longa demais.

Pense que isso é uma apresentação do seu trabalho e caso a empresa tenha interesse em saber mais, ela entrará em contato.

Exponha os números das suas redes sociais

Como já citamos acima, aqui está o que mais interessa para as empresas da atualidade, saber qual o impacto do seu trabalho nas plataformas digitais.

Para isso, você deve apresentar números como taxa de engajamento do perfil, alcance de publicações e exemplos de conteúdos criados, para que a empresa possa entender qual tipo de trabalho você pode realizar a partir de uma parceria.

Anexe o seu Mídia Kit

Nós já falamos aqui no Blog sobre o que é mídia kit e sua importância. Também mostramos como ele pode ajudar a conseguir patrocínios. Leia os dois artigos para saber como criar o seu documento.

O mídia kit funciona como uma vitrine do seu trabalho. Nele, irão constar todos os números importantes a respeito da sua plataforma de conteúdo, aumentando o potencial de convencimento junto às marcas patrocinadoras.

Ao enviar e-mails pedindo patrocínio esportivo, se você tem o mídia kit, pode criar um conteúdo de e-mail mais simples e prático e deixar que a marca confira as principais informações diretamente no documento.

Além de aumentar suas chances de convencer com a exposição dos seus números, essa é uma estratégia que transmite mais profissionalismo e credibilidade.

Conte com a ajuda de uma agência especializada

O trabalho de uma agência especializada em influência esportiva, como a MVP Sports, pode te ajudar a criar propostas de patrocínio atraentes e convincentes, além de facilitar muito seu trabalho de identificar potenciais marcas parceiras.

Isso porque, nós já possuímos uma boa base de contatos e fazemos a ponte entre influenciadores e marcas por meio do nosso Hub de Influência.

Se você ficou interessado e deseja saber mais sobre nosso trabalho, entre em contato agora.

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