Agendar contato

HUB MVP de Influência

O que é Mídia Kit? Conheça esse documento essencial para influenciadores

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Um Mídia Kit nada mais é do que uma apresentação comercial. Nele, constam todas as informações a respeito de uma empresa, marca ou plataforma digital, com o objetivo de fechar parcerias com anunciantes.

Ele funciona como uma vitrine de trabalho e deve estar focado em mostrar o valor da plataforma de conteúdo para potenciais parceiros de negócio.

É por meio dos mídia kits que as empresas avaliam as melhores oportunidades para anunciar os seus produtos ou serviços. Por conta disso, o documento deve conter dados de quem é o público-alvo, formatos de conteúdo que podem ser criados, níveis de engajamento e outras informações importantes.

É fundamental que o mídia kit seja elaborado de maneira cuidadosa para que não falte nenhuma informação relevante. E ainda, para que gere uma boa impressão em quem o recebe. Criatividade, inovação e foco na demonstração de valor são essenciais nesse sentido.

Quais são as vantagens de ter um mídia kit profissional?

O mídia kit é um material cada vez mais valorizado no ambiente da publicidade. Principalmente, porque ele simplifica muito as negociações.

Para quem trabalha com conteúdo, utilizar o mídia kit pode ser muito vantajoso. Primeiramente, porque permite apresentar a sua plataforma de forma visual, criativa e original.

Ele também é importante para padronizar a comunicação com todos os potenciais clientes.

O mais importante é que por meio das informações apresentadas no documento, você consegue mostrar o valor da sua plataforma.

A seguir, pontuamos algumas das principais vantagens de ter um mídia kit profissional:

  • O mídia kit será o primeiro contato das marcas com informações aprofundadas sobre a sua plataforma de conteúdo. Ou seja, ele abre portas para suas futuras parcerias;
  • Trata-se de uma ferramenta fundamental para transmitir credibilidade, pois padroniza a comunicação com todas as marcas e mostra profissionalismo;
  • Convence as marcas a anunciarem na sua plataforma;
  • Alinha valores e propósitos, aumentando as chances de atrair empresas que se identificam com você e descartando aquelas que não tem nada a ver com seu perfil de trabalho e público-alvo.

Como criar um mídia kit?

Para a criação de um mídia kit, o primeiro passo é levantar todas as informações necessárias para que o documento fique completo. Veja mais nos passos que apresentamos a seguir:

1 – Apresente você, sua plataforma ou marca

O primeiro passo é apresentar, de forma sucinta, quem é você e o que você faz. Esse texto precisa ser escrito de uma maneira clara, objetiva e atraente para que o anunciante tenha interesse em continuar lendo o material.

2 – Mostre sua trajetória e valores

É importante mostrar um pouco da sua trajetória e dos valores que movem o seu trabalho. Isso é essencial para que as marcas entendam o sentido do que você faz.

Como já falamos acima, esse ponto é muito importante para pré-selecionar os anunciantes, entre aqueles que se identificam com seu conteúdo e aqueles que não agregariam valor ao seu trabalho e, portanto, não representam boas oportunidades de negócio.

3 – Deixe claro o seu nicho de trabalho

Mencionar qual é o nicho de atuação é muito importante para atrair anunciantes que tem produtos e serviços direcionados para ele.

Se você é um influenciador esportivo, por exemplo, pode atrair marcas que trabalham com alimentação saudável, artigos esportivos, academias, etc.

4 – Apresente o seu público

Esse é um dos pontos mais avaliados pelos anunciantes. Afinal, quando eles pagam para ter um espaço entre os seus conteúdos, terão seus produtos ou serviços apresentados para uma nova audiência.

Você deve apresentar o seu número de seguidores ou inscritos. Mas, isso não é suficiente.

Para apresentar o seu público, é muito importante ter informações detalhadas sobre ele, como gênero, faixa etária, escolaridade, renda, estilo de vida, dentre outras informações. Caso você tenha uma persona, adicione ela ao mídia kit.

5 – Engajamento

Apesar do número de seguidores ser um dado relevante ao captar anunciantes, o que eles realmente querem saber é sobre o engajamento. Ou seja, o quanto esses seguidores interagem com o seu perfil.

O engajamento determina sua capacidade de influenciar as pessoas. Para comprovar isso, é necessário apresentar números de curtidas e comentários, taxa de entrega das publicações e outros dados.

É legal apresentar quais são suas fotos mais curtidas e conteúdos mais compartilhados.

6 – Parcerias e cases de sucesso

Mostrar algumas das marcas com as quais você já trabalhou é importante para agregar credibilidade ao documento. Selecione aqueles que você considera como os melhores negócios.

Além disso, apresentar casos de sucesso é um diferencial. Mostre anúncios e conteúdos que você criou e que geraram um bom engajamento ou tiveram um grande alcance.

7 – Formatos de conteúdo e preços

É muito importante que você inclua quais são os formatos de conteúdo que pode disponibilizar para as marcas anunciantes. Fotografias, vídeos, conteúdos de texto, Storys, etc.

Além disso, podem ser apresentados os preços para cada serviço. Alguns influenciadores e criadores de conteúdo preferem não apresentar os valores, porém, isso é uma forma de facilitar as negociações.

8 – Dê atenção a parte visual do documento

Tão importante quanto as informações de texto, é o visual do seu mídia kit. É muito importante que o conteúdo esteja bem organizado, seja de fácil leitura e que os elementos estejam em harmonia.

Além disso, as cores, fontes e outras informações do design devem ser selecionados cuidadosamente seguindo a identidade visual da sua marca.

Quanto mais bonito e criativo for o seu mídia kit, maiores são as chances de que ele chame a atenção do anunciante. Então, capriche!

Erros que devem ser evitados na criação do mídia kit

  • Não tratar o documento com profissionalismo;
  • Ausência de informações relevantes sobre você ou seu negócio;
  • Excesso de informações e dados irrelevantes;
  • Desorganização;
  • Exagero na quantidade de dados.

Portanto, seja seletivo ao escolher os dados que irá disponibilizar e foque sempre na demonstração de valor, utilidade e relevância.

Conclusão

O mídia kit é um recurso de extrema importância para conquistar novas parceiras para sua plataforma de conteúdo.

Se você atua como influenciador esportivo pode contar com a ajuda da MVP Sports para profissionalizar seu perfil, criar seu mídia kit e atrair marcas anunciantes. Entre em contato conosco e saiba como.

Veja mais:

Fale com nosso time: