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Preciso ter 50 mil seguidores para ser um influenciador?

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Muitas pessoas têm essa dúvida: Será que é preciso ter um número mínimo de seguidores para ser considerado um influenciador digital?

A resposta é não. A grande verdade é que não existe um tamanho específico de audiência para determinar se uma pessoa é influenciadora. Assim como, um alto número de seguidores também não é sinônimo de influência.

Uma pesquisa realizada pela Ipsos mostrou a diferença entre ser conhecido e ser influente. Personalidades com milhões de seguidores no Instagram podem ser muito conhecidos, mas isso não quer dizer que eles tenham poder de influência sobre o comportamento e decisões de compra dos seus seguidores.

Na mesma pesquisa, foi possível perceber que audiências menores e mais engajadas são muito mais produtivas, em termos de monetização. Isso traz uma nova perspectiva sobre os números na internet.

Com base em vários estudos como o que citamos acima e ainda, a partir do monitoramento dos resultados alcançados pelas marcas em parcerias com influencers, fica muito claro que a influência tem mais relação com a relevância do conteúdo e o estabelecimento de uma comunidade, do que simplesmente com o número de seguidores.

Foi a partir disso que nasceram nomenclaturas como nano e microinfluenciadores, como uma maneira de classificar aqueles criadores de conteúdo que não possuem um número tão alto de seguidores, mas que possuem uma audiência engajada.

Por que seguidores são menos relevantes que engajamento?

As marcas que procuram por influenciadores considerando apenas o número de seguidores, na grande maioria das vezes, não conseguem atingir os resultados esperados com suas campanhas.

É por isso que as empresas estão cada vez mais atentas a capacidade do criador de conteúdo em exercer influência sobre sua audiência.

Uma pesquisa realizada pela Influencity, em 2020, mostrou que só no Instagram do Brasil já existiam cerca de 9 milhões de influenciadores. Sendo que, cerca de 99% deles contam com menos de 10 mil seguidores.

Apesar de o número de seguidores ser bastante interessante para conseguir chamar a atenção das marcas e fechar boas parcerias, o foco do trabalho deve ser na taxa de engajamento.

Outro fator importante, é que o interesse das marcas pode ser diferente dependendo do segmento de atuação, do tipo de produto trabalhado e objetivos das campanhas.

Num consenso geral, estima-se que a partir dos 5 mil seguidores, o influenciador já consiga ganhar relevância e passar a monetizar seu conteúdo. Desde que, possua uma audiência engajada e apresente uma boa capacidade para influenciar o comportamento e as decisões de compra de quem o segue.

Devemos ter claro que, o que as marcas estão buscando é vender. Portanto, não adianta fazer com que seu produto chegue a um grande número de pessoas, se esse público não for o adequado.

É muito mais produtivo atingir um grupo menor e mais segmentado, onde as pessoas têm maior propensão a comprar.

É por isso que a estratégia de comprar seguidores, por exemplo, é um erro. Por mais que o perfil consiga aumentar os números rapidamente, acaba trazendo pessoas que não se interessam pelo conteúdo, comprometendo a taxa de engajamento.

Quais fatores priorizar na estratégia de conteúdo?

Se você chegou até aqui em busca de conhecimento para trabalhar na área de influência esportiva, não deixe de ler o post sobre Por que atletas devem ser influenciadores.

Agora que você já sabe que o número de seguidores não faz um influenciador, daremos algumas dicas de como trabalhar sua estratégia de conteúdo para se tornar um.

Relevância do conteúdo

Podemos dizer que esse é o fator número 1. Pois, é a partir da criação de um conteúdo relevante que você conseguirá:

  • Estimular a interação dos seguidores e aumentar o engajamento;
  • Atrair novos seguidores interessados pelo conteúdo;
  • Mostrar que você tem autoridade no segmento e atuação;
  • E aumentar cada vez mais sua capacidade de influenciar pessoas.

Um conteúdo relevante é aquele que entrega valor para a audiência. Ou seja, que conta com informações úteis, inspira e estimula as pessoas. 

Para conseguir atingir essa qualidade, é fundamental conhecer bem o público-alvo, saber utilizar a linguagem adequada para falar com ele, investir em imagens com boa resolução, dentre outras práticas.

Aqui no Blog da MVP nós temos vários conteúdos com dicas que vão te ajudar a aprimorar cada vez mais seu conteúdo, navegue e aproveite.

Estabelecimento de uma comunidade

Com a constância na postagem de conteúdos relevantes e uma boa conexão com seu público, aos poucos você vai conseguir construir algo que é extremamente valioso no Marketing de Influência, o estabelecimento de uma comunidade.

O conceito de comunidade supera o número de seguidores. Ele está relacionado com uma audiência altamente segmentada e fiel, que engaja os conteúdos e abraça as ideias do influenciador.

Interação

Quem quer construir sua comunidade no digital, precisa manter uma interação constante com o público. Isso gera nas pessoas o senso se proximidade, que é primordial para influenciá-las.

Para isso, é importante manter uma rotina de postagem nos Stories, responder comentários e mensagens, dentre outros tipos de interação.

Autenticidade

Ser autêntico é ser verdadeiro. A falsidade é algo que as pessoas identificam facilmente e que compromete a imagem do influenciador.

Você não precisa mentir ou fingir para conquistar a atenção do público. Seja você mesmo, as pessoas gostam de pessoas reais.

Para mostrar autenticidade, é necessário apostar na espontaneidade, mostrar seu dia a dia e manter um trabalho criterioso ao firmar parcerias.  Divulgue marcas, produtos e ideias com os quais você realmente tenha afinidade.

Conte com a ajuda de uma agência especializada

Dar os primeiros passos no Marketing de Influência é sempre desafiador. Afinal, essa é uma profissão nova e que passa por constantes aprimoramentos.

Contar com a ajuda de profissionais experientes é uma excelente alternativa para criar uma estratégia consistente e garantir um bom desempenho.

Conheça agora as soluções que a MVP Sports tem para você.

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