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O que as marcas buscam nos influenciadores digitais?

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Será que é somente o número de seguidores que importa na hora de atrair a atenção das marcas? A resposta é não! As pesquisas apontam que a relevância e qualidade do conteúdo é mais importante do que o número de pessoas que seguem um perfil.

E isso é uma ótima notícia, já que oportuniza que nano e micro influenciadores também possam disputar atenção nas redes sociais e fechar parcerias de trabalho.

O mercado de influência tem crescido de maneira surpreendente nos últimos tempos. Um estudo do Instituto QualiBest mostrou que o poder de influência dos influenciadores digitais só perde para as indicações de amigos ou parentes na hora de realizar uma compra ou escolher um serviço.

Graças a isso, marcas de todos os segmentos estão em busca de influenciadores para encurtar o caminho até seus potenciais clientes. Para isso, existe um trabalho cuidadoso de seleção.

Se você é influenciador esportivo e quer tornar seu perfil atrativo para as empresas do setor, deve se atentar aos critérios que são considerados por elas na hora de selecionar seus influenciadores.

A seguir, nós falamos sobre cada um deles.

O que as marcas mais valorizam nos influenciadores digitais?

Um estudo da Open Influence sobre o que leva as marcas a escolherem influenciadores digitais para representá-las nas redes, mostrou que:

  • 85% das empresas estão de olho na qualidade dos conteúdos postados:
  • 66% busca pela afinidade do influenciador com a marca;
  • 68% considera o tamanho da audiência;
  • 78% analisa se o público é o certo para divulgar o nome da marca;
  • 78% se preocupa com a taxa de engajamento.

O que podemos aprender com esses números?

O primeiro e mais importante aprendizado é que o número de seguidores não é tudo. A principal motivação das marcas para fechar um contrato de trabalho com um influenciador é a qualidade do seu conteúdo.

Portanto, buscar desesperadamente por mais seguidores não vai tornar seu perfil mais interessante. O foco deve ser trabalhar para criar conteúdos que sejam úteis, relevantes e mostrem a sua autoridade no segmento de atuação.

Além disso, é fundamental se preocupar com a segmentação da audiência e, principalmente, com o engajamento, afinal é ele que mede a sua capacidade de influenciar as pessoas a tomar ou não uma decisão de compra.

Como criar perfis que chamam a atenção das marcas?

Agora que você já sabe o que as marcas estão procurando nos influenciadores digitais, traremos algumas dicas interessantes para criar perfis que realmente chamam a atenção das empresas do segmento esportivo e com capacidade para conquistar bons negócios.

1 – Invista em conteúdo relevante e de qualidade

Conteúdo relevante é aquele que se sobressai aos demais, ou seja, ele tem diferenciais que atraem a atenção das pessoas.

A criação de conteúdo é um trabalho que exige conhecimento, planejamento e muita dedicação. Não basta lançar informações soltas e aleatórias e esperar que isso impacte a audiência. É preciso criar o conteúdo certo, para as pessoas certas e na hora certa.

Isso quer dizer que, você precisa pensar em assuntos que são de interesse do seu público. Esse conteúdo deve ter alguma utilidade para as pessoas que te seguem.

Outro fator muito importante é com relação a qualidade de imagens e textos. Se você quer ter a oportunidade de representar uma marca, precisa oferecer a elas um material de qualidade. Isso inclui uma boa resolução, cuidado com a composição das imagens e edições bem feitas.

As legendas e outros textos devem ter uma boa ortografia, além de se adaptarem a linguagem do público-alvo do perfil.

2 – Trabalhe na segmentação do seu público

A segmentação do público é o processo de focar suas estratégias para construir uma audiência com interesses comuns. Isso ajuda a aumentar o impacto do seu conteúdo, já que você passa a falar com pessoas realmente interessadas no que você faz.

O primeiro passo é fazer o estudo da persona. A persona é um personagem semifictício baseado nas informações do seu público-alvo. Ela te permite conhecer esse público a fundo, de modo que seus conteúdos possam ser direcionados para essas pessoas, de forma mais específica.

Com o conhecimento da persona, você passa a utilizar a linguagem mais adequada, falar sobre os temas que são mais interessantes para sua audiência e aumenta suas chances de ser útil e relevante para ela.

Outra estratégia que contribui para a segmentação é o uso de hashtags relacionadas ao segmento de atuação. Isso facilita que as pessoas que se interessam pelos temas que você aborda, cheguem até você.

3 – Engajamento

O engajamento é medido pela interação que as pessoas têm com o seu perfil. Ou seja, pelas reações, curtidas, comentários, compartilhamentos e outras ações.

Para as marcas, o engajamento mostra a sua capacidade de influenciar o público. Por isso, é uma das características mais valorizadas na hora de firmar parcerias. O engajamento chama mais atenção do que o número de seguidores.

Nós já demos dicas por aqui de como aumentar o engajamento no Instagram, acesse o post e aproveite as dicas.

4 – Mostre autoridade em um assunto

No marketing digital, autoridade é o que faz uma marca ou um influenciador ser valorizado, respeitado e enxergado como uma referência no seu segmento.

Você identifica a autoridade quando acessa um perfil e consegue perceber que aquele profissional entende do que está falando.

Para conseguir conquistar autoridade, é interessante focar em um tema principal. Ou seja, não queira mostrar que é bom em muitas coisas, foque em mostrar que você domina um assunto e faça isso bem feito.

5 – Veracidade

As marcas querem investir em pessoas que realmente sabem do que estão falando e vivem o que estão mostrando nas redes. É muito fácil perceber quando há falsidade em um conteúdo.

Por isso, busque mostrar verdade em tudo o que você faz.

Quer ter um perfil que impacta a audiência e chama a atenção das marcas? Conheça o trabalho da MVP Sports.

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