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O que é Marketing de Influência?

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O Marketing de Influência é uma estratégia que tem ganhado cada vez mais espaço na Internet, principalmente, devido ao crescimento das redes sociais.

Uma pesquisa realizada pelo Opinion Box mostrou que 67% dos usuários do Instagram, seguem influenciadores. Além disso, pelo menos 55% já compraram algo por indicação de algum influenciador.

Uma outra pesquisa realizada pelo site, mostrou que 69% dos usuários do YouTube estão inscritos em canais de influenciadores. E até mesmo no LinkedIn, cerca de 21% dos usuários entram na rede com o objetivo de acompanhar influenciadores.

Mas, afinal, o que é Marketing de Influência?

O Marketing de Influência é uma estratégia que utiliza ações de marketing feitas por pessoas influentes nas redes sociais. O objetivo é conectar as marcas ao público e gerar confiança para que elas conquistem novos clientes.

Essa estratégia tem como base a confiança e o engajamento. É por meio desses fatores que se torna possível avaliar a capacidade de uma pessoa de influenciar sua audiência a realizar alguma ação, como seguir o perfil de uma empresa, comprar um produto, etc.

O objetivo é usar o trabalho do influenciador para encurtar o caminho entre a marca e o público, gerando assim um impacto positivo.

Os influenciadores digitais ou influencers são pessoas que possuem reconhecimento na internet e uma audiência fiel. Ou seja, eles conseguem direcioná-la para marcas e produtos específicos.

Tipos de influenciadores digitais

Um influenciador digital é visto como uma pessoa formadora de opinião. Ele pode ter milhares ou milhões de seguidores em diferentes plataformas de conteúdo.

Existem diferentes tipos de influenciadores para atender a diferentes objetivos das marcas. A seguir, pontuamos quais são.

Celebridades

São os influenciadores mais conhecidos, que possuem milhões de seguidores e um alcance gigantesco em suas redes.

Esse tipo de influenciador não integra um nicho específico e tem um público mais diverso.

Autoridade de nicho

São considerados como autoridades de nicho, os influenciadores que dominam um assunto em específico. Ou seja, eles falam com propriedade sobre um determinado tema.

Esse tipo de influenciador é um dos mais buscados pelas empresas, pois contribuem para aumentar o reconhecimento de marca.

Influenciadores esportivos, geralmente, são desse segmento.

Influenciadores locais

São influenciadores que tem uma atuação atrelada ao lugar onde vivem. Geralmente, tem um número menor de seguidores e não focam em apenas um nicho. Costumam ser buscados pelas marcas da região.

Como começar no Marketing de Influência?

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, para se tornar um influenciador não basta apenas correr atrás de um grande número de seguidores. Na verdade, não é exatamente isso o que as marcas procuram.

O fator mais relevante a ser trabalhado é, na verdade, o engajamento. Pois, é isso que determina a capacidade de alguém de influenciar o comportamento, escolhas e decisões de compra da audiência.

A influência é possível porque os influenciadores estabelecem conexões pessoais com os seguidores. Isso é possível por meio da criação de conteúdo relevante e criativo, frequência de postagem e de interação com o público, dentre outras estratégias que pontuamos logo a seguir.

Estratégias para se tornar um influenciador digital

Definição de nicho

Quem deseja se tornar um influenciador deve selecionar o nicho mais adequado de acordo com suas competências, conhecimento e habilidades.

Você não precisa se limitar a apenas um assunto. Influenciadores esportivos, por exemplo, podem falar sobre sua modalidade, treinos, alimentação saudável e outros assuntos. Mas, é importante ter um foco e não dispersar demais o conteúdo.

Com isso, é possível segmentar a audiência e adaptar o conteúdo para ela, aumentando as chances de gerar engajamento.

A chave para você se tornar um influenciador de sucesso é tornar seu conteúdo único, adicionando sua voz a ele.

Pesquisa do público-alvo

Conhecer o seu público é muito importante para saber quais tipos de conteúdo criar, qual linguagem utilizar, quais assuntos dar maior evidência, dentre outros detalhes.

Portanto, faça uma pesquisa aprofundada sobre o comportamento online da sua audiência, levantando o máximo possível de informações sobre ela.

Otimização do perfil

A visão geral do perfil no Instagram é de suma importância para atrair novos seguidores. A identidade visual, a qualidade das imagens e textos, o texto da bio, a organização dos destaques, o uso de hashtags, horários de postagem, são vários detalhes que exigem atenção e que fazem diferença para criar conexão com as pessoas e tornar o perfil atrativo para as marcas.

Criação de conteúdo relevante

Um conteúdo relevante é autêntico, útil e tem ressonância com o público-alvo.

Isso quer dizer que, independentemente do tipo de conteúdo que você está criando, ele precisa ser significativo e entregar valor para seus seguidores.

Esse é um ponto primordial no marketing de influência. O conteúdo é o grande responsável por mostrar a sua autoridade em um assunto, para se diferenciar dos demais e estimular o engajamento de quem te segue.

Portanto, dedique tempo ao planejamento dos conteúdos e seja criterioso em todo o processo de criação.

Criação do Mídia Kit

O mídia kit é um documento muito importante para negociar com as marcas. Nele, você mostra todo o potencial do seu canal para convencer as empresas a firmar parcerias.

Nós já falamos por aqui sobre a importância do mídia kit e demos dicas de como criar o seu. Inserir todas as informações necessárias no documento garante uma comunicação assertiva com potenciais parceiros.

Consistência e interação

Manter a consistência nas postagens é fundamental para que o algoritmo do Instagram trabalhe a favor do seu perfil e impulsione a entrega do conteúdo, favorecendo o engajamento.

Além disso, manter um contato frequente com a audiência, é fundamental para mantê-la engajada.

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