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Marketing com influenciadores: Campanha da TIM Brasil usa atletas para ativar novo filtro

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Nós falamos aqui sobre a campanha de marketing com influenciadores da 3 Corações, Jungle Organic e A Tal da Castanha que teve como foco os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020. Mas esta não foi a única ação envolvendo os megaeventos esportivos a ter participação de atletas influenciadores.

A TIM Brasil foi uma das empresas que entenderam o atual momento do Marketing de Influência, no qual as ações comerciais são totalmente direcionadas para as redes sociais, e não mais para estampar logos em uniformes e sair em veículos de comunicação tradicional.

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Como foi a ação de marketing com influenciadores

A TIM Brasil desenhou uma campanha para ativar o novo filtro para stories no Instagram, que os torcedores brasileiros deveriam usar para mostrar seu apoio aos atletas do Brasil na Olimpíada de Tóquio.

Para isso, a marca precisava de influenciadores do meio esportivo que se comunicassem com o público que ela queria atingir. Para isso, era necessário que fossem atletas, que tivessem competido em edições anteriores das Olimpíadas, e preferencialmente ganhado medalha.

Depois de mapear dezenas de nomes, a TIM Brasil escolheu oito atletas. E com a mediação da MVP Sports, um dos selecionados foi a Dani Lins, atleta de Vôlei e medalha de ouro nos Jogos de Londres em 2012. Ela foi também a única que não competiu nos Jogos de Tóquio, mas por ter um nome forte associado à modalidade, presença nas redes sociais, e uma medalha de ouro, ela foi incluída no time.

A ativação nas redes sociais

A ativação no perfil da Dani Lins consistiu em duas etapas: Primeiro, ela postou um vídeo anunciando aos seus seguidores que foi escolhida para integrar o TIMe Brasil, listou todos os demais atletas e desejou a eles boa sorte nas competições.

Na sequência, ela usou o filtro em várias stories, mostrou como utilizar e o nome do filtro. Tudo isso dentro de prazos estabelecidos pela marca, e que foram passados e seguidos pela jogadora.

Anota isso

O caso da TIM Brasil envolvia vários atletas e era uma campanha focada nas Olimpíadas. Porém, mesmo que seja uma ação pontual, com um único atleta, tudo tem prazo para cumprir. A marca espera esse compromisso por parte do atleta, e um retorno dos resultados, mesmo que seja num print dos insights. Então, se você for escolhido para uma campanha com influenciadores, fique atento aos prazos para fazer os posts.

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