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Como ganhar dinheiro no Instagram (seja com mil ou 10 mil seguidores)

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Já pensou em transformar o Instagram na sua ferramenta de trabalho? É isso que fazem os influenciadores digitais, criadores de conteúdo com autoridade em algum segmento que conseguem lucrar com seus posts nas redes sociais.

Mas, afinal, como ganhar dinheiro no Instagram? O que é necessário fazer para conseguir fechar parcerias com marcas do setor esportivo?

Neste artigo, nós trouxemos um conteúdo completo para você que é da área esportiva e quer fazer da sua rede social uma fonte de renda.

Quantos seguidores são necessários para começar a ganhar dinheiro no Instagram?

A maioria das pessoas que buscam formas de monetizar o Instagram passam a maior parte do tempo preocupadas em aumentar o número de seguidores. Porém, a verdade é que você não precisa ter milhares e milhares de seguidores para isso.

O número ideal de seguidores para começar a ganhar dinheiro depende de alguns fatores. Começando pelo nicho de mercado em que você atua e se é possível associá-lo a alguma categoria de produto. Entre os nichos mais populares no Brasil estão o fitness, moda, beleza e gastronomia.

Outro fator relevante é o nível de engajamento dos seguidores. Ter 5 mil seguidores engajados é mais positivo do que 100 mil fakes comprados, que não contribuem com o engajamento da conta.

Isso porque, a taxa de engajamento é um fator determinante para as marcas contratantes. Afinal, ele determina se o influenciador tem ou não a capacidade de influenciar a opinião dos seus seguidores e envolvê-los com seus conteúdos.

Os influenciadores celebridades, que são aqueles que possuem um número alto de seguidores, conseguem monetizar posts, stories e lucrar com sua presença  em eventos. Porém, também há espaço para os micro e nano influenciadores.

A partir dos 1000 seguidores já é possível monetizar os conteúdos, desde que tenha engajamento.

Como monetizar o Instagram?

Agora que você já sabe que é possível ganhar dinheiro com o Instagram mesmo com um número baixo de seguidores, vamos mostrar qual a forma mais tradicional dos influenciadores ganharem dinheiro na plataforma.

Conteúdos patrocinados

Um influenciador é qualquer pessoa que consegue construir uma reputação online ao compartilhar conteúdos interessantes na internet.

Basicamente, o marketing de influência é uma estratégia de marketing digital que envolve produtores de conteúdo independentes com poder de influência sobre um determinado público engajado.

Dessa forma, para a sua audiência, o influenciador é um formador de opinião, criador de tendências e especialista confiável, tendo opiniões respeitáveis sobre determinados assuntos.

Em geral, as marcas não conseguem competir com esse tipo de proximidade e influência sobre o público e para chegar até as pessoas, elas optam por firmar parcerias com os influenciadores digitais. Dessa forma conseguem divulgar seus produtos e serviços em uma estratégia poderosa.

O objetivo das empresas ao contratar influenciadores para fazer conteúdo patrocinado, é o de fazer uma ponte entre a marca e o público que é influenciado por esses criadores, impactando positivamente suas vendas, crescimento nas redes, etc.

Enquanto isso, os influencers conseguem monetizar os conteúdos criados e conseguem construir cada vez mais autoridade, tendo sua imagem associada com empresas do seu nicho de atuação.

Portanto, se você quer ganhar dinheiro no Instagram, seja com mil ou 10 mil seguidores precisa estar atento ao que as marcas buscam em parceiros de conteúdo.

Explicando, o conteúdo patrocinado é um post em imagem ou vídeo em que você indica, recomenda ou apresenta um produto ou serviço de uma determinada marca e recebe por isso.

Requisitos para entrar no mercado de influência

Apesar de não existir uma fórmula mágica para ter sucesso como influenciador, existem estratégias que são fundamentais para entrar nesse mercado e ser notado pelas marcas.

  • Autoridade – Dominar um assunto com maestria é um grande diferencial para um influenciador, o que o coloca à frente dos outros. Para quem é da área esportiva, a autoridade pode estar associada a prática de uma modalidade, conhecimento nutricional, dentre muitas outras possibilidades;
  • Conteúdo Relevante – Além de saber sobre o que você fala na sua plataforma de conteúdo, é necessário encontrar uma forma atraente de fazer isso para que as pessoas que acessam seu conteúdo o considerem útil e relevante. Um conteúdo relevante é aquele que agrega valor para as pessoas e que tem uma boa qualidade visual e textual;
  • Autenticidade – Com o crescimento do marketing de influência, o número de creators por nicho é cada vez mais numeroso. Para se destacar nesse cenário, é importante ser autêntico;
  • Criatividade – Além de tudo isso, não pode faltar criatividade para criar conteúdos originais, inovadores e conseguir manter o público sempre engajado.

Portanto, além de criar conteúdo com frequência, é muito importante se atentar a qualidade, autenticidade, criatividade e relevância.

Se você tem dificuldades em planejar e criar conteúdos para o Instagram, a Consultoria de Instagram da MVP pode ajudar.

Como encontrar marcas para trabalhar em colaboração?

Quando você já tem um número de seguidores alto e um bom engajamento, é natural que as próprias marcas cheguem até você. Mas, para quem ainda está iniciando, é importante saber como encontrar essas empresas.

Lembre-se que o mais importante é buscar por marcas que estejam alinhadas com seu nicho, personalidade e proposta de valor. Dessa forma, é possível criar conteúdo patrocinado, mantendo a relevância para o público.

Você pode ganhar dinheiro no Instagram criando conteúdo de qualidade e mantendo conexões sinceras e genuínas com o público. Pessoas que criam posts patrocinados apenas com a intenção de vender, acabam comprometendo sua credibilidade.

Para conseguir encontrar marcas parceiras, é necessário estar atento ao mercado, pesquisar sobre as marcas e entrar em contato com os setores responsáveis. Não esqueça que para passar profissionalismo, é importantíssimo ter um bom Mídia kit.

Você também pode fazer parte de um Hub de Influência Esportiva. Esse tipo de plataforma facilita o contato entre influenciadores e marcas, aumentando suas chances de fechar parcerias de forma rápida.

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