Se você é influenciador da área esportiva e está com dificuldades para conseguir patrocínio no Instagram, as dicas que trouxemos neste artigo vão te ajudar muito.
Para realizar um trabalho de qualidade e criar um conteúdo que convença os patrocinadores a firmarem parcerias com você, é importante seguir os passos que listamos a seguir.
1 – Entenda a importância do patrocínio no Instagram
O patrocínio esportivo é um dos principais meios para atletas sobreviverem do esporte. Para quem trabalha com redes sociais, é o que ajuda a manter as atividades. Dessa forma, é necessário ter em mente a importância que os patrocínios têm para o seu trabalho e seus projetos.
Para essas empresas, isso também é bastante significativo, pois é uma estratégia para ampliar seu alcance e influência no mercado.
Quando você dá a devida importância ao patrocínio passa a ser mais cuidadoso na hora de fazer as suas solicitações e executar o combinado com as marcas.
2 – Tenha objetivos claros
Ao abordar uma empresa é necessário ter claro qual o seu objetivo, principalmente, com relação a proposta de valor. Como essa marca pode se beneficiar com seu trabalho?
Fazer a abordagem com clareza e objetividade é importante para uma comunicação eficaz ao pedir patrocínio. Além disso, contribui para a definição das metas e atividades que serão de sua responsabilidade.
3 – Crie uma Bio explicativa no seu Instagram
A bio do Instagram apresenta um resumo de quem você é e do seu trabalho. Ela é de suma importância para o primeiro contato de novos seguidores e também das potenciais marcas parceiras.
Além de utilizar um texto objetivo e explicativo, é fundamental que ela contenha suas informações de contato (atualizadas).
Outro ponto importante é utilizar a conta de Criador de Conteúdo, pois isso ajuda os responsáveis pelos setores de marketing das empresas a identificarem rapidamente que você trabalha com isso.
Tomando esses cuidados, você consegue facilitar o acesso das empresas, além de mostrar profissionalismo.
Nós já falamos aqui no Blog da MVP sobre como criar uma bio para o Instagram. Sugerimos que você faça a leitura do post.
4 – Crie conteúdo relevante para o Feed
A atenção ao conteúdo é o fator mais importante para garantir que você vai conseguir bons patrocínios. De nada adianta você escrever um pedido de patrocínio excelente se ao se deparar com seu conteúdo, a marca não encontrar algo que realmente tenha impacto para o seu público.
O conteúdo relevante é aquele que consegue despertar o engajamento da audiência, ou seja, que as pessoas curtem, comentam, enviam para outros usuários, salvam para ler mais tarde, dentre outras reações. De forma simplificada, é o conteúdo que agrega valor para as pessoas.
Por isso, é muito importante ter um trabalho cuidadoso de planejamento e criação de conteúdo, criar posts alinhados com sua estratégia e que abordam temas interessantes do seu nicho. No caso, o esportivo.
5 – Conheça bem o seu público-alvo
Conhecer bem o perfil de quem te segue é fundamental para traçar as estratégias de conteúdo mais adequadas. Ou seja, quando você conhece quem são essas pessoas, o que elas gostam, suas expectativas e outras informações úteis, consegue direcionar o processo criativo.
Dessa forma, é possível criar conteúdos que tenham conexão com seu público, melhorando a performance, a taxa de engajamento e aumentando as suas chances de conseguir um patrocínio no Instagram.
6 – Seja consistente
Além de criar conteúdos relevantes direcionados para o seu público, é necessário manter a consistência de postagens. Isso é fundamental para manter o algoritmo do Instagram trabalhando a seu favor.
Um perfil que não tem consistência acaba tendo sua taxa de entrega reduzida, fazendo com que o conteúdo chegue a cada vez menos pessoas.
Portanto, mantenha o perfil ativo, tanto com publicações no feed quanto nos stories, além da interação com o público.
7 – Interaja com seu público
Se você quer elevar a taxa de engajamento, criar uma relação de proximidade com a audiência e melhorar a entrega dos seus conteúdos, é necessário manter a interação com seu público.
Isso é possível por meio de respostas às mensagens e comentários recebidos, curtidas, reações em outras contas, etc.
Além de contribuir com o crescimento do perfil, essa aproximação com a audiência é muito valorizada pelas marcas patrocinadoras, pois é crucial para determinar o quão influente você é.
8 – Monitore seus resultados
Os números de um perfil são muito relevantes na análise feita pelas empresas ao selecionar influenciadores. A principal taxa avaliada é o engajamento, mas também existem outras métricas que as marcas podem considerar interessantes como número de visualizações, distribuição geográfica dos seguidores e outras.
Monitore periodicamente esses dados e tenha-os atualizados no seu Mídia Kit.
9 – Tenha um bom Mídia Kit
O Mídia Kit é um documento importantíssimo para convencer as empresas a investirem no seu trabalho e que aumenta muito as suas chances de conseguir um patrocínio no Instagram. Ele funciona como um resumo da sua carreira, tipo e qualidade do conteúdo, números do perfil, canais de contato e outras informações relevantes.
Nós já falamos por aqui sobre a importância do Mìdia Kit e como criá-lo. Sugerimos que faça a leitura dos artigos disponíveis no Blog.
10 – Entre em contato com as marcas
Se você já cumpriu com as 9 etapas anteriores, então já pode mapear possíveis parceiros e entrar em contato com eles.
Em geral, cada marca possui métodos próprios para selecionar influenciadores. Algumas delas possuem canais de contato em seus sites ou aceitam receber pedidos de patrocínio por e-mail.
Outras, não recebem esses pedidos e fazem a seleção por meio de buscas na internet. Ou seja, realizando um bom trabalho você tem chances de ser notado por elas.
Se você quer aprender mais sobre como conquistar patrocínios de marcas do setor esportivo, saiba mais sobre o nosso combo SEGREDOS DO PATROCÍNIO.