Muito se fala sobre a importância de aumentar o número de seguidores como uma das únicas formas de ganhar visibilidade e chamar a atenção das marcas patrocinadoras no Instagram. Mas, será que isso realmente faz sentido? O que as marcas mais valorizam: seguidores ou engajamento?
Quem deseja se tornar uma celebridade da internet precisa trabalhar para multiplicar seus seguidores, porém, quem está focado em atuar como influenciador digital deve ter como objetivo melhorar cada vez mais sua taxa de engajamento.
Isso porque, o engajamento é o que determina se uma pessoa tem capacidade para influenciar ou não a opinião das outras pessoas. Ele representa o nível de interação dos usuários com uma página ou publicação, incluindo reações, comentários, compartilhamentos, salvamentos, etc.
Quando alguém consegue atingir um bom número de reações como essas no seu conteúdo, o Instagram entende que essa pessoa está produzindo um conteúdo de qualidade.
Já as marcas, conseguem perceber pelo engajamento se um influenciador motiva e influencia as pessoas que os seguem.
O Marketing de influência é uma estratégia utilizada para levar as pessoas a consumirem um produto ou serviço. Ou seja, pessoas que têm esse potencial de influenciar as opiniões e decisões de compra das outras são buscadas pelas marcas para divulgarem seus produtos/serviços.
Dessa forma, uma marca vai decidir por patrocinar ou não seu conteúdo considerando sua visibilidade no Instagram, mas principalmente, sua capacidade para influenciar as pessoas. É por isso que o engajamento é considerado mais importante que o número de seguidores.
Seguidores x Engajamento
É claro que o número de seguidores é uma métrica importante. Porém, não adianta você ter um alto número de pessoas que te seguem se elas não interagem com o seu conteúdo.
Quanto mais as pessoas curtem, comentam ou salvam as fotos e vídeos, em proporção ao número de seguidores, maior será a taxa de engajamento e para as marcas é isso o que realmente importa.
Um dos principais objetivos das marcas nas redes sociais é aumentar o seu alcance e, consequentemente, a venda dos seus produtos. É por isso que perfis com boas taxas de engajamento se tornam mais atraentes para elas.
Quantos seguidores é preciso ter para ser patrocinado?
Como já citamos acima, o número de seguidores não é tão importante quanto a taxa de engajamento. Por conta disso, não existe um número mínimo de seguidores para começar a fechar parcerias.
A partir dos mil seguidores já é possível exercer influência sobre o seu público e quem sabe chamar a atenção das marcas. Acima dos 5 mil seguidores e com uma boa taxa de engajamento, seu conteúdo já pode ser monetizado.
O que gera mais engajamento no Instagram?
Se você deseja elevar sua taxa de engajamento, precisa criar um vínculo com seu público. Seu objetivo deve ser o de conquistar as pessoas que estão do outro lado da tela com conteúdo relevante e ainda, com uma interação constante com elas.
Dessa forma, você consegue construir o que chamamos de “audiência” ou “comunidade” que nada mais é do que um grupo de seguidores engajados que mantém a performance do seu conteúdo em alta.
Para criar esse vínculo com seu público, é necessário começar conhecendo qual é o perfil das pessoas que te seguem. Quanto mais informações você tiver a respeito do público-alvo, mais refinado pode ser a sua produção de conteúdo.
Uma dica é testar diferentes tipos e formatos, a fim de encontrar aquele que melhor se encaixa com a audiência, ou seja, que desperta o engajamento.
Além disso, você só conseguirá estabelecer um relacionamento com o público, mantendo a constância de publicações. O ideal é estar presente todos os dias na sua rede social com posts nos stories, além de um bom calendário de postagens para o Feed.
Outra dica importante é cuidar da qualidade das imagens utilizadas na sua plataforma. Sempre que for criar algo novo, fique atento para utilizar imagens e vídeos com boa resolução e qualidade de áudio. Caprichar na legenda que complementa o conteúdo postado também é muito importante.
Como já citamos acima, a interação com o público tem um impacto positivo no engajamento. O ideal é que, além de postar, você responda os seguidores no direct, curta e responda comentários, além de engajar os conteúdos de outras contas.
Estas ações contribuem para o desempenho do seu conteúdo e para gerar maior aproximação com os seguidores.
Como conseguir patrocínio no Instagram com poucos seguidores?
O primeiro passo é profissionalizar sua conta com uma boa foto de perfil, uma bio estratégica e uma identidade visual que dialoga bem com seu nicho de mercado e público-alvo.
Depois disso, é importante que você inicie a produção de conteúdo relevante. Caso você ainda não tenha entendido o que é isso, trata-se do conteúdo que entrega valor e utilidade para as pessoas que te seguem.
Além disso, você precisará conhecer bem o Instagram e suas ferramentas para conseguir manter uma boa performance e elevar cada vez mais a taxa de engajamento. Para isso, você pode contar com a ajuda da Consultoria de Instagram da MVP e aprender todas as estratégias de uma maneira rápida e eficiente.
Dentre os fatores que são importantes para o desempenho do conteúdo estão, além da qualidade e relevância, o uso de hashtags adequadas, postagem em horários corretos, criatividade e autenticidade.
Quanto mais autêntico você for, maiores serão suas chances de se destacar dos demais.
Realizando um bom trabalho na sua plataforma de conteúdo, você pode chamar a atenção das marcas e fechar boas parcerias. Mas, também é importante saber como mapear marcas que patrocinam influenciadores e entrar em contato com elas.Para isso, você pode aproveitar as dicas que nós disponibilizamos aqui no Blog, como criar um Mídia Kit, escrever e-mails de pedido de patrocínio e outras. Navegue e aproveite!