Agendar contato

Como produzir vídeos curtos para o TikTok?

Facebook
Twitter
LinkedIn

Nos últimos tempos uma tendência tem dominado as redes sociais: a dos vídeos curtos. Basta acessar por alguns minutos qualquer uma das plataformas de conteúdo para perceber que a maioria das postagens são nesse formato.

Os vídeos curtos representam um tipo de conteúdo de consumo rápido, que se encaixa muito bem na vida moderna, onde as pessoas vivem uma verdadeira corrida contra o tempo. É por isso que fazem tanto sucesso e têm um potencial de viralização tão grande.

Segundo o Wall Street Journal, aplicativos de vídeos curtos como Instagram e TikTok têm, respectivamente, 17,6 e 197,8 milhões de horas de vídeo assistidas por dia.

O fato de ser um conteúdo rápido não quer dizer que ele seja superficial. Para conseguir alcançar notoriedade por meio de vídeos curtos, os criadores de conteúdo precisam desenvolver materiais de qualidade.

Se você é influenciador esportivo e quer utilizar essa super tendência a seu favor, continue lendo este artigo.

Como os vídeos curtos se tornaram tendência?

Nos últimos 15 anos, houve um crescimento exponencial do consumo de conteúdo em vídeo. Principalmente, por meio da popularização do Youtube, ocorrida entre 2006 e 2010.

De lá pra cá, as pessoas começaram a desenvolver o hábito de assistir vídeos todos os dias. Conforme o tempo foi passando, novos criadores de conteúdo foram surgindo e o público se manteve crescente.

Surgiram os serviços de streaming, os celulares ficaram mais modernos e acessíveis e a sociedade ficou mais conectada do que nunca. Então, a forma de consumir os vídeos começou a mudar.

Começaram a se popularizar ferramentas como o Reels (Instagram), o Shorts (Youtube) e mais recentemente, o TikTok. Todas elas, com vídeos curtos como a principal característica, estabelecendo uma nova forma de consumir entretenimento.

Dessa maneira, tanto as marcas quanto os criadores de conteúdo começaram a investir no formato, como uma forma de se adequar ao novo comportamento do público e aproveitar a tendência.

Por que investir em vídeos curtos?

Se você trabalha com a criação de conteúdo precisa conhecer o que as pessoas estão consumindo para orientar o seu trabalho.

Se a grande maioria das pessoas está investindo em vídeos curtos e tendo resultados, então é importante que você também incorpore essa tendência no seu processo de criação, caso queira manter uma boa performance nas redes sociais.

Mas, não é só isso. Os vídeos curtos podem proporcionar uma série de vantagens, como:

Alcance de um público diversificado

Até um tempo atrás, a geração Z era a que mais consumia esse formato de conteúdo. Porém, atualmente, os millenials e até os idosos gostam de visualizar vídeos curtos quando acessam a internet.

Ou seja, independente de qual for o seu público-alvo, é possível atingi-lo com vídeos curtos.

Excelente oportunidade para fazer CTA

Nós já falamos por aqui sobre o que é CTA e sua importância. Os vídeos funcionam muito bem para criar chamadas de ação. Você pode utilizá-los, por exemplo, para ganhar engajamento, seguidores ou levar as pessoas para algum link.

Capacidade para atingir público a qualquer hora do dia

A maioria dos usuários de internet hoje em dia, utilizam o smartphone. Os vídeos curtos não costumam ser muito acessados via Desktop. Em contrapartida, quem usa o celular pode fazer isso a qualquer momento do dia.

Portanto, esse formato de conteúdo pode ser visto em momentos de lazer, no horário do almoço, no ônibus para o trabalho e em qualquer outro horário ou local.

Como criar vídeos curtos?

Embora muitos vídeos famosos na internet sejam criados de maneira espontânea, a grande maioria dos conteúdos é planejado com antecedência.

Até mesmo uma boa parte daqueles que parecem espontâneos, foram muito bem planejados.

Providencie os equipamentos

Para criar seus vídeos você precisa contar com um celular com uma boa câmera ou uma câmera de vídeo.

Também é importante ter um tripé para apoiar o celular, microfone ou gravador de som, utilizar locais bem iluminados, ou ainda, usar um ringlight ou outro equipamento com essa finalidade.

Pré-produção

A pré-produção é o processo de planejamento do conteúdo do seu vídeo. É quando você vai elencar o tema e todas as demandas necessárias para a gravação.

Esse processo inclui a criação de um roteiro, definição do local de gravação, se terá mais pessoas, trilha sonora, etc.

Uma boa dica é você coletar diversas referências de conteúdo já existentes para ter boas inspirações para o seu trabalho.

Produção

A produção é envolve providenciar o figurino, o cenário, sons e outras qualidades que determinarão a qualidade do seu vídeo. Com tudo pronto, pode ser iniciado o processo de gravação.

Pós-produção

É a etapa final. Com o vídeo gravado, é hora de cortar, editar, alinhar os detalhes, colocar legendas ou lettering e finalizar o arquivo para que ele seja postado na plataforma de conteúdo.

Dicas para melhorar a produção dos seus vídeos

Se você não sabe sobre quais temas falar, quais formatos de vídeo produzir ou o que fazer para ter um bom resultado com suas produções de vídeos curtos parra o TikTok, as dicas a seguir vão ajudar:

  • Em geral, os vídeos curtos costumam ter entre 30 e 60 segundos. Fique sempre atento aos primeiros 5 segundos do vídeo, pois eles são extremamente importantes para prender a atenção do público;
  • Dê dicas rápidas. As pessoas gostam de vídeos que solucionam um problema ou tiram uma dúvida. É uma forma de mostrar autoridade no assunto e estimular o engajamento;
  • Crie tutoriais. Você pode ensinar o público a executar um exercício ou a preparar uma receita fit, por exemplo. Para isso, vai precisar utilizar um aplicativo de edição para montar as cenas do tutorial;
  • Mostre os bastidores de campeonatos, as pessoas adoram conhecer o que está por trás das câmeras;
  • Não esqueça de legendar os seus vídeos, muitas pessoas assistem em locais ou momentos onde não podem ouvir o áudio. Para isso, você pode utilizar o App CapCut;
  • Lembre-se que para postar nas redes sociais, o vídeo precisa de uma capa. É essa imagem que vai aparecer no feed do seu perfil. Para criar, você pode utilizar o Canva.

Aqui no Blog da MVP Sports você encontra vários posts que podem ajudar com dicas de conteúdo, como 10 ideias de conteúdo para Personal Trainers.

E se você quer ter uma trajetória de sucesso no Instagram, conheça agora nossa Consultoria de Instagram. Nela, você aprende tudo o que precisa para elevar a performance do seu perfil e chamar a atenção das marcas patrocinadoras.

Veja mais:

Fale com nosso time: