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O que é CTA e como ele te ajuda a conseguir patrocínio?

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Afinal o que é o CTA? O termo “Call to Action” é traduzido como “chamada para ação”. Trata-se de algo muito utilizado em sites, e-mails, anúncios e também nas redes sociais para induzir o público a realizar alguma ação.

O CTA é como se fosse uma ponte para chegar a um objetivo e resume em uma combinação de poucas palavras o que o usuário do outro lado da tela precisa fazer.

Ou seja, pode ser apenas uma palavra como “clique” ou uma frase curta que determina a ação a ser realizada. Trata-se de uma estratégia fundamental em qualquer campanha de marketing.

Em sites, blogs e outras plataformas, geralmente, o CTA está relacionado a um link que leva o usuário para uma ação específica. No Instagram, como não são permitidos links nas descrições, ele consiste em um texto que estimula o seguidor a realizar a ação desejada.

O uso do CTA é muito importante para quem trabalha com a criação de conteúdo, como influenciadores esportivos, por exemplo. O uso inteligente dessa técnica ajuda a alavancar o engajamento estimulando a interação das pessoas com as postagens.

O engajamento é um dos principais requisitos avaliados pelas marcas que patrocinam atletas influenciadores. Portanto, o uso de CTA acaba sendo extremamente necessário para quem busca por patrocínio.

Qual é o objetivo do Call To Action?

O Call to Action pode ser utilizado para diversos objetivos, como:

  • Atrair visitantes para um site;
  • Inscrições em uma newsletter;
  • Para realização de um download;
  • Direcionar para uma página de vendas;
  • Compartilhar, curtir ou comentar em posts das redes sociais;
  • Entre outros.

Como já citamos acima, para quem trabalha com o Instagram, saber utilizar o call to action é fundamental para alcançar boas taxas de engajamento. A seguir, falamos um pouco mais sobre isso.

Por que utilizar Call To Action no Instagram?

Se você acompanha os posts do Blog da MVP Sports, já sabe que a taxa de engajamento é a principal métrica quando falamos em performance das contas do Instagram.

O engajamento é medido pelo número de interações dos seguidores com as postagens, incluindo curtidas, comentários, salvamentos, etc. Dessa forma, os CTA’s são essenciais para induzir os seguidores e não seguidores a interagirem com a publicação.

Portanto, se você cria legendas simples para suas postagens, sem utilizar técnicas de persuasão, está perdendo a oportunidade de alavancar o engajamento da sua conta. E, consequentemente, pode perder as chances de ter seu perfil notado e selecionado por marcas patrocinadoras.

Uma estratégia comum que exemplifica bem o uso do CTA é quando você pergunta o que os seguidores acharam daquele post e os chama para fazer um comentário. Ou ainda, quando pede que as pessoas mandem o post para alguém que precisa ler ou saber daquela informação.

O call to action deve fazer parte do jogo de sedução, ou seja, da sua estratégia para envolver o público. Por isso, precisa ser persuasivo, utilizar bons argumentos e ser relevante para as pessoas.

Como utilizar Call To Action na minha conta do Instagram?

Podemos dizer que o CTA é o “pulo do gato” do Instagram. Afinal, ele serve como ponte para as interações que irão garantir o engajamento do seu conteúdo.

Além disso, para quem utiliza o Instagram profissionalmente, é uma estratégia fundamental para se aproximar do seu público e construir uma audiência fiel.

Uma tática muito simples é convidar o público para participar das postagens, perguntando o que acharam do conteúdo, qual sua opinião sobre o assunto, etc.

Mas, obviamente, não basta jogar qualquer CTA e esperar resultado. É muito importante que a escolha de qual call to action utilizar esteja alinhada com o tipo de conteúdo, perfil do público e outros fatores.

A seguir, vamos dar algumas dicas importantes para você criar CTAs relevantes e persuasivos.

Dicas para criar CTAs relevantes e persuasivos

Em geral, o call to action é um recurso textual que você vai utilizar para indicar o que o usuário deve fazer após ler o texto. Para isso, são utilizados verbos imperativos, como: curta, comente, faça, acesse, compre, salve, arraste, envie, compartilhe, abra, responda, etc.

Perceba que desta forma, fica muito claro e objetivo qual é a ação a ser realizada. Por isso, é sempre indicado utilizar o verbo no imperativo.

Além disso, é importante levar em consideração alguns fatores. São eles:

Objetivo

Qual objetivo você deseja alcançar com o seu conteúdo? É importante ter isso claro para definir qual CTA utilizar. Você deseja alcançar mais curtidas? Mais alcance? Quer atingir um maior engajamento? Defina isso.

Se você quer, por exemplo, aumentar a interação do público, precisa solicitar que ele curta, comente ou envie o post. E não, acessar o seu site, por exemplo.

Persona

Conhecer bem a sua persona é muito importante para direcionar os call to actions de maneira eficiente.

Para alguns públicos, um simples “acesse o meu site” já é suficiente para que ele entenda que lá ele encontrará mais informações e conteúdo. Já para outros, é preciso ser mais específico, como “vá até a minha bio, clique no link e acesse o meu site para conhecer mais sobre a minha história no esporte”. Portanto, estudar a persona é fundamental.

Formato do conteúdo

O formato do conteúdo também é determinante, pois define a forma que você vai utilizar o CTA. Você pode incluir o call to action na legenda, mas também no texto que vai na imagem, no vídeo, etc.

Ter isso claro é importante para saber utilizar o CTA correto parra cada situação. Em uma imagem, por exemplo, ele precisa ser curto e objetivo para não ocupar tanto espaço e chamar atenção.

Construção do texto

O CTA é fundamental para construir uma legenda persuasivo, mas ele precisa deve fazer parte da construção de um texto.

Ou seja, é muito importante trabalhar uma boa argumentação ao longo de todo o texto e utilizar o CTA como um fechamento disso.

Exemplos de CTA de engajamento para usar no Instagram

Agora que você já sabe o que precisa observar ao criar seus próximos call to action, confira alguns exemplos de CTA de engajamento:

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