Agendar contato

Como faço para ser patrocinado pelas marcas?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Se você atua no segmento esportivo e quer saber como fazer para ser patrocinado pelas marcas, neste artigo nós explicamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto e ainda mostramos os melhores caminhos para isso.

Com o avanço das mídias sociais, os atletas que querem conquistar seu espaço e chamar a atenção das marcas patrocinadoras precisam desenvolver um trabalho de imagem cuidadoso e estratégico.

O que é ser um atleta patrocinado?

O patrocínio é um apoio financeiro que as marcas do segmento esportivo oferecem a atletas. Em geral, esse valor é utilizado para investimento na aquisição de recursos, compra de equipamentos, uniformes, contratação de treinadores, compra de passagens e outras finalidades.

Em troca desse valor concedido pela empresa, o atleta passa a divulgar a marca, seja em eventos esportivos, no uniforme ou por meio da criação de conteúdo para as redes sociais. Tudo depende do que é estabelecido no momento do contrato de patrocínio.

Como funciona o sistema de patrocínios?

O esporte é um segmento que atrai muitas marcas. Ao mesmo tempo em que investem no esporte, essas empresas conseguem divulgar seus produtos, serviços e ideias.

Já o atleta, consegue receber uma quantia que pode ser investida da melhor forma possível na manutenção das suas atividades no esporte. O tipo de patrocínio e o valor é sempre discutido de maneira individual e estabelecido em um contrato.

Além do investimento financeiro, o patrocinador também contribui atraindo maior visibilidade para o atleta. E o atleta, por sua vez, também colabora para ampliar o reconhecimento da marca. Dessa forma, ambos saem ganhando.

Porém, conquistar um patrocinador não é uma tarefa simples. Primeiramente, é preciso realizar um trabalho estratégico para conseguir atrair empresas interessadas e depois, saber fazer a negociação com essas empresas.

O que um atleta precisa para ser patrocinado?

O que as marcas buscam são atletas dedicados à sua modalidade, que atuam de maneira profissional e comprometida. Ou seja, atletas que realmente levam o esporte à sério.

Além disso, a imagem que o atleta tem no mercado é muito importante. Quem apresenta comportamentos negativos, se envolve em conflitos, tem dificuldade para assumir compromissos, dentre outros problemas, dificilmente conseguirá chamar a atenção das empresas em geral.

Além disso, com o avanço das redes sociais, as marcas querem cada vez mais atletas que também são influenciadores digitais. Ou seja, que criam conteúdos e possuem uma audiência engajada nas plataformas como Instagram e Tik Tok.

Como fazer um pedido de patrocínio?

O pedido de patrocínio, geralmente, é feito diretamente para a empresa ou por meio de um intermediário, como as Agências de Marketing Esportivo.

O primeiro passo é identificar o setor para onde direcionar o pedido. A solicitação pode ser feita por e-mail.

Nós já mostramos por aqui como escrever um e-mail pedindo patrocínio esportivo. Sugerimos que faça a leitura do artigo antes de redigir seus próximos pedidos.

O ideal é que a mensagem seja encaminhada junto com o Mídia Kit. Esse documento, além de mostrar profissionalismo e credibilidade, apresenta o perfil profissional de forma completa e otimizada.

Como ser patrocinado por marcas do setor esportivo?

A principal fonte de patrocínios para os atletas são as marcas esportivas. Felizmente, existem muitas empresas que atuam no segmento interessadas em firmar parcerias com atletas das mais diversas modalidades.

A seguir, pontuamos alguns dos fatores básicos para conquistar patrocínios no setor esportivo.

Tenha um bom Mídia Kit

O Mídia Kit é como se fosse seu currículo de apresentação, porém, com informações estratégicas que te ajudarão a convencer as marcas a fecharem patrocínios.

Além das informações pessoais e de carreira esportiva, nele você também apresentará as informações referentes a sua plataforma de conteúdo na internet.

Encontre empresas

Você precisará identificar as empresas que trabalham com patrocínio de atletas para entrar em contato com elas.

Nesse ponto, algumas dicas são muito importantes. A primeira é buscar mapear aquelas empresas que tem afinidade com o seu trabalho. Isso facilita muito a negociação e te ajuda a captar patrocínios que vão realmente somar para sua carreira profissional.

A grande maioria das marcas querem patrocinar atletas que podem atrair potenciais clientes para o negócio. Considere isso!

A segunda dica é estudar sobre a marca antes de entrar em contato, a fim de facilitar o diálogo e aumentar suas chances de conseguir o patrocínio.

Existem grandes marcas que possuem departamentos específicos de captação de atletas para patrocínios. Nesses casos, a melhor forma de entrar em contato, é diretamente com esses setores.

Enquanto isso, há aquelas que preferem encontrar os atletas. Nesse caso, cuidar da sua carreira e imagem é o melhor caminho para ser notado.

Mantenha um trabalho consistente no Instagram

Como já citamos acima, manter as redes sociais atualizadas e criar conteúdo de qualidade é fundamental para conseguir se destacar e chamar a atenção das marcas patrocinadoras. O Instagram é uma das redes sociais mais importantes do momento, sendo fundamental para sua estratégia de marketing.

Portanto, é fundamental investir tempo na profissionalização do seu perfil e no desenvolvimento de conteúdos relevantes para a audiência. Esses pontos podem ser cruciais no momento em que a marca visitar sua plataforma para avaliar seu trabalho.

Construa uma audiência fiel

As marcas não vão investir em atletas que não tem a capacidade de influenciar a opinião das pessoas. E você conseguirá mostrar sua capacidade de influência construindo uma audiência fiel e engajada.

Conquistar a confiança das pessoas e construir um laço com elas é fundamental para fortalecer a imagem da atleta e para despertar o desejo das marcas em ter o nome delas associado ao seu trabalho.

Aprenda a trabalhar com diferentes formatos de conteúdo e plataformas

Em tempos de hiperconexão, as marcas valorizam aqueles atletas que sabem criar conteúdo para diferentes plataformas, como Instagram, Tik Tok, Youtube e outros.

Portanto, se dedicar a ampliar a difusão do seu trabalho como influenciador é uma boa estratégia para aumentar suas chances de fechar bons patrocínios.

O caminho para conseguir o seu primeiro patrocínio

Se você está em busca do seu primeiro patrocínio esportivo, ou ainda, se já é um atleta patrocinado, mas deseja melhorar sua estratégia para conseguir patrocínios, conheça agora nosso material Patrocínio para atletas.

Nele, você conseguirá solucionar todas as suas dúvidas sobre o assunto e construir uma estratégia eficaz para fechar boas parcerias.

Veja mais:

Fale com nosso time: