O Mídia Kit é um documento que apresenta você e a sua plataforma de conteúdo, com o objetivo de fechar parcerias com marcas anunciantes.
Nós já fizemos um post aqui no Blog falando sobre O que é o Mídia Kit. Agora, iremos um pouco mais a fundo nesse assunto mostrando como ele te ajuda a conquistar novos e melhores patrocínios.
Mostramos isso a seguir, em 6 tópicos repletos de informações importantes.
1 – O mídia kit é uma vitrine do seu trabalho
Se você é criador de conteúdo digital, tem um perfil no Instagram ou em outras plataformas e possui uma audiência engajada, é natural que as marcas comecem a ter interesse em divulgar seus produtos, serviços ou ideias por meio do seu trabalho.
Um mídia kit bem elaborado é fundamental para apresentar o seu trabalho de maneira profissional e garantir que você feche boas parcerias.
Nele, você apresentará informações aprofundadas sobre a sua plataforma, como números alcançados, taxa de engajamento, formatos de conteúdo criados, marcas com as quais já trabalhou e outros dados relevantes.
Tudo isso, de maneira compacta, objetiva e com um visual criativo, para chamar ainda mais atenção.
2 – Demonstração de credibilidade
O mídia kit é uma ferramenta que demonstra profissionalismo e, portanto, garante maior credibilidade para o seu trabalho.
Isso porque, nele você consegue comprovar que conhece sua audiência e que seu conteúdo gera engajamento e entrega valor para as pessoas que te seguem. Ou seja, ele demonstra para os potenciais parceiros, que você é um profissional sério, comprometido e confiável.
Além disso, o mídia kit é uma forma de padronizar a comunicação com todas as marcas que se interessam pelo seu trabalho, o que facilita bastante a sua vida ao entrar em contato com elas.
3 – Maior potencial de convencimento
Ao concentrar todas as informações relevantes sobre o seu trabalho, o mídia kit acaba se tornando uma ferramenta com alto potencial de convencimento.
Você poderia conversar por horas com um potencial parceiro, falar sobre os seus números e sobre a sua capacidade de criar bons conteúdos e influenciar pessoas, mas se não mostrar dados precisos e confiáveis, toda essa dedicação não trará resultados.
Com um documento bem feito, você economiza tempo e aumenta significativamente as suas chances de convencer as marcas de que você produz conteúdo de qualidade e tem um bom relacionamento com a audiência. É o melhor caminho para fechar parcerias de sucesso.
4 – Padronização de valores
Outra informação importante do mídia kit são os valores que você estipula para a criação de conteúdos e campanhas. Esses valores devem ser calculados levando em consideração uma série de fatores como tempo de trabalho, número e formato de posts a serem criados, capacidade de engajamento do perfil, e outros.
Quando você apresenta uma proposta com valores padronizados também transmite maior credibilidade para as marcas, além de facilitar muito o processo de negociação.
Isso também ajuda a eliminar aquelas empresas abusivas que não querem pagar os valores justos pelo seu trabalho.
5 – Alinhamento de propósitos
Quando você abre sua plataforma para fazer publicidade de marcas, é muito importante que exista uma seleção cuidadosa das empresas com as quais você firmará parceria.
Caso não exista um alinhamento de valores, propósitos e missão, isso pode comprometer o engajamento do seu público. Isso porque, as pessoas irão perceber que aquele conteúdo não tem nada a ver com você.
Situações como essa, danificam a sua imagem e a sua credibilidade como criador de conteúdo. As pessoas gostam de ver verdade. É isso que move o público a engajar e a comprar o que você anuncia.
Portanto, o alinhamento de propósito é um filtro importante para as marcas que não são do seu segmento, descartem a possibilidade de publicidade no momento em que analisam o mídia kit.
6 – Apresentação dos seus diferenciais
As redes sociais estão cheias de influenciadores dos mais diversos segmentos de mercado. Com isso, cresce a cada dia a disputa pela atenção das marcas.
O mídia kit não deve ser visto apenas como um cardápio de serviços. Ele realmente precisa mostrar quais são os seus diferenciais em relação a outros influenciadores.
Antes de fechar uma parceria, as empresas anunciantes querem ter um conhecimento claro do tipo e volume de público que irão atingir, mas também em como irão se comunicar com esse público por meio do influenciador.
Portanto, é importante mostrar sua capacidade criativa e autenticidade. O seu mídia kit deve convencer de que a sua plataforma é a melhor opção para os anunciantes.
Como criar um bom Mídia Kit?
O mídia kit não segue um padrão obrigatório. Ou seja, não há um formato determinado de como o documento deve ser criado.
Porém, ao longo do nosso trabalho com influência esportiva, pudemos entender quais são as informações fundamentais para garantir uma apresentação persuasiva e impactante por meio desse documento.
De modo geral, devem constar dados como o número de seguidores, taxa de engajamento das publicações do feed e dos Stories, detalhamento do perfil da audiência, média de novos seguidores diários e alcance das publicações.
É interessante dar destaque a conteúdos já criados que tiveram uma boa performance na plataforma. Leia o artigo sobre O que é Mídia Kit para descobrir quais são as informações relevantes que não podem faltar no documento.
Além de disponibilizar todos os dados necessários para apresentar seu perfil com profissionalismo e criatividade, é muito importante que o documento seja bem organizado.
Com relação a apresentação visual, ela também é muito importante. Deve ser pensada para transmitir a identidade visual da sua plataforma. Sendo primordial que seja limpo, com elementos visuais bem construídos e de fácil leitura e compreensão.
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