É cada vez maior o número de atletas utilizando o TikTok para atrair um número maior de fãs e patrocinadores, por conta disso decidimos trazer 5 dicas de conteúdo para atletas que irão mudar seu perfil!
O crescimento da plataforma e a facilidade em viralizar conteúdos por meio dela, têm feito com que profissionais de todas as áreas decidam investir na criação de vídeos e claro que, quem vive do esporte, não poderia ficar de fora.
O TikTok é famoso pelas dancinhas, dublagens e encenações. Mas, também oferece espaço para outros formatos de conteúdo, como os treinos, competições e dia a dia de atletas de diferentes modalidades.
A importância das Olímpiadas para o boom do esporte do Tik Tok
Foi durante as Olímpiadas de Tóquio, que o esporte brasileiro passou a ganhar destaque no TikTok. Em edições anteriores, os espectadores estavam acostumados a acompanhar os atletas pela TV, mas nesta edição as redes sociais proporcionaram um novo tipo de interação.
Por meio de vídeos compartilhados no TikTok, as pessoas puderam ter uma visão totalmente nova dos esportes olímpicos e dos atletas. Tudo isso, proporcionou um contato diferente com uma maior sensação de proximidade entre torcida e atleta.
Se antes, os atletas eram vistos com uma imagem séria, concentrada e inacessível, agora eles passaram a ter uma imagem muito mais real, descontraída e interessante.
Pela plataforma foi possível acompanhar o cotidiano da Vila Olímpica, ver momentos divertidos, atletas participando das trends e vários outros conteúdos interativos.
O resultado desse boom do TikTok nas Olímpiadas foi uma grande popularização dos esportes na rede, fortalecendo o trabalho dos atletas e chamando a atenção das marcas patrocinadoras.
A partir de então, atletas de todas as modalidades que também buscam por visibilidade na internet, tem na plataforma mais uma oportunidade de conseguir isso por meio da criação de conteúdo.
Vale a pena apostar no TikTok?
O TikTok conta com cerca de 1 bilhão de usuários ativos diariamente. Em janeiro de 2022, de acordo com o DataReportal, já eram 74,1 milhões de usuários brasileiros ativos na plataforma.
Tudo o que acontece nos dias atuais acaba passando pela plataforma. Além disso, muitas das tendências nascem lá.
Portanto, independentemente se você é atleta amador ou profissional, o TikTok pode ser uma excelente alternativa para construção de marca pessoal, conquista de um público novo, crescimento da visibilidade, dentre outros objetivos.
Quais as vantagens do TikTok para influenciadores esportivos?
- Alcance de um novo público – Diferentes plataformas contam com perfis de públicos diferentes. Dessa forma, para ampliar o alcance do seu trabalho, é importante investir em novas redes sociais;
- Viralizar – O TikTok é uma rede social com alto potencial de viralização de conteúdos. Para quem é criativo e gosta de entrar nas tendências, pode ser a chance de ganhar notoriedade de forma rápida;
- Estar visível para as marcas – Quem está em busca de patrocínio esportivo, precisa estar disponível para produzir conteúdo em diferentes formatos. Muitas marcas querem se comunicar com o público que está presente no TikTok e buscam fazer isso por meio de influenciadores. Se esse é o seu caso, então é fundamental se dedicar a criar vídeos para essa rede.
Dicas de conteúdo para atletas no TikTok
1 – Entre na brincadeira
Por mais que pareça algo totalmente distante do seu perfil profissional, saber aproveitar as tendências e entrar na onda do que está em alta é uma boa chance de conseguir aumentar o alcance das suas publicações na rede.
Mesmo que você não saiba dançar, dublar ou contar boas histórias, busque entender como você consegue adaptar conteúdos que estão em alta para a sua realidade. Ou seja, relacionando com a vida esportiva.
Busque exercitar a criatividade e não tenha medo de entrar na brincadeira. Aos poucos, a missão de criar os vídeos para o TikTok vai se tornando mais fácil e estimulante.
2 – Exercícios, treinos e competições
Os exercícios físicos sempre foram populares, mas quando eles são praticados por atletas profissionais, têm um apelo maior. Mostrar seus treinos e exercícios no TikTok pode ser uma boa estratégia para ganhar reconhecimento por meio da plataforma.
É possível explorar esse tema de diversas formas. Você pode criar vídeos apenas exibindo treinos, pode compartilhar suas habilidades mostrando como são realizados os movimentos de um exercício, dar dicas para quem se interessa pelo assunto, mostrar o dia a dia das competições, registrar seu desempenho e muito mais.
3 – Estilo de vida
As pessoas adoram seguir pessoas que têm um estilo de vida saudável e para atletas que tem uma rotina disciplinada torna-se mais fácil criar esse tipo de conteúdo.
Portanto, explore ao máximo o seu dia a dia, mostre seu treinamento, alimentação, roupas próprias para seu esporte, dê dicas, fale de motivação, disciplina e tudo o que envolve um estilo de vida saudável e exemplar.
4 – Conte histórias
Todas as pessoas gostam de uma boa história e no TikTok é muito comum encontrar esse tipo de conteúdo. Busque contar histórias relacionadas ao seu nicho, fale sobre momentos de superação, histórias engraçadas, aprendizados e tudo que possa ser interessante e relevante para quem te acompanha.
5 – Participe de Challenges / desafios
Challenges são desafios propostos nas redes que costumam ter um alto potencial de viralização. É interessante participar desse tipo de tendência, principalmente, quando ela está relacionada ao mundo esportivo.
Acompanhe quais são os principais desafios do momento e sempre que possível, participe.
Lembre-se que, assim como em qualquer outra plataforma de conteúdo você deve se preocupar em entregar conteúdos que sejam relevantes para as pessoas.
Além disso, é muito importante ter claro que para conseguir que as pessoas te acompanhem, é necessário manter uma rotina de postagens e se dedicar a aumentar as taxas de engajamento.
Quer aprender como alavancar seu trabalho nas redes sociais? Conheça o segredos do patrocínio.