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Tendências do Instagram. Saiba quais são as 20 melhores para 2023

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As tendências do Instagram determinam como a rede social irá se comportar nos próximos tempos. Quem trabalha com a criação de conteúdo deve se manter atento a elas, a fim de se adaptar e manter seu conteúdo em alta.

Para você que é atleta e influenciador esportivo, listamos 20 tendências que vão estar em alta na plataforma  em 2023 e que merecem atenção. Confira a seguir.

1 – Mais conteúdo recomendado

O Instagram testou recentemente a recomendação de conteúdo de contas que o usuário não segue. Embora a iniciativa não tenha sido bem recebida, a plataforma está aprimorando o algoritmo de recomendação para trazer a função de volta.

A tendências do Instagram é que ao acessar a plataforma vejamos cada vez mais a apresentação desses conteúdos.

Para os influenciadores, isso aumenta a chance de que seu conteúdo chegue a mais pessoas.

2 – Redução de conteúdo “tóxico”

O Instagram vem trabalhando no aprimoramento da ferramenta “palavras ocultas”, a fim de dificultar a postagem de discursos de ódio no aplicativo. Além disso, tem facilitado o bloqueio de haters, inclusive fazendo o bloqueio de contas futuras criadas pelos infratores.

3 – Anúncios interativos

Os anúncios do Instagram estão cada vez mais interativos. Agora a plataforma utiliza a Realidade Aumentada para criar experiências mais imersivas e permitir que os usuários experimentem os produtos de forma virtual.

Com isso, as empresas conseguem inspirar as pessoas a interagirem cada vez mais com seus produtos.

4 – Maior presença da IA

Você já deve ter percebido que a Inteligência Artificial (IA) tem marcado cada vez  mais presença na plataforma, não é mesmo!? E isso deve continuar acontecendo.

O uso dos avatares é um bom exemplo disso, e deve continuar em alta nas tendências do Instagram durante 2023.

5 – Duetos no Reels entre marcas e influenciadores

Os vídeos de duetos começaram a  fazer sucesso no Tik Tok e aos poucos também viralizaram no Instagram. Esse formato costuma ter uma alta aceitação do público e por conta disso, é uma excelente estratégia para vídeos entre marcas e influenciadores.

6 – Conteúdo com foco no real time

Essa tendência começou a nascer em 2022, quando os influenciadores passaram a publicar conteúdos com uma cara  mais “amadora”, porém sem perder o real time, ou seja, o momento em que determinado assunto está em alta.

Dessa forma, o que podemos aprender é que embora o conteúdo esteticamente bonito seja importante, as pessoas também estão cada vez mais receptivas ao que não está tão impecável, mas representa a realidade e aborda temas quentes naquele momento.

7 – Metaverso

O Metaverso é uma proposta que deve continuar com grande impacto no grupo Meta. O Instagram deve adicionar novas formas de criação de conteúdo ao longo de 2023, incluindo formatos de postagens AR e 3D, maior integração da arte NFT e outros formatos de conteúdo que podem ser exibidos no App.

Uma das novidades já disponíveis na rede é a opção de colecionáveis digitais.

8 – Ferramentas para facilitar a criação de conteúdo

No Reels, já podemos observar um aprimoramento das ferramentas de edição, incluindo modelos prontos para uso. Devem surgir outras funções nesse sentido. Um exemplo é a facilitação no compartilhamento de postagens de terceiros no feed, sem a necessidade de utilizar aplicativos externos.

9 – Vida real e autenticidade

A plataforma deve lançar recursos para proporcionar experiências mais autênticas, assim como vem sendo proporcionado pelo app BeReal, que se tornou febre no mundo em 2022.

O objetivo é que os usuários compartilhem cada vez mais conteúdos espontâneos e não editados, ao invés de imagens super produzidas.

10 – Conteúdo por assinatura

O recurso de assinatura de conteúdos, oferece exclusividade para acessar fotos e vídeos dos criadores. Essa função já foi liberada nos Estados Unidos e também deve ser liberada aqui no Brasil em 2023.

Com essa nova opção, a monetização de conteúdos pode ser ampliada. Os influenciadores podem subir conteúdos que serão acessados exclusivamente por quem paga por eles, da mesma forma que acontece em plataformas como Spotify, Onlyfans e outras.

11 – Alto desempenho para conteúdo carrossel

As pesquisas mostram que o conteúdo no formato carrossel é o que gera maior número de salvamentos. Essa reação é considerada fator número 1 no ranking de importância do algoritmo. Ou seja, quando os usuários salvam com frequência um conteúdo, a plataforma entende que ele é realmente relevante.

Portanto, uma boa dica para os influenciadores esportivos em 2023 é investir nesse formato, entregando informações de qualidade para sua audiência.

12 – Music Branding

As músicas tem grande relevância para o engajamento e alcance dos vídeos publicados no Reels. Por conta disso, a estratégia deve ser cada vez mais valorizada. Inclusive, com a possibilidade de inserir música na foto do perfil, algo que deve estar disponível em breve.

Dessa forma, quando marcas e influenciadores acessam o perfil dos seus seguidores,os  conseguem ter uma noção do estilo musical que representam sua persona.

13 – Reels mais curtos e mais velozes

As pesquisas mostram que o Reels gera cerca de 40% a mais de engajamento para as marcas. Além disso, nos últimos 15 anos, o tempo médio de atenção das pessoas caiu de 12 para 8 segundos.

Dessa forma, a tendência é que os vídeos se tornem cada vez mais curtos e velozes.

14 – Mais anúncios

A tendência é que as marcas invistam cada vez mais em anúncios para complementar o crescimento orgânico. Isso se deve, principalmente, à competitividade por espaço nas redes.

15 – Stories + Reels

Os Stories devem continuar como o formato de conteúdo mais popular no Instagram e isso deve ser aproveitado para o compartilhamento dos conteúdos do Reels. Com isso, é possível gerar um maior alcance.

16 – Tendências das redes vizinhas

Como já vem acontecendo, o Instagram deve continuar replicando tendências que crescem nas redes vizinhas, como Tik Tok, Be Real, Twitter, etc. Por isso, para quem trabalha com criação de conteúdo, é interessante ficar atento ao que acontece nesses outros canais.

17 – Mais interação via direct

Recentemente, o Instagram liberou a opção de integrar nas publicações feitas no feed, o botão de mensagem. Com isso, a tendência é que o foco de interação passe para o direct, aumentando a conexão entre influenciadores e sua audiência.

18 – Compras pelo Instagram

Também deve aumentar significativamente o número de usuários que fazem compras pelo Instagram. Principalmente, devido a integração de ferramentas de pagamento, o que deve ocorrer nos próximos meses.

19 – Todo mundo quer marcar presença no Explorar

O foco dos criadores de conteúdo e das marcas passa a ser colocar seus conteúdos no explorar. Em geral, os formatos que mais aparecem por lá são Reels, Carrossel e fotos reais.

20 – Maior destaque para criadores de conteúdo

De acordo com estudos recentes, quatro em cada cinco usuários da Geração Z consideram que os criadores têm mais influência na cultura do que as celebridades tradicionais.

É por isso que a plataforma tende a priorizar cada vez mais ferramentas que favoreçam os criadores de conteúdo, como a ampliação da monetização que já vem acontecendo desde 2022.

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