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Monetização do Reels! Receba até 8.500,00 dólares.

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O Reels se tornou uma das ferramentas mais populares do Instagram. E, em breve, todos os criadores de conteúdo vão poder gerar receita a partir do número de visualizações dos vídeos publicados nesse formato.

O Instagram lançou o Reels em 2019 com a proposta de criação de vídeos curtos e virais, algo bem parecido com o que ocorre no TikTok. Porém, o que a plataforma ainda não fazia era pagar os usuários por esses conteúdos, como ocorre no app vizinho.

Desde sua implementação, o Reels cresceu muito e se tornou uma espécie de vitrine em vídeo para quem trabalha com conteúdo, sejam marcas ou influenciadores.

De acordo com dados da Meta, os usuários passam metade do tempo no Instagram e no Facebook assistindo vídeos, o que leva a entender que esse formato de conteúdo cresce rapidamente em popularidade.

Dessa maneira, a monetização é uma forma de impulsionar ainda mais a criação para o Reels.

Como vai funcionar a monetização do Reels?

É claro que, o Instagram estabelece quesitos para as contas que poderão monetizar o Reels. O recurso promete ser bastante vantajoso para os Creators.

Ainda não há informações concretas a respeito dos valores. Mas, algumas fontes citam que inicialmente, os pagamentos seriam em torno de 125 dólares para reels com 50 mil visualizações, 375 dólares para reels com 150 mil visualização, 500 dólares para os que atingirem 200 mil visualizações e assim por diante.

Dessa forma, quanto maior for o alcance da publicação, maior será o valor a ser recebido pelo criador de conteúdo. Você poderá ganhar até $8.500,00 dólares, o que é um valor considerável quando convertido em reais.

A monetização será feita para até 150 reels, sendo que aqueles já existentes no perfil também podem entrar na contagem.

O resgate do valor poderá ser feito a partir de $100 dólares via transferência para a conta bancária do usuário.

Quem pode aproveitar a monetização do reels?

Primeiramente, é importante deixar claro que a monetização é destinada, exclusivamente, para as contas comerciais e de criadores de conteúdo. Portanto, para ganhar dinheiro com o Instagram, será necessário utilizar uma dessas categorias.

Além disso, é necessário ser maior de 18 anos e residir em um país onde a monetização já está em funcionamento. De início, ela foi liberada para os creators dos Estados Unidos.

Como saber se meu perfil é qualificado?

Para saber se a sua conta atende aos requisitos, basta acessar as configurações do perfil, clicar em “criador de conteúdo” ou “empresa” e depois em “status da monetização”. Ali é possível verificar se você está qualificado para receber a monetização da plataforma.

Caso a sua conta não esteja qualificada, não há o que fazer. Você deve esperar que os novos recursos sejam liberados para você.

Uma recomendação é conferir quais são as exigências das “Políticas de monetização de parceiros do Instagram” e também as “Diretrizes da Comunidade”.

A partir de quando o recurso estará disponível?

Assim como ocorrem em outras atualizações realizadas pela plataforma, a disponibilidade do recurso deve acontecer de maneira gradual, sendo que em alguns países já é possível monetizar o reels.

No Brasil, a estimativa é que isso comece a vale a partir do primeiro semestre de 2023. Portanto, os criadores de conteúdo interessados em explorar a ferramenta para gerar renda, já devem preparar suas contas e trabalhar no aprimoramento dos seus conteúdos.

Como criar conteúdos para o Reels?

No Reels podem ser publicados vídeos de até 90 segundos. Na prática, para gravar um Reel, você só precisa clicar no símbolo de “mais” (+) no topo da tela ou arrastar a tela inicial para a esquerda e selecionar a opção “Reels”.

Mas, para que um conteúdo nesse formato seja realmente bom, ele precisa contar com elementos bem pensados, incluindo o áudio ou música, efeitos, filtros, textos, duração, velocidade de reprodução, etc.

É muito importante que esse planejamento seja pensado para que o conteúdo se comunique com o público-alvo e seja relevante.

De acordo com o próprio Instagram, utilizar músicas, áudios e dublagens populares favorece o alcance do público. Porém, não basta só aproveitar esse áudio que está em alta, o vídeo precisa se adequar a ele de uma maneira criativa.

Outra opção importante para aumentar o engajamento é compartilhar o Reels no Feed e nos Stories.

Além disso, deve-se evitar a reutilização de conteúdo de outras plataformas, como YouTube, TikTok e Kwai, pois o algoritmo do Instagram consegue reconhecer quando um conteúdo é reciclado e impede que ele fique em alta.

Os formatos de vídeos mais populares no Reels são: tutoriais, dicas, rotina diária, bastidores e vídeos de parcerias entre marcas e influenciadores.

O planejamento é uma etapa essencial para a produção de Reels, mas também existem vídeos espontâneos, feitos sem planejamento ou produção, que podem viralizar. Tudo depende do conteúdo.

Se o objetivo é viralizar, é muito importante ficar de olho nas tendências, principalmente, nas músicas e hashtags mais populares no momento.

Além disso, é fundamental que o conteúdo gere identificação nas pessoas, provocando identificação e sensação de pertencimento. Quando isso ocorre, o engajamento é muito maior, principalmente, com relação ao número de reações como comentários, salvamentos e compartilhamentos.

Em geral, os vídeos que viralizam se enquadram em três tipos: educativos, desafiantes e divertidos.

Produzir um vídeo é algo simples, mas produzir um bom vídeo para o Reels que vai gerar engajamento e tem potencial de viralização exige bastante planejamento, cuidado e atenção aos detalhes.

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