O Instagram possui atualmente mais de um bilhão de usuários ativos e se tornou uma verdadeira mina de ouro para as marcas que querem ganhar notoriedade na internet. atletas influenciadores
Porém, como você já deve saber, o diálogo entre as marcas e o público nas redes sociais, quase sempre é intermediado pelos influenciadores digitais.
Esses profissionais, aproveitam sua capacidade de influenciar o seu público para divulgar marcas, produtos, serviços ou ideias.
Com isso, os atletas também ganharam a oportunidade de construir o seu lugar ao sol, transformando-se em influenciadores. Dessa forma, podem fechar parcerias que lhes permitam conquistar melhores condições para treinar e viver do seu esporte.
Atletas de todas as modalidades têm visto crescer o número de oportunidades para a profissionalização das suas redes sociais, como um caminho paralelo às suas atividades esportivas.
Mas, porque a influência esportiva se tornou uma opção tão importante para os atletas?
1 – As marcas preferem atletas influenciadores
O que as marcas desejam é emprestar a audiência dos influenciadores para divulgar seu nome, produtos, serviços ou ideias.
Isso acontece porque, as chances de atingir um público engajado ou de viralizar um conteúdo, é muito maior quando elas investem em alguém que já tem uma audiência engajada.
Dessa forma, é mais interessante para as empresas fechar parcerias com atletas que já construíram sua audiência na internet e que apresentam uma boa taxa de engajamento.
Os critérios de avaliação utilizados pelas marcas atuais para parcerias com os influencers esportivos podem incluir fatores como o carisma, segmento, idade, a vontade de ser comercializado e claro, o apelo de marketing.
Portanto, a influência é hoje a melhor oportunidade para os atletas que precisam de patrocínio.
2 – Atletas são influenciadores natos
Apesar da sociedade passar por constante evolução, existem hábitos e conceitos que nunca mudam. Os atletas sempre foram figuras admiráveis e influenciadores natos.
Não é à toa que temos muitas personalidades do esporte que se tornaram ídolos, formadores de opinião e referência para pessoas de diferentes gerações. Seja pelo talento, determinação, garra, pelo corpo, conquistas ou várias outras motivações.
Atletas se dedicando ao seu esporte já têm um potencial natural para a influência. Isso porque, um influencer nasce justamente dos aspectos que são considerados admiráveis pelas pessoas.
Ingressar no mundo da influência esportiva é uma oportunidade de potencializar essa atenção que as pessoas dão naturalmente para o esporte e monetizá-la.
Outro fator que contribui para que os atletas sejam considerados formadores de opinião é o culto à saúde e aos exercícios físicos como caminho para viver uma vida saudável e com mais qualidade.
A grande maioria das pessoas está em busca disso e se sentem motivadas e inspiradas ao encontrar pessoas que são referência no assunto.
3 – A influência é um caminho para viver do esporte
Conquistar patrocínios esportivos sem ter uma audiência consolidada nas redes sociais é algo cada vez mais difícil. Atualmente, é a internet que movimenta o comércio físico e virtual e é natural que as empresas deem preferência aos atletas criadores de conteúdo.
Embora ainda existam os patrocínios realizados nos moldes tradicionais, como os logos das marcas das camisas de futebol ou comerciais veículos nos estádios, por exemplo, é crescente a valorização de quem pode oferecer espaços de divulgação nas redes sociais.
Isso é interessante porque abre espaço para atletas de todas as modalidades e não só para aqueles que já possuem uma grande visibilidade em outros meios de comunicação.
Dessa forma, qualquer pessoa que deseje viver do seu esporte pode se tornar um influenciador e conquistar seus objetivos por meio da influência esportiva.
Preciso ter milhões de seguidores para me tornar um influenciador?
A influência digital não é uma oportunidade apenas para celebridades. E isso, é o mais legal de tudo isso!
É claro que, você precisará realizar um trabalho contínuo para conquistar novos seguidores e manter uma boa taxa de engajamento no seu perfil. Porém, o que mais importa não são os grandes números.
As marcas costumam avaliar, em primeiro lugar, a capacidade de engajamento do influenciador. Ou seja, elas querem saber se o profissional realmente tem poder de influência sobre sua audiência, estimulando-a a realizar ações como comprar produtos, seguir outros perfis, compartilhar conteúdos, dentre outras.
Uma prova disso é a existência de micro e até nano influenciadores, que são pessoas com um número baixo de seguidores, mas que conseguem um bom resultado no engajamento do seu conteúdo e por isso, conseguem conquistar parcerias.
Se você quer saber como construir uma audiência engajada no seu perfil, acesse nosso post sobre como aumentar o engajamento no Instagram.
Como me tornar um influenciador esportivo?
O primeiro passo é profissionalizar o seu perfil. Para isso, você deverá dar atenção a todos os detalhes como organização, identidade visual, nome de usuário, texto da bio, destaques, etc.
Conhecer bem o seu público-alvo é muito importante para saber como direcionar toda a sua estratégia, de forma a utilizar a melhor linguagem, as cores adequadas e criar conteúdos que sejam relevantes para esse público.
Criar conteúdos que entregam valor para a audiência é fundamental para quem quer se tornar influenciador. É importante que os seus posts consigam despertar algo nas pessoas, seja solucionando suas dúvidas, ensinando a fazer algo, motivando, inspirando, etc.
Outro fator muito importante é com relação a qualidade das imagens, vídeos e dos textos postados. Pois, isso é algo muito valorizado pelas marcas, já que ao fechar parcerias de patrocínio, você terá que criar conteúdo em nome delas.
No começo, pode ser bastante desafiador. Mas, você pode contar com a ajuda de profissionais experientes que já conquistaram números de impacto com seu trabalho de consultoria para Instagram.
A MVP Sports realizar esse trabalho e vai te ajudar a profissionalizar seu perfil, conquistar mais seguidores e construir uma audiência engajada, a fim de chamar a atenção das marcas e fechar grandes parcerias.
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