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Patrocínio esportivo: Como conseguir um

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Obter um patrocínio esportivo é essencial para a carreira do atleta. Afinal, este é o caminho para conseguir melhorar seus recursos para treino, ter apoio de profissionais e obter melhores equipamentos.

Entretanto, muitos atletas enfrentam problemas para conquistar um patrocínio. Enquanto isso, outros até conseguem patrocinadores, mas tem dificuldade em mantê-los. Neste artigo você encontrará informações sobre como conquistar seu patrocínio esportivo e satisfazer o patrocinador.

O que é um patrocínio esportivo

A prática das marcas de patrocinar é quase tão antiga quanto a do esporte profissional. Entretanto, o primeiro contrato duradouro entre uma marca e um atleta veio apenas em 1923, quando a Wilson Sporting Goods assinou um contrato com o golfista Gene Sarazen.

O patrocínio esportivo acontece quando uma marca tem o interesse de associar sua imagem com um atleta ou time. Então, um contrato é firmado entre as partes, com cada uma cedendo aquilo que é de interesse da outra. No caso: as marcas cedem recursos financeiros enquanto os atletas/times cedem a associação com sua imagem, além de tempo e outros fatores que forem negociados.

Como conseguir um patrocínio esportivo?

Para as marcas, o patrocínio é uma fonte de reconhecimento de marca e interesse em seus produtos. Portanto, atletas que possuem uma maior fama serão procurados por marcas, evitando assim o problema de terem que trabalhar para as atrair. A depender do esporte e do

Entretanto, esse não é o caso para a maioria dos atletas. Mesmo com uma quantidade relativamente alta de fãs, muitos esportistas profissionais acabam encontrando dificuldades em encontrar marcas interessadas. Ainda assim, existe uma solução.

A solução, neste caso, é cultivar sua imagem pública. Isto pode ser feito pelas redes sociais ou aparições em canais de mídia tradicionais. Entretanto, a disponibilidade de tempo dentro da mídia tradicional é limitada, enquanto o próprio atleta controla a narrativa dentro das suas redes sociais.

Cuidando da sua imagem

Se é tão importante cuidar da sua imagem pública, é preciso fazer isso de forma inteligente. Em primeiro lugar, é preciso entender que tipo de imagem se planeja passar. Em segundo lugar, é importante fazer um planejamento extenso para alcançar este objetivo.

Enquanto muitos atletas ainda acham que ter uma boa imagem pública significa se manter “limpo” de polêmicas para que as marcas tenham interesse, a verdade é que nos dias de hoje isso já não basta.

Uma boa imagem pública é aquela com a qual o público pode se associar. Portanto é preciso criar motivos para que a audiência encontre uma conexão com você. Isto significa procurar aquilo que diferencia o atleta dos demais.

Existem várias formas de se diferenciar. As mais básicas são as questões de nicho. Por exemplo: ser um atleta vegano, celíaco ou com restrições alimentares. Outros exemplos incluem coisas do estilo de vida, como religião, orientação sexual, gostos pessoais e hobbies.

Por exemplo: um atleta da vela que gosta também de realizar trabalhos manuais pode se tornar uma referência na área. Ou então um esportista profissional do atletismo que frequenta uma igreja pode se tornar uma referência para os membros daquela religião. O importante é entender que todas as características que tornam o atleta uma pessoa única tem potencial para serem trabalhadas na imagem.

Como planejar sua imagem e aumentar as chances de patrocínio esportivo

Se você tem a intenção de procurar ou ser procurado por um tipo específico de marca, é mais fácil planejar sua imagem pública na direção de atrair estas marcas. Entretanto, nem sempre é bom que sua imagem restrinja quais acordos comerciais você pode fazer.

O ideal num primeiro momento é realizar algum tipo de análise com um especialista, como uma consultoria de redes sociais. Em seguida, é preciso começar a trabalhar ações nas suas redes e nas aparições públicas para cultivar a imagem planejada.

Para o planejamento da sua imagem pública, comece procurando listar o que do seu estilo de vida pode ser aproveitado para se associar a nichos de consumidores. Em seguida, pesquise o potencial de cada um destes nichos no mercado.

Uma vez que você tenha se posicionado com sua imagem, é possível contratar um serviço de time comercial para procurar patrocínios ativamente. Esse processo envolve ter contatos, então é melhor contratar uma equipe já familiarizada e experiente. Entretanto, não é necessário que a equipe trabalhe em regime exclusivo: existem agências que oferecem o serviço por um valor mais em conta.

Mantendo o patrocínio

Uma vez que seu time comercial tenha conseguido o seu patrocínio, é hora de trabalhar para manter essa vantagem. E quando o assunto é agradar o patrocinador, é importante ter uma boa noção do que está em contrato.

Portanto, antes de assinar é preciso ter certeza de que o atleta será capaz de cumprir aquilo que o patrocinador exige dele. Ler o contrato é parte desse processo.

Além disso, é importante seguir produzindo e postando o mesmo tipo de conteúdo que atraiu o patrocinador em primeiro lugar. Afinal, não foi apenas pela seu desempenho que a marca assinou o contrato, mas também pela sua imagem.

Por fim, é importante evitar certas polêmicas. Isto significa evitar falar nas suas redes sociais profissionais de assuntos que fogem dos tópicos trabalhados na sua imagem pública. Na grande maioria dos casos, isso inclui opiniões sobre outros atletas, política ou polêmicas nacionais.

Agora que você já sabe como cultivar sua imagem pública e manter um patrocínio esportivo, que tal se cadastrar no nosso hub? Ele facilita o contato entre marcas e atletas, facilitando o fechamento de patrocínios e ações pontuais. Tá esperando o que?

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