O Brasil já conta com mais de 500 mil influenciadores digitais com pelo menos 10 mil seguidores cada. Com um crescimento tão grande do número de profissionais atuando na área, quais são as estratégias que realmente funcionam para atrair a atenção das marcas?
Se você acha que o número de seguidores é o principal fator que leva as marcas a selecionarem um influenciador digital para suas campanhas, está muito enganado.
Neste artigo, nós mostramos pra você quais são os 5 principais critérios avaliados na seleção e influencers digitais.
Afinal, o que chama a atenção das marcas?
Os influenciadores digitais são muito diferentes entre si. Apesar do número alto de pessoas atuando na área, existe uma ampla variedade de nichos de atuação, estilos de conteúdo, personalidades e outras características que são únicas de cada influencer.
Com relação as marcas, também existe essa diversidade. Ou seja, existem empresas dos mais diversos segmentos buscando trabalhar com estratégias de conteúdo que envolvem influenciadores e por isso utilizar critérios de seleção é essencial para fazer contratações assertivas.
Ao longo de 2022 realizamos um intenso trabalho com os influenciadores digitais que fazem parte da MVP Sports e pudemos observar quais são os principais critérios avaliados pelas marcas ao longo desse período. A seguir, falamos sobre os 5 principais.
1 – Taxa de Engajamento
Você já deve ter ouvido falar sobre isso várias vezes, não é mesmo? A taxa de engajamento é, definitivamente, o critério mais importante para a grande maioria das marcas.
Podemos resumir a taxa de engajamento como o índice que mostra o nível de interação do público com o conteúdo criado por um influenciador digital. Ele é medido pela quantidade de curtidas, comentários, compartilhamentos, salvamentos e outros tipos de interação.
Esse critério é tão importante porque ele mostra a capacidade do criador de conteúdo de influenciar a opinião das pessoas. Ou seja, se ele é capaz de criar um conteúdo que desperta reações, isso mostra que é um bom parceiro para as marcas que querem expandir sua publicidade na plataforma.
Em suma, a taxa de engajamento transmite segurança para as marcas, fazendo com que elas entendam que o influenciador sabe como se relacionar com o público.
Nós já falamos várias vezes por aqui sobre como trabalhar para melhorar a taxa de engajamento. Caso você esteja buscando isso, não deixe de fazer a leitura.
2 – Nicho de atuação
Outro critério fundamental para as marcas é o nicho de atuação dos influenciadores digitais. Este é um fator decisivo no processo de seleção, afinal, para que uma campanha tenha sucesso é extremamente importante que o influenciador tenha afinidade com o produto ou serviço da marca.
Marcas do segmento esportivo, por exemplo, preferem atuar com influenciadores que sejam da área, podendo estes serem atletas ou não, desde que o conteúdo tenha conexão com o que a empresa produz.
Isso não quer dizer que as empresas trabalham apenas com nichos muito específicos, existe uma abertura. Porém, é necessário que o conteúdo do influenciador tenha conexão com os valores, propósitos e objetivos com os quais a marca trabalha.
Mais de 60% das marcas avaliam isso ao buscar por criadores de conteúdo para suas campanhas.
3 – Relevância do Conteúdo influenciadores digitais
Outro critério que fica à frente do número de seguidores é a qualidade do conteúdo desenvolvido pelo criador. Cerca de 58% das empresas afirmam serem muito criteriosas em relação a esse fator.
Um conteúdo relevante é aquele que consegue atingir um bom engajamento porque entrega valor para audiência que responde com as reações (comentários, salvamentos, compartilhamentos, curtidas, etc.).
Para que isso seja possível, é necessário que esse conteúdo seja bem planejado e tenha uma boa qualidade de imagem. Além disso, precisam existir cuidados com o tom de voz, formatos, criatividade e outros detalhes que fazem um conteúdo se destacar dos demais.
4 – Dados e informações sobre a audiência influenciadores digitais
A audiência é como chamamos a comunidade de seguidores do influenciador digital. Ou seja, as pessoas que são atingidas pelo seu conteúdo.
A audiência é construída ao longo do tempo e costuma reunir características que variam de acordo com o conteúdo, estilo, nicho de atuação e outros fatores. Ou seja, as pessoas que seguem um influenciador costumam ter coisas em comum.
A partir dos dados e informações sobre a audiência, as marcas conseguem saber se aquele é um público qualificado para receber conteúdos sobre o seu produto ou serviço.
Entre os dados que costumam ser informados pelos influenciadores e que são de interesse das marcas estão aqueles que podem ser obtidos por meio do painel analytics, como faixa etária, gênero, localização, etc.
É interessante que esses dados sejam apresentados no Mídia Kit do influenciador. Dessa forma, a empresa consegue obter facilmente os dados, há mais agilidade no processo de análise e o criador de conteúdo também consegue transmitir mais profissionalismo e credibilidade.
Se você não sabe o que é o Mídia Kit ou como criar um, conheça nosso serviço de criação de Mídia Kit.
5 – Número de seguidores influenciadores digitais
Por fim e não menos importante temos o número de seguidores, que define qual é o tamanho da audiência de um influenciador.
Em geral, os influencers com números altos de seguidores costumam ser bem vistos pelas marcas porque isso passa uma certa credibilidade. Porém, menos de 50% das marcas tem esse critério como prioridade.
Existem muitas marcas que preferem contratar micro e nano influenciadores, entendendo que por mais que o número de seguidores seja menor, essas pessoas conseguem ter uma conexão mais próxima com a audiência.
Conclusão
Como você pôde perceber existe um conjunto de critérios que precisam ser priorizados para que seu perfil como influenciador esportivo seja atrativo para as marcas do segmento.
Se você estava focando apenas em aumentar o número de seguidores, é fundamental estabelecer uma estratégia mais efetiva. Para isso, você pode contar com a assessoria de uma equipe com ampla experiência no assunto. Conheça agora a Consultoria de Instagram da MVP.