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O que é permuta e porque isso vale a pena?

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Nem todas as ações do marketing de influência envolvem patrocínio financeiro. Há muitas marcas que buscam por influenciadores interessados nas permutas.

As permutas ocorrem quando o pagamento pelo espaço na rede social do influenciador é pago por meio de uma troca, que pode ser de produtos ou serviços.

De modo geral, as permutas são uma boa oportunidade para atletas influenciadores e neste post nós te contamos o porquê.

O que é uma permuta no Instagram?

A permuta é uma troca. Quando uma marca oferece uma permuta ao influenciador, isso quer dizer que o pagamento será feito por meio da disponibilização de um produto ou serviço.

De forma prática, as marcas enviam seu produto em troca da exposição na rede social do influencer. Popularmente, nós costumamos ver isso nas redes com o nome de “recebidos” ou “unboxing”.

A criação de conteúdo das publis originadas em permutas pode ser para Stories, Feed, Reels e até IGTV, tudo depende de qual foi o combinado entre as partes no momento da negociação.

Nessa negociação, a marca deverá expor quais conteúdos ela gostaria que fossem produzidos e o montante que os produtos representam. O acordo pode ser firmado via contrato.

Há também as marcas que enviam produtos para influenciadores sem firmar acordo. Nesses casos, o influenciador experimenta o produto ou serviço e caso goste, produz conteúdo a respeito.

Diferença entre permuta e patrocínio

O patrocínio é quando uma marca paga para ter seus produtos, serviços ou seu nome vinculado aos conteúdos do perfil. Geralmente, o valor corresponde a um pacote de conteúdos ou a um determinado período de tempo.

Já a permuta é algo pontual, se baseia na troca e não prevê a continuidade do trabalho. Você recebe o produto ou serviço conforme combinado, produz o conteúdo e a parceria se encerra por aí.

Quais as vantagens das permutas para influenciadores esportivos?

De modo geral, as permutas representam um bom negócio para influenciadores da área esportiva, principalmente, para aqueles que são iniciantes.

O primeiro benefício é o recebimento do produto pela criação do conteúdo, que não deixa de ser uma forma de monetização do seu perfil. Afinal, se você recebe um produto via permuta, não precisará comprá-lo.

Outro fator positivo é que o influenciador tem a oportunidade de se habituar ao ritmo de seguir briefings e respeitar cronogramas de postagem, procedimentos que são comuns quando se firmam parcerias de patrocínios com as marcas.

Além disso, ao divulgar o produto de uma marca você tem as chances de atingir a audiência dela, aumentando as chances de ganhar novos seguidores e alavancar o engajamento do perfil

Ao ter seu nome associado com uma marca, você ganha mais credibilidade e passar a atrair os olhares de outras empresas do segmento. Além disso, pode utilizar o trabalho realizado no seu Mídia Kit.

Há também a possibilidade de a marca gostar do trabalho realizado e propor um contrato de patrocínio. Ou seja, as permutas podem abrir portas para novos negócios.

O que avaliar na hora de aceitar uma permuta?

A marca deve atuar no segmento esportivo

É fundamental que o produto ou serviço recebido via permuta tenha relação com seu trabalho e para isso, a marca deve atuar no mesmo segmento.

Aceite parcerias nesse formato somente se as empresas proponentes trabalhem no setor esportivo, seja com produtos ou serviços.

Divulgar produtos que não tem a ver com seu segmento, pode ser ruim para o seu trabalho.

Avalie quais são as exigências da marca

Isso é fundamental para não cair em negócios abusivos. A troca deve ser benéfica e justa para ambas as partes.

Muitas marcas enviam produtos e exigem uma determinada quantidade de posts em troca. Portanto, informe-se claramente sobre quais são as intenções de quem propôs a permuta.

Quais conteúdos oferecer em permutas?

Quando você cria o seu mídia kit de influenciador, definirá quais são os valores para a criação de cada formato de conteúdo. Utilize estes mesmos valores como base para permutas.

Se você cobra um valor “x” para a criação de uma determinada quantidade de stories, por exemplo, pegue o valor do produto e converta na quantidade de stories e outros formatos que você pode criar.

Cuidados que devem ser tomados

  • Não aceite permutas caso tenha contrato de exclusividade com alguma marca. Nesses casos, o influenciador fecha um acordo para representar unicamente uma marca dentro de um período de tempo e não pode divulgar outras empresas, principalmente, se forem concorrentes;
  • Não divulgue produtos que você achou ruim. Isso pode comprometer sua credibilidade com sua audiência. Portanto, combine antecipadamente que você testará o produto antes de produzir o conteúdo;
  • As permutas são uma excelente oportunidade para abrir as portas para novos negócios, mas não devem ser o objetivo do seu perfil. Então, utilize-as como uma alternativa e foque em buscar patrocínios.

Como conseguir permutas no Instagram?

A principal forma de conseguir atrair os olhares das marcas e conseguir permutas por meio da sua rede social, é criando um perfil profissional, que ofereça conteúdo relevante e apresente um bom engajamento.

Embora o número de seguidores seja importante, não é somente isso que as marcas consideram ao selecionar influencers. O engajamento é o principal fator que leva você a fechar negócios.

Para ter um bom engajamento, é fundamental saber como criar uma bio, produzir fotos e vídeos de boa qualidade, postar de forma frequente e entregar a sua audiência conteúdos que despertem reações. Ou seja, é fundamental que as pessoas interajam com seus posts.

Aqui no Blog da MVP Sports damos várias dicas para criar um perfil no Instagram que gera impacto na audiência e chama atenção das marcas.

Também realizamos um trabalho de consultoria com foco no marketing esportivo para que atletas consigam conquistar patrocínios com suas redes sociais. Entre em contato conosco e descubra como esse trabalho funciona.

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