Um Mídia Kit nada mais é do que uma apresentação comercial. Nele, constam todas as informações a respeito de você, atleta, com o objetivo de fechar patrocínios e parcerias.
Ele funciona como uma vitrine do seu trabalho e deve estar focado em mostrar o seu valor para potenciais parceiros de negócio.
É por meio dos Mídia Kits que as empresas avaliam as melhores oportunidades para anunciar os seus produtos ou serviços no Instagram dos influenciadores.
Por conta disso, o documento deve conter dados sobre a sua audiência, breve histórico, conquistas na modalidade, e as possibilidades de negócio que você tem a oferecer para a marca. Lembre-se que o patrocínio é uma troca. A marca investe em você, e ela espera retorno de visibilidade nas redes sociais, e aumento nas vendas dos seus produtos ou serviços.
É fundamental que o Mídia Kit seja elaborado de maneira cuidadosa para que não falte nenhuma informação relevante. E ainda, para que gere uma boa impressão em quem o recebe. Criatividade, inovação e foco na demonstração de valor são essenciais nesse sentido.
Quais são as vantagens de ter um Mídia Kit profissional?
O Mídia Kit é um material cada vez mais valorizado no ambiente da publicidade. Principalmente, porque ele simplifica muito as negociações.
Para quem trabalha com conteúdo, utilizar o Mídia Kit pode ser muito vantajoso. Primeiramente, porque permite apresentar as suas redes sociais de forma visual, criativa e original.
O mais importante é que por meio das informações apresentadas no documento, você consegue mostrar o valor das suas redes sociais e quanta atenção os seus posts atraem.
A seguir, pontuamos algumas das principais vantagens de ter um Mídia Kit:
- Ele será o primeiro contato das marcas com informações aprofundadas sobre as suas redes sociais. Ou seja, ele abre portas para suas futuras parcerias;
- Trata-se de uma ferramenta fundamental para transmitir credibilidade, pois padroniza a comunicação com todas as marcas e mostra profissionalismo;
- Convence as marcas a anunciarem nas suas redes sociais.
Como criar um Mídia Kit?
Para a criação de um Mídia Kit, o primeiro passo é levantar todas as informações necessárias para que o documento fique completo. Veja mais nos passos que apresentamos a seguir:
1 – Defina uma identidade visual e abra o Mídia Kit se apresentando
O primeiro passo é apresentar, de forma sucinta, quem é você e o que você faz. Esse texto precisa ser escrito de uma maneira clara, objetiva e atraente para que a marca tenha interesse em continuar lendo o material. O Mídia Kit também precisa ter uma identidade visual definida, isto é, usar um conjunto de cores em todo o documento, sem variar exageradamente.
2 – Mostre sua trajetória
É importante mostrar a sua trajetória no esporte e os seus objetivos. Como falamos acima, esse ponto é muito importante para pré-selecionar as marcas, para identificar aquelas que você tem mais afinidade, e assim terá mais chances de conseguir um patrocínio.
3 – Liste as suas conquistas
Liste em ordem cronológica as suas conquistas e prêmios individuais. Separe um slide somente pra isso.
4 – Apresente a sua audiência
Aqui um ponto crucial do Mídia Kit. Você pode usar mais de um slide para inserir os dados sobre a sua audiência nas redes sociais, que as marcas precisam saber. Lembre-se que as marcas hoje, em geral, consideram a taxa de engajamento e a afinidade do seu público com os produtos/serviços da marca mais importantes do que o total de seguidores. Então, coloque o máximo de informação que tiver sobre o alcance e engajamento das suas publicações.
É nisso que as marcas estão interessadas.
5 – Parcerias e cases de sucesso
Mostrar algumas das marcas com as quais você já trabalhou é importante para agregar credibilidade ao documento. Selecione aqueles que você considera como os melhores negócios.
Além disso, apresentar casos de sucesso é um diferencial. Mostre anúncios e conteúdos que você criou e que geraram um bom engajamento ou tiveram um grande alcance.
6 – Possibilidades de negócio
É muito importante que você inclua quais são as possibilidades de negócio que você tem a oferecer para as marcas, e que tipo de ativação você está disposto a fazer nas suas redes sociais.
Erros que devem ser evitados na criação do mídia kit
- Não tratar o documento com profissionalismo;
- Ausência de informações relevantes sobre você, que listamos acima;
- Excesso de informações e dados irrelevantes;
- Desorganização;
- Exagero na quantidade de dados.
Portanto, seja seletivo ao escolher os dados que irá disponibilizar e foque sempre na demonstração de valor, utilidade e relevância.
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