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Marketing de influência para atletas

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O Marketing de Influência é uma das ferramentas de marketing mais eficientes no mercado atual. E entre os influenciadores mais eficientes estão os atletas. Com sua fama justificada pelo sucesso e esforço em um esporte, atletas conquistam a atenção do público com mais facilidade.

Porém, para que um atleta realmente se torne um influenciador eficiente ele precisa entender o marketing e como trabalhar sua imagem na internet. Nesse artigo, nós explicamos o básico do assunto para os esportistas.

O que é Marketing de Influência?

Para começar, é importante conhecer o marketing de influência. Este termo diz respeito a uma estratégia de marketing em que figuras públicas (influenciadores) emprestam sua notoriedade a produtos. Desta forma, a marca responsável pelo produto consegue chamar a atenção de uma forma que gera menos resistência à venda do que as propagandas.

Por que atletas são grandes influenciadores

Atletas estão entre os influenciadores mais eficientes e procurados pelas marcas. Isto acontece por conta de dois fatores: confiabilidade e formação de nicho.

A confiabilidade é um dos fatores mais importantes no marketing de influência. Portanto é também um dos mais procurados. Entretanto, nem todos os influenciadores possuem uma grande confiança do público. Em parte isso se deve pelo fato de que muitos influenciadores são famosos apenas da internet.

Este não é o caso dos atletas, que são reconhecidos pelo seu sucesso dentro dos esportes. Graças a isso, o público não pensa nos atletas apenas como pessoas interessadas em trabalhar com marcas. Pelo contrário, eles são vistos como ídolos e líderes.

A formação de nicho é um outro fator importante. No marketing de influência, o nicho é um fator essencial para a associação da marca com os influenciadores. Por exemplo: um influenciador vegano conseguirá trabalhar produtos veganos, enquanto um influenciador que investe o próprio dinheiro será procurado por agências de influências.

O que atletas precisam saber sobre Marketing de Influência

Existem algumas coisas que um atleta precisa saber sobre o marketing de influência se desejar se tornar um influenciador. Estes são alguns assuntos simples, mas muito importantes na hora da formação de um poder de influência que interesse às marcas.

Redes Sociais

As Redes Sociais são a ferramenta mais importante do influenciador. É através delas que a comunicação acontece com o público em geral. Portanto é também o local onde as marcas vão querer ver seus produtos associados aos atletas.

Para manter suas redes sociais interessantes, o influenciador-atleta precisa entender o que é relevante para seu público. Isto irá ajudar na criação de um nicho e também na manutenção do interesse do público.

Seleção de marcas

Outra questão importante que o atleta precisa entender sobre o trabalho de influenciador é a escolha das marcas com a qual trabalha. Você não deve aceitar ofertas de toda e qualquer marca. Na verdade, é importante pensar bem antes de aceitar qualquer oferta.

Em primeiro lugar, é importante que a marca tenha conexão com seu estilo de vida e com o conteúdo que você produz quando não está postando produtos. Em segundo lugar, a marca precisa ser confiável e o produto precisa realmente funcionar, caso contrário o influenciador pode perder a confiança do público. Por fim, é importante que o influenciador não troque regularmente sua conexão com marcas semelhantes, pois isso passa uma impressão de ter interesse puramente comercial no produto.

Criando um nicho

Ter e entender um nicho é super importante para os influenciadores. Isto quer dizer entender o que atrai seu público. Pode parecer óbvio para um atleta, mas o nicho vai além do seu esporte. Na verdade, qualquer elemento do seu estilo de vida pode ser usado como um fator de nicho.

Por exemplo: se você é vegetariano ou vegano, é importante produzir conteúdo sobre isso nas redes sociais. Desta forma o público vegano que acompanha seu esporte terá ainda mais motivos para se associar com você. De quebra, você se torna mais interesse para as marcas.

Esporte e muito mais

Como explicamos acima, o atleta-influenciador precisa falar mais do que só sobre esporte. Isto quer dizer que você precisa encontrar outras formas de se conectar com seu público.

Isto não quer dizer, é claro, que o influenciador deve ignorar o assunto esporte. Mas é importante entender que falar de esporte vai além de falar da sua carreira e suas conquistas. É preciso, também, falar sobre a rotina de treino, equipamentos, preferências e outros assuntos que podem interessar aos praticantes amadores ou apaixonados pelo esporte.

Ferramentas do Marketing de Influência

As principais ferramentas que um influenciador pode contar no marketing de influência são suas redes sociais. Seja o Instagram, TikTok, Facebook ou Twitter, as redes sociais dos atletas precisam ter coerência e serem usadas de forma regular.

Além disso, é importante contar com ferramentas de estatísticas e realizar uma análise aprofundada dos seus resultados. Isto pode ser facilitado com a contratação de uma equipe ou agência.

Por fim, uma ferramenta importante é uma boa câmera. Entretanto, a câmera dos celulares já é o suficiente nos dias de hoje, felizmente.

Se você é um atleta procurando viver do seu esporte, o marketing de influência pode ser um ótimo caminho para complementar a renda. Primeiramente por não atrapalhar, mas sim complementar, a rotina de treinos. Em segundo lugar, por ser um mercado em expansão.

Não esqueça de alimentar suas redes e de se preocupar com a formação de um público fiel.

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