Nos últimos anos, presenciamos um crescimento contínuo das mídias sociais e as tendências apontam para uma presença cada vez maior da internet na vida das pessoas. Ou seja, elas vão continuar crescendo.
Porém, de tempos em tempos, novas ferramentas, tendências e transformações surgem, exigindo que quem trabalha com a criação de conteúdo fique atento as novidades.
Quem atua com mídias sociais precisa se adaptar rapidamente às mudanças e se preparar para as tendências. Afinal, quem chega primeiro, tem maiores chances de alcançar reconhecimento.
Se você atua na área, então fique ligado a seguir em quais são as principais tendências para o Instagram, Twitter e TikTok nos próximos anos.
Tendências Instagram
1 – Aprimoramento das recomendações por inteligência artificial
Com o crescimento do TikTok, o Instagram tem buscado melhorar o algoritmo que fornece recomendações de conteúdo aos usuários.
No TikTok, as recomendações mostram ao usuário os melhores conteúdos e não apenas aqueles que foram publicados por perfis que ele já segue. Isso é algo que tem sido muito bem recebido pelos usuários, rendendo elogios para a plataforma.
Isso é muito positivo, principalmente, porque neste formato novos criadores de conteúdo são beneficiados. Além disso, existe a probabilidade de alcançar um público maior com os vídeos, pois o algoritmo permite que ele vá além da sua rede de contatos.
Graças a isso, o TikTok tem recebido maior atenção do público e um número cada vez maior de novos usuários criadores. É por isso que o Instagram também deve abraçar a ideia e passar a recomendar mais conteúdos no feed.
A plataforma já testou mudanças nas recomendações que não foram muito bem recebidas pelos usuários. Atualmente, o feed não tem ordem cronológica e os conteúdos são de páginas aleatórias que, muitas vezes, o usuário não tem interesse.
A ideia é que nos próximos anos, a inteligência artificial seja utilizada para aprimorar esse processo, criando melhores experiências para quem curte a plataforma.
2 – Opções de interação privada
Segundo a Meta, uma grande parcela do engajamento que ocorre em suas plataformas, acontece via mensagens diretas (DM), quando os usuários encontram conteúdos interessantes e enviam para os amigos.
Considerando isso, a expectativa é que a empresa amplie as opções de interação privada dentro da plataforma, a fim de aumentar o engajamento dos usuários.
3 – Formatos de conteúdo para interagir com o Metaverso
As tendências apontam para uma consolidação do Metaverso nos próximos anos. Já existem algumas marcas que estão investindo em ações por lá, porém, ainda são minoria. A adesão dos usuários também é pequena ainda. Então, é natural que surjam várias ações com objetivo de engajar os usuários.
Para que o Metaverso se popularize e entre na mente do público, será necessário investir em ações de interação com as redes sociais já existentes.
Dessa forma, é possível que o Instagram passe a apresentar novos formatos de conteúdos que interagem com o Metaverso, como posts em realidade aumentada, por exemplo.
Além disso, podem surgir novas ferramentas de criação 3D para agradar o público que se interessa pelos novos formatos digitais. Além de recursos para criação de filtros e ativação em realidade aumentada dentro da própria plataforma.
Tendências Twitter
1 – Possibilidade de pagamentos
Recentemente, o Twitter foi comprado pelo Elon Musk, que começou sua carreira como cofundador do Paypal, uma plataforma de pagamentos, que o permitiu dar início a construção de sua fortuna.
Além disso, ele é reconhecido por ser um grande investidor no mercado de criptomoedas. Visto isso, acredita-se que a possibilidade de pagamentos dentro do Twitter deve existir em breve.
No WhatsApp já existe funcionalidade de pagamentos e o Twitter deve seguir um caminho semelhante. Elon Musk já afirmou que pretende transformar a plataforma em um “aplicativo de tudo”.
2 – Posts mais longos
O Twitter sempre teve a característica de permitir conteúdos curtos. Quando foi lançado, ele só permitia posts em texto com até 140 caracteres.
Enquanto isso, outras plataformas permitiam conteúdos mais longos. Porém, agora estão de olho nos conteúdos mais curtos, como os vídeos curtos no Instagram, por exemplo.
Na contramão dessa tendência, os indícios apontam para que Elon Musk mude mais uma vez o tamanho dos posts do Twitter e passe a permitir a postagem de conteúdos mais longos.
3 – Assinatura
Elon Musk já comentou algumas vezes sobre a possibilidade de um Twitter por assinatura. Ou seja, nesse formato os usuários passariam a pagar um determinado valor para ter acesso a rede social.
Isso é visto como uma alternativa para reduzir os bots na plataforma.
Tendências TikTok
1 – Página de compra e Live Commerce
Live Commerce é uma ferramenta utilizado no Douyin, a versão chinesa do aplicativo, que costuma fazer muito sucesso, contribuindo para o engajamento entre usuários e marcas.
Por conta disso, é possível que a plataforma passe a investir na ferramenta em outros países, principalmente considerando que o TikTok tem sido extremamente importante para as vendas na atualidade.
A página de compra é mais um recurso que funcionará no mesmo sentido. Há indícios de que a plataforma já esteja trabalhando na sua implementação. Com ela, os usuários poderão comprar de suas marcas favoritas diretamente pelo aplicativo.
2 – Novas formas de monetização para criadores
O TikTok se transformou numa plataforma de trabalho para influenciadores e as tendências apontam para uma otimização cada vez maior da plataforma em função desses usuários.
É possível que nos próximos anos, os influenciadores contem com novas formas de monetizar seu conteúdo, aumentando as chances de faturar.
Mas, não há como definir quando tais mudanças devem ocorrer. Quem não quer perder nenhum detalhe, precisa ficar atento a todas as novidades.
E aí, quais são suas expectativas em relação às mídias sociais nos próximos anos? Compartilhe conosco nos comentários.