O marketing esportivo é uma área do marketing focada em trabalhar ao redor dos eventos e campeonatos de esporte. Por ser conectado a uma área de grande interesse e que gera conteúdo naturalmente, é perfeito para a associação de marcas. Além disso existe uma oportunidade para que os atletas encontrem uma fonte alternativa de renda através do marketing.
Entretanto, o cenário do marketing esportivo está sempre em revolução. Em 2022, muitas novidades estão surgindo e possibilidades de mercado surgem com elas.
Neste artigo você vai descobrir as oportunidades e as ferramentas do marketing esportivo em 2022.
Oportunidades
O marketing esportivo em 2022 continua cada vez mais digital. Por conta dessa conexão entre o digital e o marketing esportivo, aquilo que afeta a forma como usamos a web se torna dominante dentro do mundo esportivo. Por exemplo: a tecnologia blockchain e as suas duas vertentes. Muitos esportista de grande porte já investiram na compra de criptomoedas e NFTs.
Porém, é no sentido contrário que surge uma chance de renda para esportistas de menor porte. A produção e venda de NFTs baseados na propriedade de vídeos e fotos de momentos marcantes ainda está caminhando, mas é uma possibilidade para os atletas.
Outra oportunidade que se apresenta e que deve ser mais facilmente abraçada por atletas mais jovens é o live stream. Enquanto antes esse tipo de evento era mais conectado à transmissão de partidas em videogames, hoje o formato dominante de conteúdo é o reaction. Neste formato, os influenciadores reagem e comentam a vídeos.
Um exemplo de live stream fortemente conectado ao esporte é o fenômeno Casemiro. Este influenciador, originário da TNT Esportes, possui atualmente os direitos de transmissão online do Campeonato Carioca, transmitindo partidas inteiras.
Como diversos esportes menos representados na televisão tendo seus direitos praticamente ignorados no mundo digital, surge a oportunidade de influenciadores negociarem para transmitir os eventos.
Uma outra oportunidade que surge é a ascensão do esporte feminino. Praticamente ignorado pelo público até a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2019, agora o esporte feminino tem conquistado espaço de forma rápida.
Eventos do ano
Os principais eventos esportivos do ano são a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos de Inverno. Mas para além deles, temos diversos potenciais eventos que podem ser relevantes no ano.
Outro evento que deve ter muito espaço em 2022 é a Fórmula 1. Marcada por uma vitória nos últimos momentos de Max Verstappen, encerrando a dominação de Lewis Hamilton, a principal categoria do automobilismo terá um regulamento renovado que pode nivelar as equipes.
Esportes que ocorrem regularmente terão eventos importantes neste ano. Por exemplo: os Grand Prix de Judô e a Diamond League, principal circuito de atletismo do mundo.
Outro esporte que pode apresentar oportunidade para seus atletas devido à sua crescente popularização no Brasil é o ciclismo. Com eventos ao longo de quase todo o ano, existe uma chance de conseguir a atenção de um público que tem uma prática de gastar muito com equipamentos esportivos. Atenção principalmente para o Giro da Itália, o Tour de France e a Vuelta a España.
Outro esporte popular e com potencial enorme de mercado é o tênis e sua versão mais recente, o tênis de praia. Com a popularização da versão de areia, o esporte ganhou muito espaço no Brasil e pode dar oportunidades.
É sempre importante também citar os esportes cujas ligas americanas são fortes: o futebol americano com a NFL, o basebol com a MLB e o basquete com a NBA. Com um calendário bem distribuído, estes esportes têm acontecimentos ao longo de todo o ano.
Mídias Sociais
As mídias sociais seguem sendo a melhor ferramenta para a comunicação e a renda extra dos atletas. Entretanto, é importante ficar de olho nas mudanças que acontecem nas redes ano a anos.
O Instagram continua sendo a melhor forma de comunicação com o público brasileiro. Entretanto, segue com uma mudança brusca de foco, com menos atenção para sua ferramenta de feed e mais para os stories. É importante uma redobrar a atenção com isto na hora de decidir como entregar conteúdo.
Mas esta mudança no Instagram se deve principalmente ao fato da rede social disputar espaço com o TikTok. Fenômeno entre o público mais jovem, essa rede social tem um potencial de mercado ainda desconhecido, mas que dá oportunidade de novos atletas e marcas se destacarem.
O Facebook, tão dominante no passado, perdeu totalmente seu espaço no público mais jovem. Entretanto, ainda é uma ferramenta importante para comunicação com pessoas mais velhas.
Por fim, o Twitter segue sendo uma potencial ferramenta de comunicação com um público mais qualificado e formador de opinião. Porém é preciso cuidado pelo fato de ser uma rede social com menos tolerância às opiniões mais polêmicas. O marketing esportivo é um dos que foram mais transformados pelas mudanças digitais. Portanto é impossível desvincular-se das mudanças tecnológicas. Cabe ao atleta moderno se adaptar a esta nova realidade.