Tendência mundial consolidada, o marketing de influência (ou influencer marketing, no termo original em inglês) consiste na atuação junto a influenciadores digitais para construir a imagem de uma marca, de um produto ou serviço. Entenda abaixo como o marketing de influência atua.
O objetivo é criar um relacionamento entre as marcas e seus públicos-alvo através da influência de produtores de conteúdo independentes que inserem produtos e serviços dentro da sua programação, valorizando seus atributos e destacando seus benefícios.
Por conta da queda de audiência nas mídias tradicionais e do crescimento da credibilidade do consumidor em pessoas que indicam produtos e serviços, o marketing de influência se tornou um recurso de melhor custo-benefício para as empresas.
Nós falamos aqui sobre 07 dicas para aplicar o marketing de influência no seu negócio.
E como dissemos, apostar em um influenciador digital para promover a marca requer uma série de cuidados. Especialmente se o público dele casa com o da empresa e como ele fará a abordagem do produto. Ao mesmo tempo em que o público está acreditando mais nos influenciadores, ele também está mais exigente com a entrega.
Por que marketing de influência?
Em cinco anos de experiência atuando com influenciadores e dezenas de ações fechadas, pudemos identificar as principais características da atuação de influenciadores digitais para promover produtos e serviços, que são:
- Constrói confiança entre influenciadores, consumidores e marcas;
- Promove melhor conhecimento sobre a marca;
- Aumenta o engajamento de uma audiência potencialmente qualificada;
- Tem alcance mais assertivo do que uma estratégia tradicional e melhor fonte de leads;
- Apresenta resultados mensuráveis, graças aos recursos das redes sociais;
- Melhor custo-benefício.
Entenda os tipos de influenciadores
O termo “influenciador”, embora aplicável na prática, já começa a se tornar algo genérico. Então, ele foi dividido em grupos, tendo como base a quantidade de seguidores e engajamento que ele exerce sobre o público.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Agência de Marketing Esportivo (@agenciamvpsports)
Confira algumas estatísticas do Marketing de Influência
Analisando fontes confiáveis que estudam o mercado de marketing de influência, identificamos algumas métricas que serão preponderantes na hora de definir se este tipo de marketing deve ou não ser aplicado na promoção de produtos e serviços.
- Os negócios lucram US$ 5,20 a cada US$ 1,00 investido em marketing de influência. (Influencer Marketing Hub)
- 70% dos adolescentes confiam em influenciadores mais do que em celebridades. (Digital Marketing Institute)
- 49,6% dos influenciadores afirmam que conteúdo autêntico é o que mais importa para seus seguidores. (Zine.co)
- Pesquisa do Ibope revelou que 52% dos brasileiros com acesso à Internet seguem algum influenciador digital (Ibope 2019)
- Mesma pesquisa do Ibope apontou que 50% dos brasileiros com acesso à internet afirmam tomar decisões de compra com base na opinião de um influenciador.
- Destaque para público entre 25 e 40 anos em que 44% das pessoas já compraram por influência digital. (MindMiners 2019)
Quem são os influenciadores da MVP Sports
Nem sempre é fácil negociar ações de redes sociais diretamente com influenciadores, principalmente se a empresa não tem experiência nesse ramo. Nesse caso, e também para empresas já habituadas a trabalhar com influenciadores, é recomendável ter um intermediário na negociação, que são as agências que cuidam das suas imagens e marketing.
O time de influenciadores da MVP Sports está ligado ao esporte. Mas isso não significa que as parcerias estão restritas somente à esfera esportiva. Confira no Instagram dos atletas Adenízia, Dani Lins, Ana Beatriz, Mari Paraíba, Gerson Santos e do educador físico Thiago Pugliesi.
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