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Instagram: Sem ele, você dificilmente terá um patrocínio

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As mídias sociais se tornaram uma ferramenta de extrema importância para atletas que estão em busca de patrocínio. Quem deseja ter o seu trabalho notado por grandes marcas do segmento, precisa marcar presença nas plataformas de conteúdo.

Quando os patrocínios esportivos começaram a existir, as empresas buscavam pela oportunidade de ter a sua logomarca estampada em camisas e outros materiais. Mas, com a revolução digital, esse tipo de publicidade ganhou novas possibilidades.

As redes sociais estão cada vez mais presentes na vida das pessoas e as tendências apontam para uma consolidação cada vez maior do digital.

Somente o Instagram, concentra mais de 1 bilhão de usuários ativos e este número não para de crescer. Com isso, o número de pessoas e marcas utilizando a plataforma como ferramenta de trabalho também é crescente.

E se, para influenciadores digitais, esse é um espaço de enorme relevância, para atletas que querem sobreviver do esporte nos tempos atuais, não é diferente. Estima-se que, pelo menos ¼ dos brasileiros, acessam informações em sites e redes sociais, sobre atletas do nosso país.

Isso ganhou ainda mais força após as Olímpiadas de Tóquio, quando atletas brasileiros como Douglas Souza, Rayssa Leal e Rebeca Andrade conquistaram uma enorme relevância na rede social, atingindo milhões de seguidores.

Em um ambiente com tamanha visibilidade, é natural que as marcas também estejam disputando o seu espaço. Elas querem, mais do que nunca, ter seu nome vinculado a pessoas que têm influência nas redes sociais. Mas, por que isso acontece?

Por que as marcas estão de olho nas redes sociais dos atletas?

As redes sociais são um ambiente de interação. E é justamente essa interação que desperta o interesse das empresas pelos atletas.

Diferentemente de outros tipos de ativos, como as tradicionais logomarcas nas camisas, as mídias sociais permitem um contato mais próximo e intenso com o público, algo que é fundamental para conquistar relevância em um mercado tão disputado como o que temos hoje.

Quando uma marca patrocina um atleta que têm uma determinada influência no Instagram, ela encurta o caminho para chegar ao seu público. Ou seja, é como se ela emprestasse a audiência do atleta para vender seu produto, serviço ou ideia.

É importante destacar que nenhuma empresa patrocina um atleta sem um objetivo em si. Esse é um processo que envolve planejamento e busca por resultados. Os patrocínios visam um retorno positivo para a imagem da empresa, um aumento de vendas ou atingir um determinado público ainda não alcançado por ela.

Portanto, antes da contratação, existe um trabalho criterioso de análise do perfil desses atletas, seu comportamento, capacidade de engajar o público e influenciá-lo. As empresas estão em busca de pessoas que as ajudem a alcançar os seus objetivos.

O que os patrocinadores esperam de seus patrocinados, na maioria das vezes, é que eles tenham capacidade de influenciar as pessoas. E isso é medido, em grande parte, por meio do seu conteúdo no Instagram.

Mesmo sendo um atleta de alto nível, sem um perfil nas redes sociais, as chances de chamar a atenção dos patrocinadores são pequenas. Isso porque, as empresas querem estar onde o público está. E nesse sentido, as mídias sociais são a tendência do momento.

Por que atletas precisam de um perfil no Instagram para conseguir patrocínio?

  • As marcas querem estar onde o público está, portanto, seu interesse é maior por atletas que mantém um perfil atualizado nas redes sociais, como o Instagram;
  • O Instagram amplia significativamente a visibilidade do trabalho do atleta, o que permite que as empresas possam chegar até eles atletas de forma mais ágil;
  • As marcas querem saber qual a capacidade do atleta de influenciar as pessoas, o que é medido por meio do seu engajamento nas redes sociais;
  • O patrocínio esportivo visa atingir algum objetivo. Dessa forma, as marcas desejam saber se o profissional tem a capacidade de produzir conteúdo relevante;
  • As empresas preferem associar seu nome a pessoas que já tem uma autoridade nas redes sociais.

Como chamar a atenção das marcas no Instagram para conquistar patrocínio?

Primeiramente, é preciso ter um perfil profissional e atualizado na rede. Por mais que você já tenha um portfólio profissional ou um bom mídia kit, é no Instagram que as marcas irão avaliar sua capacidade de interagir e influenciar o público.

Uma pesquisa recente do Google mostrou que 87% dos usuários dizem que um bom conteúdo é pessoal e relevante. Ou seja, as pessoas querem se identificar com quem está do outro lado das telas e consumir conteúdo de qualidade, que seja útil e agregue valor para elas.

A estratégia de marketing de conteúdo dos atletas deve, portanto, ser focada na criação de conteúdos que estejam alinhadas com a expectativa do seu público. Para isso, um dos primeiros passos é estudar a fundo esse público.

A estratégia que pesquisa o público-alvo de um influenciador ou marca na internet, é chamada de pesquisa de persona. Ela busca entender tudo sobre quem segue um perfil nas redes. Como, por exemplo, quem são essas pessoas, suas profissões, onde moram, o que compram, que tipo de conteúdo preferem consumir e muitos outros detalhes.

Esse conhecimento permite direcionar os conteúdos criados para essas pessoas, aumentando as chances de gerar identificação. Ou seja, esses conteúdos passam utilizar uma linguagem adequada, formatos especialmente pensados para o público, dentre outras características.

Além disso, é preciso ter uma estratégia bem definida para manter a constância na publicação de conteúdos, interagir com os seguidores, produzir imagens e vídeos com boa qualidade e cuidar da identidade visual do perfil.

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