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Instagram e TikTok: Como usar as duas redes para se tornar um influenciador

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Nos últimos tempos, temos visto muitas notícias que falam sobre mudanças no Instagram e como a plataforma deve ficar cada vez mais parecida com o Tik Tok.

As mudanças propostas pela rede social visam priorizar os conteúdos que são mais consumidos atualmente, visando maior retenção de usuários. Várias alterações estão sendo testadas, como por exemplo, a exibição de vídeos em tela cheia, priorização de conteúdo em vídeo e outras.

O Instagram e o Tik Tok são, atualmente, duas das principais ferramentas para quem trabalha como influenciador digital. Estima-se que o número de usuários já chegue a 1.4 bilhão no Instagram e a 1 bilhão no Tik Tok.

Para quem trabalha com influência esportiva, ficar de olho nessas mudanças é muito importante para a estratégia de conteúdo. Acompanhar as atualizações das plataformas ajuda a adequar os formatos dos posts, a fim de continuar atingindo a audiência.

Por serem duas redes sociais que caíram no gosto das pessoas de todo o mundo, o Insta e o Tik Tok também são, atualmente, as plataformas que mais chamam atenção das marcas. Ou seja, quem quer ser notado pelas empresas do seu segmento, a fim de fechar boas parcerias, precisa marcar presença nas duas redes.

Mas, como criar conteúdo original e criativo para ambas as plataformas? Se você é influenciador esportivo e vê isso como um desafio para o seu trabalho, a seguir trouxemos dicas valiosas para ajudar a melhorar cada vez mais sua estratégia de conteúdo e manter seus canais em crescimento contínuo.

Como criar bons conteúdos para Tik Tok e Instagram?

Um dos maiores erros de quem atua como influenciador nas duas plataformas é pensar que os mesmos conteúdos compartilhados no Tik Tok podem, simplesmente, serem reproduzidos no Instagram.

Acontece que nas duas plataformas o formato do conteúdo e a entrega ocorrem de maneiras distintas. Além disso, apenas replicar posts entre uma plataforma e outra compromete a credibilidade e o profissionalismo do criador de conteúdo.

Utilizar a hashtag #TikTok na legenda das postagens também é errado, pois isso compromete o alcance dos posts no Instagram.

Portanto, o primeiro passo para ser assertivo nas duas redes, é pensar em conteúdos exclusivos para cada plataforma. Você pode até trabalhar sobre os mesmos temas e adaptar os roteiros, mas deve focar na criação de conteúdos próprios para cada local.

Agora que você já sabe que precisa se dedicar a criação de conteúdo específico para cada rede social, vamos a algumas dicas de como chamar a atenção nas duas redes.

Como prender a atenção do seguidor no Instagram?

Os conteúdos do Instagram devem ser visualmente estimulantes. Existe um apelo maior com relação a qualidade do material no Instagram em comparação ao Tik Tok.

Portanto, o fator mais importante para chamar a atenção das pessoas no Instagram é criar conteúdos de qualidade. Tanto na produção das imagens, vídeos ou legendas, é necessário ser cuidadoso para preservar a qualidade e entregar relevância para o seguidor.

De modo geral, podemos dividir os conteúdos da plataforma em 4 propósitos, que são: informar, educar a audiência, gerar entretenimento e interagir. O ideal é que cerca de 70% do conteúdo seja informativo, pois isso ajuda a atrair seguidores e manter a audiência engajada.

Além disso, algumas dicas podem ajudar a manter o engajamento do perfil e alavancar seu crescimento:

  • Mantenha uma frequência de postagem, pois como parte do algoritmo, o Instagram costuma entregar mais os conteúdos de usuários com postam com regularidade;
  • Verifique quais são os melhores horários de postagem, de acordo com os hábitos da sua audiência. Acompanhar o desempenho do engajamento dos seus posts, é uma boa forma de identificar quais são os melhores momentos para postar;
  • Interaja com a audiência. Responder os comentários no seu conteúdo, curtir e comentar posts de outros usuários, responder os seguidores, dentre outras ações simples, ajudam a aumentar o engajamento da sua plataforma;
  • Utilize hashtags que são relevantes para o seu segmento. Isso fará com que novos usuários interessados no conteúdo te encontrem. Ou ainda, que marcas que buscam por influenciadores esportivos cheguem com mais facilidade até você;
  • Capriche na produção das legendas. Elas não precisam ser grandes, principalmente, porque a tendência é que o Instagram valorize cada vez mais o conteúdo de imagem do que as legendas. Mas, elas precisam de atenção especial. Trate-as como se fossem mini blog posts;
  • Manter a identidade visual do seu perfil nos posts é muito importante para reforçar sua autenticidade e gerar reconhecimento na audiência;
  • Explore os vários formatos de conteúdo disponíveis na plataforma.

Como prender a atenção do seguidor no Tik Tok?

O conteúdo para Tik Tok é um formato de consumo rápido, mais focado no entretenimento do que na informação em si. Mas, isso não quer dizer que você não deva ser relevante para a audiência.

Na verdade, o que você precisa é ser criativo para conseguir transformar as informações em algo que seja atrativo para o usuário do Tik Tok.  Para isso, algumas dicas podem ajudar:

  • Poste conteúdo original. Busque produzir vídeos que transmitam sua autenticidade, sejam tutorias, demonstrações de habilidades, esquetes de humor ou qualquer outro tipo. O importante, é se destacar da multidão;
  • Publique diariamente. No Tik Tok, o ideal é manter uma frequência diária de postagem para conseguir aumentar a entrega dos posts e melhorar cada vez mais o engajamento;
  • Interaja com os seguidores. Assim como no Instagram, responder o público e interagir com outras contas, é fundamental para estimular a interação;
  • Utilize boas hashtags, elas vão ajudar a entregar seu conteúdo para mais pessoas;
  • Fique de olho nas trends. Apesar de garantir que seu conteúdo seja original, acompanhar o que está bombando na rede pode te ajudar a ter bons insights, adaptando o conteúdo para o seu nicho de atuação;
  • Utilize músicas populares em seus vídeos, pois elas também ajudam na entrega do conteúdo;
  • Mantenha uma boa qualidade de imagem e áudio em seus vídeos.

Quer mais dicas de como melhorar sua atuação nas redes sociais para construir uma carreira de sucesso na influência esportiva? Conheça agora nosso trabalho.

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