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Como atletas-influenciadores podem ganhar seguidores no Instagram

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Todo mundo que quer crescer no Instagram precisa ganhar seguidores, isso é óbvio. Mas, será que vale qualquer estratégia para subir os números?

Uma breve pesquisa no Google e você encontrará uma série de dicas e até fórmulas para conseguir elevar o número de pessoas que te seguem de forma rápida. Porém, a verdade é que para construir uma audiência fiel, é preciso levar alguns fatores em consideração.

Atrair seguidores que não se interessam pelo seu conteúdo pode ser negativo para o perfil. Isso é muito comum em contas que costumam realizar sorteio frequentes, por exemplo. Apesar de conseguir um bom número de seguidores, a taxa de engajamento do perfil tende a cair.

Isso ocorre porque essa audiência tende a não interagir com as publicações e o engajamento é medido justamente pela interação dos seguidores.

A melhor forma de elevar os números ao mesmo tempo em que melhora o engajamento, é investir em conquistar um público segmentado.

Para quem é da área esportiva, isso quer dizer que você deverá focar o seu trabalho em atrair aquelas pessoas que estão interessadas em saber sobre os temas que estão relacionados com você, como prática esportiva, competição, saúde, bem-estar e outros.

Isso quer dizer que qualidade vale mais do que quantidade?

Ter um alto número de seguidores vai dar uma excelente visibilidade para o seu perfil, mas de nada vale quantidade se você não tiver qualidade.

Uma audiência de qualidade é aquela que se interessa pelo seu conteúdo, interage com ele e gera o tão sonhado ENGAJAMENTO.

O engajamento é o principal responsável por manter seu perfil em crescimento contínuo e, principalmente, para mostrar ao mundo que você sabe se relacionar com o seu público-alvo.

A maioria das marcas que firmam parcerias com influenciadores esportivos, estão de olho nisso!

Portanto, se você quer ganhar seguidores no Instagram e conquistar uma audiência fiel, as dicas que trouxemos a seguir são as mais recomendadas.

Dicas para ganhar seguidores no Instagram

1 – Estude sua audiência

O primeiro passo é conhecer bem as pessoas que já te seguem. Para que o algoritmo da rede social entregue seus posts para mais usuários, é necessário que aqueles que você já tem engajem seu conteúdo.

Portanto, levante o máximo possível de informações como temas de interesse, comportamento online, formatos de conteúdo que mais consome, etc.

Com isso, você consegue focar na criação de conteúdo que seja interessante para a audiência. Isso nos leva a segunda dica.

2 – Foque em criar conteúdo relevante

Para que as pessoas decidam de te seguir, elas precisam achar o seu conteúdo relevante. Portanto, foque em criar posts que sejam úteis e que levem informação de qualidade.

Evite falar de coisas superficiais e que não agreguem valor para quem te acompanha. Para isso, uma boa sugestão é focar naqueles temas que você tem mais autoridade para falar.

3 – Conecte o perfil à outras redes sociais

Se você utilizar a opção de contas vinculadas, conseguirá atrair as pessoas que te seguem em outros canais, como Facebook e Twitter, por exemplo. Isso vai aumentar o alcance dos seus posts, atingindo aquelas pessoas que utilizam mais essas outras plataformas.

4 – Utilize Hashtags estratégicas

As #Hashtags são boas ferramentas para alcançar mais pessoas. Muita gente navega no Instagram por meio delas para chegar a conteúdos de seu interesse.

Faça um bom levantamento de quais são as hashtags que se relacionam com seu conteúdo e sempre as utilize ao postar.

Hashtags mais gerais, desde que não fujam muito do tema, também podem ajudar a atrair mais seguidores, como #esportes #treinamentoesportivo #saúde #bemestar #alimentacao e outras.

5 – Capriche na qualidade das fotos e nas legendas

A qualidade das imagens faz muita diferença no engajamento dos usuários. Tenha sempre muito cuidado com a iluminação e com a composição das imagens.

Não tenha medo de testar novos ângulos e cenários. Mas tenha sempre muito cuidado com o resultado final. Imagens desfocadas, granuladas e fora de contexto devem ser evitadas.

Além disso, busque caprichar nas legendas. Evite erros ortográficos, utilize linguagem simples, obedeça o tom de voz da sua marca e fale sobre coisas interessantes.

6 – Mantenha-se ativo na rede social

Não adianta ter um conteúdo incrível se você não marca presença na rede. Para manter as taxas de engajamento, é fundamental que você tenha uma frequência de postagem e que alimente o engajamento da conta.

Você não precisa postar todos os dias no Feed, mas deve ter um calendário de postagens, aparecer sempre nos Stories e interagir com os seguidores o máximo que puder.

7 – Invista em posts patrocinados

Investir em posts patrocinados é uma forma de ampliar o alcance dos seus posts e conquistar mais seguidores no Instagram. A boa notícia é que os anúncios também podem ser segmentados, ou seja, você irá atingir aquelas pessoas que se interessam pelo seu conteúdo.

Portanto, se você quer crescer na plataforma e está disposto a investir nisso, é uma ótima alternativa.

8 – Monitore seus resultados

Acompanhar os seus resultados é a melhor forma de entender o que está funcionando e o que não está trazendo o resultado esperado. Analise, por exemplo, quais posts mais geram engajamento, qual tipo de foto as pessoas mais gostam, dentre outras informações.

Para que isso seja feito de uma forma profissional, defina métricas e prazos para monitorá-las. Vá aprimorando seu conteúdo de acordo com essas análises.

9 – Encontre o timing perfeito para seus posts

Caso você não saiba, existem alguns horários em que a entrega dos posts é melhor, ou seja, as chances de chegar a mais pessoas são maiores.

Nós já fizemos um post aqui no Blog sobre os melhores horários para fazer um post, acesse e saiba como escolher o timing ideal para o seu perfil.

10 – Explore diferentes formatos de conteúdos

Fotos com boas legendas são atrativas. Mas, para quem quer aumentar o número de seguidores é fundamental investir em vídeos, reels, carrossel, stories, lives e outras possibilidades de conteúdo.

Se você é influenciador da área esportiva e quer ter um perfil profissional que atraia muitos seguidores, conheça o trabalho da MVP Sports.

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