Esporte em Destaque – Escalada


O dia 3 de agosto de 2016 foi um dia histórico para todos os praticantes e amantes de escalada. A data marca a inclusão do esporte nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, em anuncio feito durante uma congresso do COI (Comitê Olímpico Internacional), no Rio de Janeiro.

A escalada é um esporte que é praticado de modo individual. É necessário que o atleta tenha uma boa quantidade de força, para realizar os movimentos, além de habilidade para manter o equilíbrio do corpo durante o percurso.

A modalidade também conta com um conjunto de equipamentos básicos para sua prática, que são: cordas, sapatilha especiais e capacete. A função desses objetos é a diminuição de riscos e no caso das sapatilhas, melhorar o equilíbrio.

No Brasil, o esporte começou a ser praticado nos anos 80. A entidade que regula o esporte em nível nacional é a ABEE (Associação Brasileira de Escalada Esportiva), ligada a IFSC ( Federação Internacional de Esportes de Escalada, em inglês).

Até o presente momento, a escalada está garantida apenas para Tóquio 2020. Logo, existe a possibilidade de não estar inclusa no programa dos Jogos de 2024.

Além da escalada, foram anunciados mais quatro esportes que faram parte de Tóquio 2020 e que não estavam inclusos na Rio 2016: Caratê, surfe, skate, beisebol/softbol.


Compartilhe essa notícia: