Você sabia que existe uma lista de erros para não cometer no Instagram? Caso elas sejam realizadas, é comum que a plataforma penalize os usuários com bloqueios da conta e até a limitação da entrega de conteúdo.
Se você é influenciador da área esportiva e quer manter a performance do seu conteúdo em alta, precisa ficar atento para evitar estes 4 erros. A seguir, nós falamos quais são.
1 – Usar as mesmas 30 hashtags
Este é um dos erros mais comuns cometidos por influenciadores, principalmente, por aqueles que estão começando a atuar na área.
Essa prática é ruim por vários motivos. O primeiro é que ela dificulta seus resultados, já que limita o alcance das publicações.
Como as hashtags são pesquisáveis e utilizadas pelos usuários para encontrar conteúdo relevante, você atingirá sempre as mesmas pessoas. Quando você amplia o uso de hashtags variadas consegue alcançar um público maior.
Outro motivo é que utilizar repetidamente as mesmas hashtags pode desanimar o público. Para manter sua audiência engajada e motivada, é preciso ter boas estratégias para tornar seu conteúdo relevante, interessante e atraente. Utilizar sempre a mesma sequência de hashtags pode fazer com que as pessoas desistam de ler seus posts.
Outro cuidado a ser seguido é não utilizar hashtags banidas pelo Instagram. Existe uma lista de hashtags que a plataforma considera prejudicial e por isso não aceita posts com elas. Caso você poste um conteúdo com uma hashtag banida, ele será penalizado e ficará oculto para os outros usuários.
Portanto, escolha com cuidado suas hashtags e varie na seleção. Porém, lembre-se que não adianta encher a legenda com hashtags aleatórias, é preciso selecionar aquelas que têm relação com seu conteúdo e nicho de atuação.
Para isso, você pode contar com a ajuda de aplicativos como o Tag It, Magnif For Instagram, TagsForLikes e outros.
Outra dica legal é acompanhar o desempenho das hashtags utilizadas com o Agorapulse. O aplicativo gera relatórios que ajudam a descobrir quais hashtags foram bem sucedidas e quais foram um erro.
2 – Mandar spam pelo direct
O Instagram proíbe a prática de spam, comentários e conteúdos repetitivos utilizados para importunação de pessoas para finalidade comercial sem a devida autorização de envio.
Ou seja, o Spam ocorre quando uma mensagem indesejada é enviada utilizando a internet. Na grande maioria das vezes tem como finalidade a publicidade, mas também pode ser praticado com o objetivo de repassar boatos e lendas urbanas, disparar links de programas maliciosos, interceptar ou furtar dados pessoais, espalhar vírus ou aplicar golpes. Sendo assim, além de ser inconveniente, pode ser considerado um crime.
O Instagram tem o objetivo de coibir mensagens que sejam geradas por bots e a disseminação massiva de anúncios, serviços ou pedidos para seguir, dar curtidas, etc.
Nessa categoria, a plataforma reforça que não aceita publicações que ofereçam brindes ou dinheiro em troca de engajamento, que incentivem avaliações falsas ou a criação de usuários apenas para enganar e violar as diretrizes.
Portanto, o correto é evitar espalhar mensagens repetitivas no inbox dos seguidores, pois isso pode ser considerado como Spam e penalizado.
Além de não ser uma medida efetiva para ganhar engajamento, pode acabar prejudicando seu perfil com as limitações impostas pelo Instagram.
3 – Usar ferramentas proibidas pelo Instagram
Existem vários aplicativos que oferecem serviços para o Instagram, como programação de posts e stories, visualização da plataforma sem anúncios e outras funcionalidades.
Porém, várias dessas ferramentas não são permitidas pelo Instagram e quando utilizadas indevidamente pelo usuário podem acabar provocando o banimento da conta.
Portanto, evite utilizar aplicativos externos que pedem o seu login e senha para acessar sua conta por meio deles.
4 – Instalar sites e aplicativos de terceiros na sua conta
O Instagram também não enxerga como uma boa prática o ato de instalar aplicativos de terceiros na conta. Exemplos são apps de jogos, de edição de imagens, apps para curtir posts automaticamente e outros.
Utilizar tais recursos na conta também pode levar a problemas como a limitação de entrega das postagens, ocultação do conteúdo e até perda da conta.
O ideal é verificar se existem apps de terceiros na conta (Configuração > Segurança > Apps e sites) e desinstalar.
Como o Instagram pune os usuários?
Quando um usuário infringe as regras da plataforma, o Instagram penaliza a conta. O tipo de penalização depende de qual foi o problema identificado.
Em alguns casos, como uso de apps de automação e de hashtags indevidas, o Instagram pode bloquear a conta e deixá-la fora do ar por 24 horas até algumas semanas. Há ainda casos onde o conteúdo é ocultado e apesar de aparecer para o usuário não aparece para outras pessoas.
Existe também o Shadowban, um mecanismo de banimento utilizado no Instagram que reduz o desempenho dos posts do feed e dos Stories. Nesse caso, o usuário pode não saber que foi banido, podendo perceber apenas que sua taxa de engajamento deve cair de maneira drástica.
Quando uma conta recebe essa penalidade, ela não aparece no feed de hashtags, no Explorar e na localização. Apesar de continuar funcionando, o conteúdo só aparece para quem já segue o perfil.
Geralmente, a punição do Shadowban é aplicada em casos de compras de seguidores ou de curtidas, uso de bots para interação e uso de hashtags irrelevantes que não tem nada a ver com o conteúdo e são utilizadas apenas com o objetivo de aumentar o alcance.
Depois de punido, é necessário restabelecer a normalidade na conta para conseguir voltar a ter uma boa performance do conteúdo. Se você foi penalizado:
- Dê um tempo da rede social. Espere de 24 a 48 horas para logar novamente;
- Faça uma limpa nas hashtags irrelevantes e não utilize mais essa prática;
- Elimine todos os acessos de outros aplicativos;
- Evite cometer os 4 erros que listamos neste post.
Em resumo, você precisa ser autêntico, focar na relevância do conteúdo e respeitar as políticas da comunidade ao usar o Instagram.
E se você deseja aprender as melhores estratégias da atualidade para melhorar a performance do seu conteúdo, conheça a Consultoria da MVP Sports.