Está com dificuldades para aumentar o seu engajamento no Instagram? Essas dicas vão te ajudar!
Não adianta ter milhares de seguidores se o seu conteúdo não gera engajamento. A capacidade de se conectar com a audiência e gerar interação é a qualidade mais valorizada pelas marcas que buscam por influenciadores para fechar parcerias.
Porém, manter um bom engajamento exige dedicação e, principalmente, a utilização de boas estratégias. Principalmente, porque o algoritmo do Instagram tende a favorecer alguns tipos de conteúdo.
Para você que está passando por esse problema, a seguir mostramos dicas para estimular a interação do público e elevar o engajamento do seu perfil.
O que é e como funciona o engajamento no Instagram?
Entender o que é e como funciona o engajamento do Instagram, é muito importante para conseguir identificar quais estão sendo os pontos fracos do seu conteúdo. Então, vamos lá!
O engajamento é a métrica que avalia o nível de interação dos seguidores com um perfil. Para as marcas anunciantes, isso é o que determina a capacidade do criador de conteúdo de influenciar a sua audiência.
Entende-se como interação as ações que os seguidores realizam em uma publicação, como curtir, comentar, compartilhar, salvar, assistir e reagir aos stories.
Não existe uma fórmula oficial para calcular o engajamento de um perfil. De modo geral, é feita a soma do número de interações e depois o valor e dividido pela quantidade de seguidores. No final, multiplica-se por 100 para gerar um percentual. Mas, muitas pessoas também preferem medir o engajamento pelo alcance da publicação.
Um dos fatores que influenciam no engajamento do Instagram é o próprio algoritmo da plataforma. De modo geral, os posts mostrados para os usuários são aqueles que receberam mais interações. Ele entende que são esses conteúdos que as pessoas querem ver.
Além disso, quando um conteúdo é publicado, o algoritmo faz a entrega apenas para 10% da audiência. Ele só será mostrado para os demais caso essa parcela de pessoas interaja com o conteúdo.
Vale lembrar ainda, que quanto mais usuários estiverem online no momento da publicação, maior será a disputa por atenção.
Existem mais alguns fatores que são influenciados pelo algoritmo da plataforma, veja só:
- Os posts mostrados para os usuários são selecionados com base no seu comportamento e interesses;
- Os conteúdos das pessoas com quem você costuma interagir serão apresentados de forma prioritária;
- Os conteúdos novos serão atualizados para quem utiliza muito a plataforma;
- Quem segue muitos perfis pode ver menos conteúdos, já que o algoritmo trabalha de maneira mais intensa.
Após conhecer o funcionamento do algoritmo, é hora de aplicar boas estratégias para elevar o seu engajamento. As dicas que preparamos a seguir vão ajudar!
Aumente o engajamento do seu Instagram
Se é isso o que você está buscando, as estratégias a seguir te ajudarão a melhorar significativamente os seus resultados:
Crie conteúdos relevantes
Se você quer ter engajamento, precisa entregar conteúdos relevantes. Esta é a principal regra!
Um conteúdo relevante é aquele que faz sentido para o seu público-alvo e agrega valor para ele. Ou seja, pense sempre em como você pode ser útil para a sua audiência.
Para que isso seja possível, é importante conhecer muito bem a sua persona. Portanto, busque o máximo de detalhes possível sobre ela, suas dores, desejos, comportamento, estilo de vida, desafios, etc.
Capriche na identidade visual do seu perfil
A identidade visual é um elemento de extrema importância para atrair o público. A escolha das cores, a organização do feed, a essência de cada postagem, todos os elementos precisam estar em harmonia.
Isso causa uma boa impressão a todo mundo que chega ao perfil. Além disso, conteúdos bonitos e imagens com boa resolução são fundamentais para chamar a atenção e estimular o engajamento.
Mantenha uma frequência de postagem
A qualidade dos seus posts é mais importante do que a frequência. Porém, sumir da rede social e voltar quando você bem entender, vai comprometer o engajamento.
Isso acontece porque enquanto você está ausente, as pessoas irão interagir com outros perfis e irão receber cada vez menos os seus posts. Isso reduzirá o seu alcance nas próximas publicações e, consequentemente, o engajamento deve cair.
Quando você mantém uma frequência de postagem, as pessoas passarão a esperar pelo seu conteúdo e a probabilidade de elevar o engajamento é maior. Então, crie um calendário de postagem e dedique-se a ele.
Convide o público para interagir
Conteúdos que estimulam a interação do público são boas ideias para quem precisa alavancar o engajamento. Dentre eles podemos citar as enquetes, perguntas, concursos e outros formatos onde você solicite que a audiência faça algum tipo de interação com o post.
Interaja com seus seguidores
A interação com o público é tão importante quanto a criação de conteúdo de qualidade. Se o seu perfil estiver gerando engajamento, as pessoas irão comentar, enviar mensagens, marcar o perfil em outras postagens e várias outras ações.
Fique atento a esse tipo de interação, busque responder de forma frequente e gentil. Isso ajudará a criar mais conexão com o público, manterá os seguidores mais ativos e ajudará seu perfil a ganhar o tão sonhado engajamento.
Use hashtags estratégicas
As hashtags ajudam os usuários a encontrarem o seu conteúdo quando realizam alguma busca. Portanto, elas podem ajudar a aumentar o engajamento.
Porém, é muito importante utilizar hashtags que tenham relação com o conteúdo do seu perfil. Caso contrário, não conseguirá atrair os usuários ou atrairá uma audiência desqualificada.
Portanto, escolha estrategicamente as hashtags que você irá utilizar nas próximas postagens.
Aproveite os Stories
Uma das melhores ferramentas para aumentar a interação com o público é o uso dos Stories. Além de poder mostrar o dia a dia e humanizar bastante o conteúdo, existem vários recursos interessantes para gerar interação como enquetes, caixinhas de perguntas e outros.
Crie conteúdos em vídeo
Os vídeos costumam ter um engajamento maior no Instagram porque são mais envolventes. A plataforma também costuma entregar mais esse formato de conteúdo.
Portanto, criar vídeos de boa qualidade aumentam suas chances de estimular as interações do público.
Mais engajamento = Mais marcas de olho no seu perfil!
Ter um bom engajamento no Instagram é fundamental para atrair a atenção das marcas anunciantes. Para você que é influenciador na área de esportes, a MVP Sports pode te ajudar a atrair o olhar de grandes marcas do segmento. Faça seu cadastro no Hub e seja encontrado por grandes marcas.