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Como escrever um e-mail pedindo patrocínio esportivo?

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Atleta, você está em contato com uma marca para negociar patrocínio esportivo, precisa mandar um e-mail e não sabe o que escrever? Então, se liga nesse artigo, onde temos um guia completo para você.

Para conseguir captar patrocínios, você precisa de duas ferramentas essenciais: Um perfil otimizado no Instagram e um Mídia Kit poderoso. Se tiver perfis em outras redes sociais, especialmente o TikTok, isso te ajuda também.

E uma vez que você tem essas ferramentas na mão e já começou uma conversa com as marcas, hora de mandar um e-mail para negociar patrocínio. E neste artigo, você confere dicas para escrever e-mails de pedido de patrocínio profissionais e convincentes.

Primeiro, por que utilizar o e-mail para se comunicar com as marcas?

Embora alguns contatos entre atletas e marcas possam vir a ocorrer diretamente pelas redes sociais, o e-mail ainda é considerado como o canal de comunicação mais tradicional para esse tipo de negociação.

A comunicação formal de empresas, sejam elas grandes ou pequenas, é sempre feita por meio do e-mail. Portanto, utilizando essa estratégia, você tem mais chances do seu material ser visto por uma marca.

Além disso, utilizar esse canal para entrar em contato com potenciais patrocinadores é uma forma de demonstrar profissionalismo.

Mas, como escrever um e-mail convincente? Quais informações incluir nesse e-mail? Qual linguagem utilizar? A seguir, nós tiramos todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Como escrever um e-mail de pedido de patrocínio esportivo

Identifique potenciais patrocinadores

Comece fazendo um levantamento das empresas que tem alguma conexão com o seu trabalho. É muito importante que exista uma afinidade entre você e os potenciais patrocinadores. Caso contrário, será muito difícil obter um retorno positivo.

Isso acontece, porque as marcas estão em busca de pessoas que possam representá-las nas redes, a fim de alcançar a audiência desses profissionais. Se a sua audiência não for interessante para a empresa, as chances de um patrocínio são baixíssimas.

Portanto, identifique aquelas marcas que tenham conexão com seu segmento.

Utilize uma linguagem mais formal

Após identificar potenciais patrocinadores, é hora de escrever o conteúdo do e-mail. Você não precisa utilizar termos rebuscados ou se prender a ideia de escrever um texto totalmente formal.

Utilize uma linguagem simples, respeite a norma ortográfica e evite o uso de gírias e termos que possam comprometer a sua postura profissional.

Os e-mails devem ser personalizados

Você pode até criar um texto base para facilitar o seu trabalho na hora de escrever um e-mail. Mas, é primordial que cada mensagem seja escrita de maneira personalizada.

É muito importante iniciar o e-mail falando de forma direta com cada marca. Se possível, conte como você a conheceu e porque ela despertou em você um interesse de parceria.

É legal falar sobre a afinidade entre o seu trabalho e o trabalho da empresa e apontar as qualidades da sua audiência.

Fale da sua carreira

É importante deixar claro que os títulos conquistados funcionam como informações secundárias na sua proposta de patrocínio esportivo. O que as empresas realmente estão procurando hoje em dia, são números interessantes nas redes sociais.

Mas, isso não quer dizer que você não deva falar da sua carreira. Comente brevemente sobre sua experiência no esporte, conquistas e rotina de treinos.

Lembre-se que, todas as informações inseridas no e-mail devem ser pensadas de maneira estratégica para que a mensagem não fique longa demais.

Pense que isso é uma apresentação do seu trabalho e caso a empresa tenha interesse em saber mais, ela entrará em contato.

Exponha os números das suas redes sociais

Como já citamos acima, aqui está o que mais interessa para as empresas da atualidade, saber qual o impacto do seu trabalho nas plataformas digitais.

Para isso, você deve apresentar números como taxa de engajamento do perfil, alcance de publicações e exemplos de conteúdos criados, para que a empresa possa entender qual tipo de trabalho você pode realizar a partir de uma parceria.

Anexe o seu Mídia Kit

Nós já falamos aqui no Blog sobre o que é mídia kit e sua importância. Também mostramos como ele pode ajudar a conseguir patrocínios. Leia os dois artigos para saber como criar o seu documento.

O Mídia Kit funciona como uma vitrine do seu trabalho. Nele, irão constar todos os números importantes a respeito da sua plataforma de conteúdo, aumentando o potencial de convencimento junto às marcas patrocinadoras.

Ao enviar e-mails pedindo patrocínio esportivo, se você tem o mídia kit, pode criar um conteúdo de e-mail mais simples e prático e deixar que a marca confira as principais informações diretamente no documento.

Além de aumentar suas chances de convencer com a exposição dos seus números, essa é uma estratégia que transmite mais profissionalismo e credibilidade.

Conte com a ajuda de uma agência especializada

O trabalho de uma agência especializada em patrocínio esportivo, como a MVP Sports, pode te ajudar a criar propostas de patrocínio atraentes e convincentes, além de facilitar muito seu trabalho de identificar potenciais marcas parceiras.

Vamos conversar? Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp e saiba tudo sobre as nossas soluções.

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