Alcance e impressões são duas métricas muito importantes para a estratégia de redes sociais. Mas, você sabe o que cada uma delas representa?
De forma resumida, o alcance é o número de pessoas que viram um conteúdo, enquanto as impressões compreendem o número de vezes que o conteúdo foi visualizado. Achou confuso? Para entender melhor, confira o conteúdo que preparamos a seguir.
Diferença entre alcance e impressões
O alcance é o número de pessoas que entraram em contato com uma postagem. Mesmo que você tenha visualizado um conteúdo por várias vezes seguidas, no alcance, isso será contabilizado uma vez só, ou seja, a contagem é feita por usuários.
Já as impressões contabilizam todas as vezes que o post foi visualizado, mesmo que um mesmo usuário tenha feito isso várias vezes seguidas.
É por isso que, na grande maioria das vezes, o número de impressões que aparece nos relatórios de métricas, é muito superior ao alcance.
A seguir, falamos um pouco mais sobre as duas métricas.
Alcance
Corresponde ao número de pessoas que viram o conteúdo. Serve como medida de público efetivo e ajuda a analisar até onde vai a difusão do criador de conteúdo.
Se uma postagem teve 1.000 alcances em um dia, isso quer dizer que mil pessoas tiveram contato com ela.
O alcance é a métrica que você deve priorizar quando o objetivo for aumentar o público. Mas, precisa ser utilizada de maneira estratégica junto a outros elementos para alcançar o efeito esperado.
Um exemplo de ação orgânica que ajuda a aumentar o alcance de uma publicação é o uso de hashtags. Encontrar o horário ideal de postar também pode influenciar no alcance do conteúdo.
Impressões
As impressões correspondem ao número total de vezes que um conteúdo foi exibido. Ou seja, se uma mesma pessoa viu aquele conteúdo 10 vezes, todas elas serão contabilizadas como impressões.
É normal que uma mesma pessoa seja exposta a várias impressões de um conteúdo. Um reels, por exemplo, pode ser visto pelo campo de busca, quando um amigo compartilha nos stories, ao acessar o feed do criador de conteúdo, etc. Além disso, quando o usuário impulsiona o conteúdo, as chances de visualizá-lo novamente aumentam ainda mais.
É por isso que, a métrica de impressões, geralmente, apresenta os maiores números.
Mas, e o engajamento?
Nós já falamos por aqui sobre o engajamento. Ele representa o nível de interação alcançado pelo conteúdo. As interações podem incluir likes, compartilhamentos, reações, comentários, cliques, salvamentos e outros tipos de interação do público.
O engajamento é a principal métrica analisada pelas marcas antes de fechar parcerias com criadores de conteúdo. Entender a diferença entre alcance e impressões ajuda a melhorar sua estratégia em busca do engajamento.
Como melhorar as métricas de alcance e impressões?
Após compreender o conceito das duas métricas, agora é hora de entender como utilizá-las para que o seu conteúdo chegue a um número cada vez maior de pessoas.
Ao investir nesse tipo de métrica, você vai conseguir melhorar cada vez mais seu desempenho, conseguindo chamar a atenção das empresas do segmento esportivo, a fim de fechar boas parcerias.
A seguir, destacamos quais estratégias podem ser utilizadas para melhorar seus resultados.
1 – Conheça sua audiência
Alcançar 10 mil pessoas com um conteúdo não quer dizer que todas elas se interessam por ele. É por isso que nem sempre o alcance e impressões estão equilibrados com o número de engajamentos.
Para conquistar bons números em todas as métricas, é fundamental aprimorar cada vez mais o conteúdo, direcionando a criação para o público-alvo do perfil. Ou seja, quanto mais você conhecer quem está do outro lado, melhor.
Planeje sua estratégia tendo seu público-alvo em mente. Além disso, acompanhar o engajamento e saber quem curte, comenta ou salva seu conteúdo, é fundamental para saber como encontrar público em potencial.
2 – Faça o monitoramento das métricas
A principal maneira de saber se o conteúdo está tendo o desempenho esperado, é analisando sua performance por meio das métricas.
Nos posts orgânicos, por exemplo, é fundamental saber qual o melhor horário para fazer as postagens. Para isso, é preciso analisar o pico de atividade do público-alvo e definir horário e data de acordo com isso. Dessa forma, você vai explorar melhor o potencial de cada post.
Enfatizar a criação de conteúdos compartilháveis também é muito importante para garantir o engajamento do público-alvo. Na medida em que a audiência compartilhar os seus posts nas redes pessoais, então suas impressões e alcance aumentarão.
3 – Invista em hashtags e localização
Ao utilizar hashtags específicas ou marcar a localização dos seus posts, seu conteúdo irá ficar disponível para o público que está pesquisando por tais palavras-chave no Instagram.
Essa é uma estratégia simples que ajuda a conquistar um novo público. Mas, é importante saber mapear corretamente quais são as melhores hashtags para o seu perfil. Elas precisam estar relacionadas com o seu trabalho, a fim de trazer um público realmente interessado no seu conteúdo.
No caso da localização, busque saber quais localidades possam ter conexão com seu perfil.
4 – Conteúdo relevante é fundamental
Sempre que falamos em melhorar métricas no Instagram vamos acabar chegando nele: o conteúdo. Isso porque, não adianta aplicar esforços e estratégias diferentes se o conteúdo for ruim.
Tenha em mente que seus conteúdos devem entregar valor para as pessoas. Ou seja, é muito importante que aquilo que você posta seja interessante, tenha qualidade e seja útil de alguma forma.
Você pode utilizar diferentes estratégias como variação nos formatos, storytelling, campanhas humanizadas, escrita criativa, etc. Lembre-se que, para conquistar um novo seguidor, você precisa fazer o tempo dele valer a pena.
Métricas no Mídia Kit
De nada adianta você realizar todo esse trabalho e melhorar suas métricas se você não souber como apresentá-las aos potenciais parceiros.
Os números do seu perfil são os dados mais importantes no seu Mídia Kit de Influenciador. Se você quer aprender a criar um mídia kit profissional e de alta qualidade veja como a MVP Sports pode te ajudar.