Atualmente, o Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo. Ela conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos e milhões de acessos diários. Isso faz da plataforma uma das melhores ferramentas para quem deseja trabalhar com a criação de conteúdo.
Em 2016, a rede social passou a contar com a ferramenta de transmissões ao vivo. Com a pandemia causada pelo coronavírus e a necessidade de isolamento social, as lives ganharam uma enorme evidência.
Uma pesquisa do Daily Sports mostrou que as transmissões ao vivo cresceram cerca de 99% entre o mês de abril de 2020 e abril de 2021.
Além disso, existem pesquisas que mostram que a utilização de vídeos gera, em média, 21.2% a mais de interações do que o uso de imagens. Se esse número já é alto, o engajamento com vídeos ao vivo é ainda maior.
Outra informação interessante levantada por Neil Patel, é que as pessoas com idade entre 18 e 34 anos, assistem conteúdos ao vivo de forma regular.
Porém, o grande interesse da audiência não é o único fator que faz das lives uma ferramenta tão relevante para os criadores de conteúdo. O algoritmo do Instagram prioriza esse formato. O material recebe prioridade no feed de notícias e é exibido na frente de todos os stories.
Além disso, no momento em que o criador de conteúdo abre a sua live, seus seguidores são notificados de que ele está ao vivo, o que aumenta as chances de ganhar visualizações.
Para influenciadores da área esportiva, a realização de lives é uma excelente alternativa para mostrar seu trabalho, se aproximar do público e atrair a atenção das marcas.
Por que atletas devem investir em lives no Instagram?
- As lives são uma ótima alternativa para ter uma troca rápida, direta e humanizada com a audiência;
- O Instagram mostra o ícone das lives de maneira prioritária nos Stories, o que ajuda a atrair o público e aumentar as visualizações;
- É uma ótima maneira de melhorar o engajamento do perfil;
- Ao abordar temas relacionados ao mundo esportivo, o influenciador tem a oportunidade de mostrar a sua autoridade no segmento;
- Existem diversas pesquisas que mostram que os usuários preferem assistir vídeos do que ler textos longos. Isso faz com que as live seja o formato ideal para conteúdos mais longos ou densos;
- Desperta o senso de urgência para novidades da sua plataforma;
- Gera oportunidade de interagir com seguidores e conhecê-los melhor;
- Tem baixo custo e traz retornos muito positivos.
Como fazer lives no Instagram?
Basta seguir os seguintes passos:
- No Instagram, clique sobre o ícone de “+” que fica localizado na parte superior direita do aplicativo;
- Quando aparecer a lista de opções, toque sobre “Transmitir ao vivo”;
- O app abrirá a câmera e para iniciar a transmissão basta clicar sobre o botão redondo no centro inferior da tela;
- A transmissão será iniciada e para encerrá-la, basta clicar sobre o botão de “X” que fica na parte superior direita da dela e confirmar a opção.
Mas, não basta entrar ao vivo e falar qualquer coisa. Planeje o conteúdo das lives com antecedência.
A seguir, damos dicas para influenciadores esportivos que desejam produzir lives de sucesso.
Dicas para realizar lives de sucesso
O primeiro passo é considerar aqueles assuntos que são de interesse da persona. Assim como qualquer outro formato de conteúdo postado nas redes sociais, é preciso entregar algo que desperte interesse, seja útil e agregue valor para as pessoas.
Depois de definir sobre o que você irá falar, siga as dicas que mostramos a seguir:
1 – Crie um roteiro do que será dito
Mesmo que você tenha facilidade para falar em público, o roteiro é uma ferramenta muito importante para evitar erros e garantir um bom desempenho.
Roteirizar nada mais é do que estabelecer uma estrutura para ser seguida. O material não precisa ser rigoroso e nem deve ser formal. Como as redes sociais tem um caráter de informalidade, é importante manter uma fala natural.
Mas, saber o que deve ser dito em cada momento é fundamental para manter a atenção da audiência, eliminar pausas que possam gerar desconforto e evitar os vícios de linguagem.
Além disso, um conteúdo bem planejado é um diferencial para mostrar sua autoridade.
2 – Cuide do cenário
Você não precisa de uma grande produção para fazer sua transmissão ao vivo. Mas, é fundamental que o cenário seja pensado com cuidado.
A decoração deve estar de acordo com o assunto que você vai abordar. Vamos supor que você esteja falando sobre atividades físicas e bem-estar. Apresentar esse tema em um local desorganizado e com muitas informações visuais pode gerar desconforto em quem assiste.
É muito importante usar a criatividade para criar ambientes que se conectem com sua fala e que tenham uma decoração equilibrada.
Além disso, é necessário sempre verificar a luminosidade do local, a conexão com a internet e testar o posicionamento do celular, para que não ocorram problemas que interrompam a transmissão.
3 – Divulgue sua live
Assim que determinar qual será o tema abordado, o local e o horário da sua transmissão, comunique isso a sua audiência. Esse passo é fundamental para que as pessoas se organizem para assistir a transmissão e, principalmente, para aumentar seu alcance.
Utilize o feed, stories e outros canais como estratégia de divulgação.
4 – Teste o som e a imagem
Nunca inicie a sua transmissão sem os devidos testes de qualidade da imagem e do som. Os espectadores costumam perder a paciência rapidamente e falhas, por menores que sejam, podem comprometem o engajamento.
Além disso, imagem e sonorização adequadas são essenciais para facilitar a compreensão de quem assiste. Portanto, antecipe-se nos testes e garanta que você não terá problemas.
5 – Interaja com seu público
Uma das grandes vantagens das transmissões ao vivo é permitir um contato mais próximo com a audiência. Aproveite isso crie estratégias para incentivar a interação com o público.
Faça comentários que instiguem a audiência, formule perguntas, peça que os seguidores enviem suas dúvidas e opiniões, dentre outras estratégias.
Lembre-se que, é muito importante responder os comentários feitos pelos seguidores na live, ou ainda, ler esses comentários ao vivo. Isso é muito utilizado por influenciadores e estimula as pessoas a comentarem mais no conteúdo.
O que fazer depois da Live?
Como nem todas as pessoas irão conseguir assistir sua transmissão ao vivo, salve o conteúdo e disponibilize para que todos possam conferir.
Por fim, analise as métricas de alcance, engajamento e comentários. Isso pode ser utilizado para aprimorar suas próximas transmissões.
Se você é influenciador esportivo e quer ter um Instagram profissional, com conteúdos ricos e atraentes para as marcas do setor, conheça o trabalho da MVP Sports.