Se você é atleta influenciador e só compartilha conteúdos do Instagram sobre sua modalidade esportiva, saiba que está perdendo uma oportunidade incrível de aumentar sua relevância nas redes sociais e chamar a atenção das marcas.
Já falamos no Instagram sobre porque atletas devem postar sobre sua vida fora do esporte. Neste artigo, o objetivo é ajudar você a criar bons conteúdos e variar na linha editorial da sua plataforma.
Então, continue lendo e aproveite as dicas!
É natural que, sendo atleta a grande maioria dos conteúdos postados na sua plataforma tenha relação com o esporte. Mas, ao variar nos temas das postagens, você abre a possibilidade de mais empresas perceberem seu trabalho e entrarem em contato com você.
Compartilhar seus resultados no esporte é importante para mostrar autoridade no assunto. Mas, existem muito mais possibilidades para criar conteúdos interessantes e relevantes para sua audiência.
Conteúdos lifestyle são uma boa sugestão para isso. Além de mostrar sua carreira como atleta, você também pode se tornar referência em outros assuntos. Exemplos são: alimentação saudável, moda esportiva, viagens, hobbies, leituras, e muito mais.
Esse tipo de conteúdo é interessante, pois aumenta a conexão com o público. Lembre-se que pessoas gostam de ver pessoas reais e quanto mais você mostrar sua rotina além do esporte, mais se aproximará dessa humanização de conteúdo.
Mas, afinal, onde e como criar conteúdos interessantes? Quais lugares posso explorar para mostrar o meu lifestyle? Sobre o que posso falar? A seguir, você confere as dicas certas para criar conteúdos incríveis.
Onde criar conteúdos para o Instagram?
Locais de prática
Compartilhar sua rotina de treinos parece bastante óbvio, mas muitos atletas influenciadores não sabem como explorar isso para variar na criação de conteúdo.
Você pode mostrar pequenas partes do seu treino, compartilhar dicas de exercícios, ensinar como se executam corretamente determinados movimentos, mostrar os acessórios e equipamentos utilizados, dentre muitas outras possibilidades.
Se você frequenta academia para potencializar seus treinamentos esportivos, compartilhe isso também. Se faz caminhadas, natação, corrida ou qualquer outra prática, isso pode ser uma boa oportunidade para variar no tipo de postagem.
Portanto, considere todos os locais onde você pratica atividades físicas. Seja um parque, na praia, academias, etc.
Em casa
Outro lugar que possibilita a criação de conteúdo é a sua própria casa. Mostrar a rotina é uma forma de gerar aproximação com a audiência e permite que você possa criar conteúdos bastante variados.
Dicas de posts que podem ser feitos em casa são: mostrar como você organiza seus horários, como se prepara para os treinos, como se alimenta, como gosta de se vestir, quais filmes e séries que acompanha, livros que lê, hobbies criativos, como você trabalha a questão da saúde mental, autocuidado, dentre muitas outras ideias.
Você não precisa, necessariamente, associar tudo o que você posta ao esporte. Mostre sua personalidade e seja quem você é.
É importante lembrar que você não deve mostrar tudo o que acontece na sua vida nas redes. Manter uma separação clara do que é vida pessoal e profissional é importante e saudável. Então, tenha esse cuidado.
Eventos e competições
Você pode compartilhar suas experiências sobre eventos e competições que participa, além dos resultados. Mostrar os bastidores é uma boa ideia de conteúdo, afinal, as pessoas sempre tem curiosidade sobre como as coisas funcionam.
Você também pode criar conteúdos sobre suas experiências em outros eventos, onde você não está competindo, mas apenas acompanhando.
Momentos de lazer
O descanso e o lazer também são muito importantes para a vida de atleta e podem render bons conteúdos para o Instagram. Você pode falar sobre seus programas favoritos, passeios, mostrar lugares interessantes, dentre outras ideias.
Dicas importantes
Dedique-se ao planejamento de conteúdo
Se você deixar para postar somente quando tiver algum insight, terá uma grande dificuldade em manter uma consistência de postagens.
O planejamento de conteúdo é um processo que garante maior organização em todo o processo de criação. Nele, você define as linhas editoriais, quais conteúdos serão criados, o formato e datas de postagem.
Com isso, consegue manter uma rotina de postagem sem precisar quebrar a cabeça sobre o que ou quando postar.
Vale lembrar que, manter a consistência de postagens é fundamental para que o algoritmo trabalhe a seu favor e entregue seus posts para o maior número possível de pessoas.
Varie nos formatos
Você pode trabalhar com fotos, carrossel de imagens, artes editadas, vídeos, stories e outros tipos de conteúdo. Um mesmo tema ou uma mesma situação pode render posts em diferentes formatos e perspectivas.
Portanto, antes de partir para o trabalho de criação, planeje quais são os conteúdos que você pode criar a partir de cada tema ou situação.
Você pode, por exemplo, fazer uma transmissão ao vivo de um evento e depois compartilhar sua experiência final por meio de um post com fotos ou vídeos.
Pode ainda, utilizar estratégia multicanal e criar o mesmo conteúdo em formatos diferentes para atender cada rede social, como Instagram e Tik Tok.
Teste
Se você tem uma audiência altamente segmentada pode ser que nem todos os tipos de conteúdo funcionem para o seu perfil. Por isso, a dica é conhecer muito bem o seu público e testar diferentes tipos de conteúdo.
A partir dos resultados obtidos, você conseguirá avaliar quais são os temas que geram engajamento e poderá continuar apostando neles.
Aprenda com quem tem experiência no assunto
Quem está começando, geralmente, passa por dificuldades parra encontrar boas ideias de conteúdo. Receber a instrução de quem tem experiência no assunto e já conquistou grandes resultados com esse trabalho, é a melhor forma para aprimorar seu trabalho e avançar.
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