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5 características que um influenciador digital precisa ter

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Você sabia que o Brasil é o campeão mundial quando o assunto é influenciador digital? Segundo pesquisa da Nielsen, são mais de 10,5 milhões de pessoas que estão trabalhando na área, com pelo menos 1 mil seguidores cada um.

Até um tempo atrás essa ainda era uma profissão pouco comum, mas com o crescimento das redes sociais, ela tem se popularizado.

Quem deseja atuar como influenciador digital precisa construir uma audiência engajada no Instagram. Ou seja, conquistar um público fiel que interage com suas publicações e comprova sua capacidade de influenciar pessoas.

Diante de um cenário tão concorrido como o atual, onde é crescente o número de pessoas tentando se tornarem influenciadoras em todas as áreas, inclusive no esporte, o que diferencia os profissionais que realmente conseguem resultados são as 5 características que nós listamos a seguir.

1 – Deve saber criar conteúdo relevante

Conteúdo relevante é aquele que entrega algo de valor para o público-alvo, ou seja, que consegue chamar a atenção, ser útil e gerar identificação em quem o recebe.

Vai muito além de saber produzir um vídeo ou editar uma imagem, pois depende do conhecimento que o influenciador tem do seu público, da criatividade e da sua capacidade de colocar sua personalidade naquilo que está produzindo.

O conteúdo relevante tem a capacidade de estimular reações como curtir, comentar ou compartilhar. São essas reações que aumentam as taxas de engajamento do perfil e, consequentemente, fazem com que ele atinja cada vez mais pessoas.

Portanto, a primeira característica fundamental de quem quer se profissionalizar como influenciador digital na área esportiva, é saber criar conteúdo que tem relevância para sua audiência.

Para isso, é necessário estudar sobre técnicas de criação de conteúdo, buscar conhecer a fundo seu público e explorar as possibilidades de temas, formatos de conteúdo e ferramentas que o Instagram oferece.

2 – Deve ter o Mídia Kit atualizado

Se você acompanha o Blog da MVP Sports, já deve saber que o Mídia Kit é um documento importantíssimo para o influenciador digital. Inclusive, nós temos um serviço exclusivo para criação de Mídia kit.

Mas, não basta ter um Mídia kit e não atualizar o documento. No Mídia Kit estão todas as informações importantes sobre você e o seu perfil na rede social. Com o passar do tempo, as métricas e os números do seu perfil mudam, então, é preciso que o documento seja atualizado.

As marcas querem informações atuais para que possam tomar decisões assertivas ao fechar parcerias com influenciadores. Um documento bem feito e devidamente atualizado, faz com que o contratante consiga avaliar o seu trabalho com precisão.

Além disso, ter o Mídia Kit atualizado ajuda a retornar propostas comerciais de maneira mais rápida e facilita a negociação com as marcas, aumenta sua credibilidade e transmite profissionalismo.

Portanto, faça uma revisão periódica dos dados do seu Mídia Kit e mantenha-o atualizado.

3 – Deve ter canais de contato disponíveis e responder com prontidão

Como já citamos no início do post, a concorrência é cada vez mais acirrada neste meio. Portanto, é fundamental facilitar ao máximo o contato com potenciais patrocinadores.

Dificilmente, uma marca vai ir atrás de um influenciador que se mostra inacessível, ou seja, que não tem contatos disponibilizados no perfil ou demora a retornar uma mensagem.

O Instagram permite que você divulgue seus meios de contato no bio do perfil. O meio mais utilizado é o e-mail, mas você também pode disponibilizar um número de WhatsApp profissional.

Não é recomendado disponibilizar contatos pessoais, já que a rede social é pública. O ideal é ter telefone e e-mail profissionais.

Mas, não adianta ter vários canais de contato e não os responder de maneira rápida e eficiente. No meio publicitário, as demandas costumam ser urgentes. Lembre-se que para cada proposta, haverá muitos influenciadores em prontidão para aceitar.

Sendo assim, quando você demora a retornar as mensagens, o natural é que o contratante busque por outro profissional. Ao não responder com prontidão você estará perdendo oportunidades de trabalho que podem ser primordiais para sua carreira.

4 – Deve saber cumprir prazos

O cumprimento de prazos é algo fundamental em qualquer profissão. Mas, quando estamos falando de internet, onde tudo é muito rápido, esse é um critério ainda mais valorizado pelas marcas.

Influenciadores digitais mais experientes e com uma audiência grande já contam com profissionais que executam várias funções como filmar e editar vídeos, planejar postagens, etc. Mas, quem está no início da carreira precisa cumprir com todas as etapas sozinho, o que demanda de tempo e, principalmente, de planejamento.

Ao aceitar um trabalho, você receberá o briefing e o prazo para entrega. Não cumprir com o estabelecido faz com que você perca a credibilidade e a reputação. Portanto, faça um cronograma do que precisa ser feito e trabalhe para entregar os conteúdos nas datas firmadas.

Caso você tenha problemas com o prazo, o mais recomendado é entrar em contato imediatamente para negociar, ou seja, antes que esse prazo chegue ao fim, sendo realista com as condições que estão te levando a solicitar alteração da data.

5 – Deve emitir Nota Fiscal

Assim como em qualquer outra profissão, ao atuar como influenciador digital, é necessário cumprir com as obrigações legais, como o pagamento de impostos.

Esse processo é possível por meio da emissão de Nota Fiscal dos trabalhos realizados.

No momento da seleção de influenciadores, as marcas já avaliam isso. Afinal, para fazer uma contratação legal, elas precisam do documento. Quem não emite Nota Fiscal vai acabar perdendo oportunidades.

O influenciador que está iniciando deve abrir uma empresa para conseguir fazer a emissão das notas. O mais comum é iniciar como MEI (Microempreendedor Individual). O processo de abertura desse tipo de empresa pode ser feito pela internet.

E aí, curtiu o conteúdo? Se você quer se tornar influenciador na área esportiva pode contar com a ajuda de um time de expertises no assunto. Conheça a nossa consultoria e comece a monetizar em menos de 3 meses.

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