O patrocínio esportivo é uma das principais formas dos atletas sobreviverem do esporte e se manterem nas competições. Mas, muitos desses atletas ainda não sabem como fazer para serem notados pelas marcas e conquistar novas parcerias.
Cerca de 42% dos atletas brasileiros que disputaram as Olímpiadas de Tóquio, no Japão, em 2020, não receberam patrocínio. Esse cenário é bastante preocupante e mostra que ainda existe muito despreparo na área esportiva.
A seguir, nós mostramos como trabalhar para ampliar a visibilidade do seu trabalho e despertar o interesse das marcas utilizando as ferramentas digitais.
O que é ser um atleta patrocinado?
O patrocínio é um apoio financeiro que as marcas oferecem aos atletas. Esse valor pode ser utilizado para a manutenção da sua carreira esportiva, compra de uniformes e equipamentos, contratação de treinadores, participação em competições, dentre outros objetivos.
Em troca do valor, há que se executar ações de publicidade a favor da marca, como colocar a logo nos uniformes, em equipamentos esportivos ou criar conteúdo nas redes sociais mostrando os produtos, serviços e ideias dessa marca. Cada patrocínio é negociado de forma particular.
Nesse tipo de parceria ambas as partes saem ganhando. A marca consegue levar seu nome para o público que acompanha o atleta e o atleta tem seu nome associado a uma marca, ampliando também a sua visibilidade.
O que um atleta precisa para conquistar patrocínios?
Existem muitas marcas em busca de atletas para patrocínios. Ao mesmo tempo em que existem muitos atletas em busca de novas oportunidades. Portanto, para ser notado, é preciso um trabalho sério, profissional e constante na divulgação da sua imagem.
As marcas costumam investir em atletas que mostram profissionalismo, dedicação e que sabem se conectar com o público.
Além disso, para conquistar novas oportunidades, é importante saber utilizar as ferramentas certas e trabalhar de maneira ativa.
A seguir, nós damos dicas infalíveis para você ganhar visibilidade, atrair os olhares das marcas e conquistar patrocínios.
1 – Cuide da sua imagem
A sua imagem precisa de cuidado constante. Afinal, é ela quem irá despertar o interesse das marcas patrocinadoras.
Você pode ser muito bom no seu esporte, mas se não tiver uma boa presença online, por exemplo, dificilmente conseguirá uma oportunidade de patrocínio. Lembre-se que, as marcas querem estar onde o público está. Então, você precisa atrair esse público.
Se dedicar a criação de novos canais de comunicação e apresentar sua imagem de uma forma estratégica nas redes, é fundamental para que seja possível conquistar a atenção de marcas dispostas a investir no seu trabalho.
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2 – Construa uma audiência fiel
Quando uma marca patrocina um atleta, ela está em busca de um caminho para chegar até uma audiência, composta por potenciais clientes.
Portanto, umas das melhores formas de tornar seu trabalho atrativo para as grandes marcas do segmento esportivo, é conquistando um público fiel.
Um público fiel é aquele que acompanha o seu trabalho, vibra por suas conquistas e engaja seus conteúdos nas redes sociais.
Para conquistá-lo, é fundamental manter uma constância na publicação de conteúdos que mostrem seu dia a dia, sua carreira, conquistas e gerem o senso de proximidade com esse público.
Além disso, é preciso estar sempre interagindo com a audiência para mantê-la fiel ao seu trabalho.
3 – Mostre autoridade
A autoridade é um conceito que utilizamos para definir aquelas pessoas que realmente dominam um assunto ou uma habilidade. É isso que faz com que alguém seja visto como uma referência.
Um atleta que está sempre conquistando vitórias, é muito bem visto pelas marcas. Assim como, aqueles que sabem mostrar seu domínio da modalidade, conhecimento e força de vontade.
Para mostrar que é uma autoridade no que você faz, é importante saber como construir sua imagem, como se posicionar, falar e apresentar seu trabalho. Além disso, o conteúdo criado para as redes sociais é de extrema relevância nesse sentido.
4 – Tenha um bom Mídia Kit
Atualmente, as plataformas digitais são o principal meio dos atletas de conquistar novos patrocínios. Com o advento da pandemia, houve um crescimento gigantesco das redes sociais e com isso, as empresas precisaram abraçar estratégias para marcar presença online.
Isso também fez com que crescesse o número de influenciadores digitais, que são pessoas que trabalham criando conteúdo para as mídias sociais. Dessa forma, os atletas também passaram a ter a oportunidade de conquistar patrocínios em troca da criação de conteúdo.
O mídia kit é um documento que apresenta você, seu trabalho como atleta e as formas de divulgação que você pode oferecer para potenciais marcas parceiras.
Ele serve como uma vitrine do seu trabalho e apresenta uma proposta clara, objetiva e convincente para fechar novas parceiras.
Nós já falamos por aqui sobre como criar um bom mídia kit. Não deixe de conferir esse conteúdo, pois ele irá te ajudar a construir um documento assertivo para apresentar sua imagem às empresas.
5 – Seja constante
A constância é fundamental para manter o interesse das marcas no seu trabalho. Não adianta você ter um perfil otimizado no Instagram, por exemplo, e não postar conteúdos com frequência.
A falta de constância faz com que você perca o engajamento da audiência, que é o principal atrativo para as marcas que querem marcar presença nas plataformas digitais.
Portanto, estude muito sobre a criação de conteúdo e dedique-se a manter uma rotina de postagem e interação em suas redes.
6 – Conheça as soluções da MVP Sports
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