Você já se imaginou sendo patrocinado pela Nike? A empresa é uma das mais famosas do mundo e costuma investir alto em patrocínios esportivos.
Entre os patrocínios mais conhecidos estão os de atletas de diferentes modalidades esportivas, clubes de futebol e até seleções.
A marca também investe em criadores de conteúdo. Em 2022, por exemplo, ela firmou um acordo de patrocínio com o Canal Desimpedidos.
Mas, o que fazer para ser patrocinado pela Nike? Como esses atletas, equipes e criadores de conteúdo conseguiram fechar contratos com a marca? A seguir, nós esclarecemos esse assunto.
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Como ser patrocinado pela Nike?
Segundo o próprio site da Nike, a marca não aceita pedidos voluntários de patrocínio. A marca possui um setor que é responsável por mapear atletas, equipes, criadores ou eventos esportivos e é ela quem costuma propor os patrocínios.
Ou seja, se você quer ser patrocinado pela empresa precisa se dedicar a ampliar sua visibilidade e mostrar um trabalho relevante na área esportiva para que tenha chances de um dia fazer parte do rol de pessoas que recebem valores da empresa.
A Nike costuma investir alto para promover a sua marca e uma boa parte dos seus investimentos em marketing são aplicados em patrocínios.
Somente para fornecimento de uniformes de equipes, estima-se que a marca tenha cerca de 84 bilhões de dólares aplicados em quase 200 equipes pelo mundo.
Em geral, a Nike oferece patrocínios altos e os atletas acabam se tornando uma espécie de embaixadores da marca.
Como trabalhar para ser notado pela Nike?
Como você já pôde perceber, os patrocínios da Nike são para atletas, equipes, criadores de conteúdo ou eventos são selecionados pelo time de marketing da empresa.
Isso quer dizer que, não há como enviar um pedido de patrocínio, é necessário realizar um trabalho estratégico para tentar ser notado pela marca.
Em geral, marcas desse porte buscam por criadores de conteúdo que já tem uma audiência consolidada e que entregam conteúdos que realmente impactam essa audiência com boas taxas de engajamento.
Dessa forma, podemos entender que o caminho para alcançar a visibilidade de grandes patrocinadores é construir um trabalho de alta qualidade nas redes sociais.
A seguir, elencamos algumas dicas fundamentais para você criar conteúdo relevante, construir uma audiência fiel e ampliar sua visibilidade na internet.
Cuide da sua imagem
Mesmo que você esteja começando a sua carreira como influenciador esportivo, o cuidado com usa imagem pessoal é de suma importância para conseguir alcançar reconhecimento, seja do público ou das empresas patrocinadoras.
Quando se fala em cuidar da imagem pessoal, é cuidar da qualidade estética do seu trabalho, mas principalmente, manter sempre o profissionalismo, ser honesto e verdadeiro com seu público.
Construir um trabalho consistente é muito importante para conquistar e manter uma audiência fiel.
Crie conteúdo de qualidade
A qualidade do conteúdo é um dos principais fatores avaliados pelas empresas ao selecionar um influenciador para patrocínios. Além disso, para alcançar boas taxas de engajamento, você precisará entregar valor para o público.
Portanto, trabalhe no desenvolvimento de conteúdos que atendam os anseios da audiência, entreguem valor, sejam úteis e criativos.
Quanto mais qualidade você atingir, maiores são as suas chances de gerar engajamento e ganhar visibilidade com seu trabalho. Resumindo, o conteúdo deve ser o foco principal do seu trabalho.
Crie conexão com o público
A base do Marketing de Influência é a confiança. É por meio da confiança construída ao longo do tempo, que o criador de conteúdo ganha a capacidade de influenciar as pessoas que o seguem a executar alguma ação.
Para conquistar uma audiência fiel, não basta postar com frequência, é necessário estabelecer um bom relacionamento com os seguidores. Portanto, fique atento às estratégias para se conectar ao seu público e consequentemente aprender como ser patrocinado.
Grandes marcas como a Nike costumam escolher profissionais que são queridos pelo público para representarem seus produtos e ideias.
Seja comprometido com suas parcerias
Uma empresa não vai investir em um criador de conteúdo que não demonstra interesse real pelas oportunidades de trabalho. Portanto, seja comprometido com as marcas parceiros e busque sempre entregar conteúdo de qualidade.
Os trabalhos já realizados podem ser uma porta para novas oportunidades.
Não descarte pequenas oportunidades
Principalmente para quem está começando, é natural que as primeiras oportunidades de parceira venham de empresas menores com propostas de trabalho mais curtas.
Aproveite essas oportunidades para mostrar o seu trabalho e aprender com as experiências que as parcerias irão te proporcionar.
Busque conhecimento
Trabalhar com as mídias sociais pode parecer algo simples quando você olha de fora. Mas, a grande verdade é que para obter sucesso nessa jornada, é preciso consistência, dedicação e muito estudo.
É necessário conhecer bem o funcionamento do algoritmo das plataformas para definir estratégias que contribuam para melhorar a performance da entrega dos seus conteúdos e estimular a interação da audiência.
Para isso, você deve se dedicar a buscar conhecimento, a fim de aprimorar cada vez mais a sua estratégia.
Conte com a assessoria de uma Agência especializada
Muitas vezes, os influenciadores podem encontrar dificuldade em mapear possíveis patrocinadores e fechar contratos de parcerias por si só. E por mais que você seja esforçado, sem retorno financeiro é muito difícil continuar com um trabalho consistente e de qualidade.
Uma das alternativas para solucionar essa situação é encontrar uma agência de marketing esportivo que faça a ponte entre você e as marcas do setor esportivo.
A MVP Sports realiza esse trabalho e já conseguiu fechar parcerias dos atletas do nosso Hub de Influência com diversas marcas do segmento esportivo.
A grande vantagem de ter a assessoria de uma agência experiente, é que ela já possui uma base de contatos, além de ter profundo conhecimento sobre as mídias sociais e estratégias de desempenho para criadores.