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Saiba como pedir patrocínio para equipes esportivas

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O patrocínio de equipes esportivas é a prática mais tradicional do Marketing Esportivo e pro isso a importância de saber como pedir patrocínio. O primeiro time da história a ter uma marca estampada em seu uniforme em troca de apoio financeiro, foi o Eintracht Braunschweig, da Alemanha, em 1973.

No dia 27 de março daquele ano, os jogadores entraram em campo com uma camisa que tinha a logo do famoso licor alemão Jägermeister no lugar da sua logo oficial. Para isso, receberam o total de 100 mil marcos alemães.

Com o avanço das comunicações, o patrocínio esportivo foi ganhando novos formatos, indo muito além das logos estampadas nas camisas. A evolução da profissionalização do esporte foi um fator chave para que isso ocorresse. 

Atualmente, clubes de todos os tamanhos e modalidades buscam por patrocinadores a fim de alcançarem melhores condições de trabalho, infraestrutura, melhoria no pagamento de seus profissionais, dentre outros objetivos.

Com o fenômeno das redes sociais, isso ganhou ainda mais amplitude. As marcas querem cada vez mais terem seus nomes associados a equipes e atletas e o trabalho de marketing esportivo nas mídias se tornou fundamental para conseguir chamar atenção das empresas do setor.

Porém, neste cenário onde tantos atletas e equipes estão tentando captar recursos via patrocínio, para  conseguir se destacar é necessário realizar um trabalho profissional e consistente.

Se você está em busca de informações sobre como conseguir patrocínio para equipes esportivas, siga à risca as dicas que pontuamos a seguir.

Cuidado com a imagem profissional da equipe

Não tem como falar em marketing esportivo sem tocar no assunto profissionalismo. As marcas querem ter seus nomes associados a atletas e equipes que são bem vistos pelo público.

Um patrocínio financeiro tem como objetivo dar apoio aos trabalhos da equipe, mas para as empresas a ideia é melhorar sua comunicação com o público, ampliar as vendas e potencializar os valores da marca.

Para que isso seja possível, elas buscam por equipes que tenham uma boa visibilidade, sejam queridas pelo público, tenham reputação, credibilidade e valores reconhecidos.

Portanto, o cuidado com a imagem da equipe é de suma importância para conseguir patrocínios.

Tenha uma boa estratégias de mídias sociais

As redes sociais se tornaram uma poderosa ferramenta de comunicação e as empresas estão de olho nas equipes que têm um bom desempenho nas novas mídias. Afinal, o que elas querem é estar onde o público está.

Não importa o tamanho da equipe ou a modalidade esportiva, se ela não está na internet será muito difícil convencer as marcas patrocinadoras.

Uma boa estratégia de mídias sociais proporciona diversas vantagens para as equipes, começando pela melhora da imagem, ampliação da visibilidade, aumento do número de seguidores e sócios, maior interação com os fãs e torcedores e maiores chances de atrair a atenção de grandes marcas do setor esportivo.

As redes sociais são muito importantes porque elas modificaram a forma como os atletas ou equipes se comunicam com seu público, proporcionando muito mais agilidade, velocidade e proximidade.

Como o que as marcas buscam é oportunidades para elevar o seu nome e vender seus produtos, uma equipe esportiva que tem uma boa audiência na internet representa uma ótima oportunidade de investimento.

Para conseguir isso, é necessário ter uma boa estratégia de mídias, criar conteúdo de qualidade e postar de maneira consistente nas redes. E isso vale tanto para os perfis oficiais da equipe quanto para os perfis dos atletas que a compõem.

E já que falamos de conteúdo, vamos a próxima dica.

Produza conteúdo de qualidade

Se antigamente, os patrocínios esportivos previam apenas a estampa da marca nas  camisas, hoje em dia isso mudou muito. Quando falamos em marketing esportivo na atualidade, o conteúdo para redes sociais tem extrema importância.

O que as empresas buscam é ter seu nome presente em campanhas que impactem o público e gerem engajamento. Para isso, as equipes precisam focar na criação de conteúdo interessante, criativo e relevante.

Além disso, é importante manter a consistência de postagens. Isso porque, o volume de informações nas redes sociais é muito grande, e aqueles perfis que não costumam manter uma periodicidade de postagens, acabam tendo seu conteúdo menos valorizado pelos algoritmos.

Dificilmente uma marca vai querer investir em um time que não marca presença nas redes com conteúdo de qualidade.

Valorize as parcerias de patrocínio fechadas

Sempre que um patrocínio é fechado, tanto a empresa quanto a equipe terão que cumprir com alguns deveres estabelecidos em contrato. Dentre eles está a veiculação do nome, logo e outras informações da empresa, criação de campanhas nas redes sociais, etc.

Quando a equipe consegue conquistar um patrocínio, é muito importante que ela cumpra com as obrigações contratuais e trabalhe para entregar um resultado de alta qualidade nos materiais de divulgação criados.

Isso porque, é muito provável que outras marcas avaliem esse trabalho antes de um possível contrato. 

Equipes esportivas que não valorizam os patrocínios fechados, mesmo que pequenos, podem perder sua credibilidade e ter maiores dificuldades para conseguir novas parcerias.

Tenha um bom material de apresentação (Mídia Kit)

O material de apresentação que será enviado para as empresas junto com a solicitação de patrocínio deve convencê-las de que vale a pena investir na sua equipe. 

Para isso, é preciso muita atenção ao criá-lo para conseguir apresentar de forma organizada e objetiva todas as informações importantes como história da equipe, trajetória, competições, conquistas, números alcançados nas redes sociais, trabalhos já realizados com outras marcas, etc.

Caso o time ainda não possua um material de apresentação de qualidade, sugerimos que você conheça o trabalho de criação de Mídia Kit da MVP Sports.

Saiba entrar em contato com as empresas

Cada empresa pode adotar métodos próprios de mapeamento de atletas e equipes para patrocínio. Graças às redes sociais, quem tem um trabalho consistente e profissional pode ser facilmente encontrado por várias marcas.

Porém, em muitos casos pode ser necessário entrar em contato. Algumas marcas aceitam pedidos de patrocínio via e-mail ou via formulários disponibilizados em seus sites.

Dessa forma, o primeiro passo é descobrir o canal de contato utilizado pela empresa e o segundo é escrever a mensagem de pedido de patrocínio. Infelizmente, existem muitos atletas e equipes que ainda desconhecem os caminhos para conseguir bons patrocínios. Se esse é o seu caso, conheça o Patrocínio Para atletas, um guia completo para você aprender e colocar em prática as melhores estratégias para conseguir patrocínios.

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