Recentemente, a empresa Meta anunciou a chegada de novos recursos para a monetização no Instagram e no Facebook.
Para quem trabalha ou deseja trabalhar com a rede social, essas novas alternativas ampliam as possibilidades de gerar renda através da plataforma.
Mas, afinal, o que é monetizar? O que vai mudar com essas atualizações? Quais são as ferramentas tradicionais de monetização? A seguir, nós contamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
O que é a monetização do Instagram?
Monetizar é utilizar o Instagram para ganhar dinheiro. Essa renda pode ser gerada a partir da própria rede social com a veiculação de anúncios, parcerias e campanhas de publicidade, venda de produtos ou serviços, dentre outras estratégias.
Para conseguir monetizar um perfil, é necessário saber como utilizar o Instagram para gerar alcance e influência, algo que exige muito trabalho e dedicação.
Para muitas pessoas o Instagram tem se tornando o seu principal canal de faturamento. Mas, ele também pode ser um canal alternativo.
A escolha de qual a melhor forma de monetizar um perfil depende muito do que a pessoa faz, qual sua área de atuação, tipo de conteúdo que cria, e outros detalhes. Além disso, é fundamental ter um bom conhecimento da audiência para saber como o seu público pode ser alcançado, utilizando as melhores estratégias para isso.
Quais os benefícios de monetizar no Instagram?
- É possível faturar com uma ferramenta que tem alto potencial;
- Possibilidade de escalar os ganhos. Afinal, quanto mais você crescer na rede sociais, maior poderá ser o seu faturamento;
- Diferentes formas de monetizar por meio da criação de conteúdo;
- O Instagram é uma das redes sociais que mais cresce no mundo, portanto, vale a pena investir na criação de conteúdo para essa plataforma.
Novas formas de monetizar o Instagram
Recentemente, a meta, empresa que é dona do Instagram e do Facebook, anunciou que lançará novas formas de monetizar o Instagram e o Facebook. Para quem trabalha com a criação de conteúdo, é fundamental ficar de olho nessas atualizações, afinal elas representam novas oportunidades de negócio.
Uma das mudanças que permitirá monetização via Facebook e Instagram é o programa Estrelas, que até então se restringia a criadores de conteúdo selecionados.
Agora, todos os criadores de conteúdo que tenham pelo menos mil seguidores pelo período de 60 dias também poderão utilizar o recurso que pode ser acessado por meio do Meta for Creations.
Outra novidade é que tanto o Instagram quanto o Facebook passarão por uma ampliação no compartilhamento de NFTs. A utilização dos tokens não fungíveis tem como objetivo adequar as plataformas ao metaverso.
Marketplace para criadores de conteúdo
Além das novidades citadas acima, a empresa anunciou que, em breve, os criadores de conteúdo do Instagram contarão com um marketplace.
A plataforma irá funcionar como uma espécie de ponte entre as empresas e os influenciadores digitais, que poderão fazer uso desse espaço para mostrar quais são os assuntos e as marcas que despertam seu interesse.
Nessa seção, os influenciadores poderão descobrir novas oportunidades de parcerias, além de gerenciar aquelas que já estão em andamento.
O marketplace contará ainda com uma seção para troca de mensagens entre os criadores e as marcas. Além disso, está sendo testada a função de intermediação de pagamentos, que permitirá que as empresas paguem os influencers diretamente pela plataforma.
Compartilhamento de NFT
Os criadores do Instagram também passarão a contar com a ampliação do compartilhamento de NFTs. O recurso encontra-se em fase de testes.
Haverá a possibilidade de introduzir o compartilhamento de colecionáveis digitais por meio do Instagram Stories. Esses colecionáveis serão criados por um software específico.
Formas tradicionais de monetizar o Instagram
Além das novidades anunciadas pela Meta, existem aquelas formas já tradicionais de monetizar uma conta no Instagram.
Para quem trabalha com influência esportiva, saber utilizá-las é fundamental para conseguir encontrar a melhor estratégia para monetizar seu perfil e gerar renda a partir dele. A seguir, falamos das mais utilizadas atualmente:
Programa de afiliados
Os programas de afiliados são recursos que permitem que qualquer pessoa venda produtos digitais de outras pessoas, ganhando uma comissão por isso.
Muitos influenciadores utilizam suas contas para divulgar esses produtos e gerar renda a partir das vendas realizadas.
Para conseguir monetizar no Instagram como afiliado é fundamental ter uma audiência engajada e trabalhar sempre com produtos relacionados com o nicho de atuação.
Criação de infoprodutos
Há ainda os influenciadores que optam pela criação dos seus próprios infopropdutos, utilizando o Instagram para divulgar e vender esses materiais.
Infoprodutos podem ser cursos, e-books, estratégias e outros materiais. Geralmente, tem estreita associação com o nicho de atuação do influenciador.
Atletas, por exemplo, podem vender infoprodutos que falem de assuntos relacionados à área esportiva, como treinamentos, dietas, e outros assuntos.
Lojas virtuais
As lojas são uma oportunidade de aproveitar a audiência no Instagram para vender produtos físicos. Nesse caso, os influenciadores costumam abrir seus próprios negócios e utilizam a plataforma para falar dos seus produtos e impulsionar as vendas.
Exemplos são influenciadores que criam suas próprias marcas de roupas, por exemplo.
Marketing de Influência
A influência é, sem dúvidas, a estratégia de monetização do momento. Para entrar nesse mercado, os criadores de conteúdo precisam ter uma audiência engajada e um conteúdo de qualidade para chamar a atenção das marcas.
No marketing de influência, a voz ativa dos influencers é utilizada em favor das marcas e eles recebem pela divulgação realizada.
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