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Como um atleta, você pode ser um ótimo palestrante. Confira três dicas para isso!

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Quando um atleta soma muitas conquistas na carreira, geralmente ele é chamado para uma palestra esportiva, onde possa contar sua história a uma empresa, clube ou escola, e deve estar preparado para essas oportunidades.

A imagem do esporte sempre está associada a valores dessas instituições, como trabalho em equipe, superação, motivação e liderança, é isso que a empresa espera do atleta. Uma profunda abordagem sobre o assunto baseada na experiência que ele teve e nas conquistas ao longo da carreira.

Além disso, a carga de emoção que uma conquista traz sempre deixa a palestra mais interessante e cativante para quem assiste.
Mas para que os desejos da empresa na hora de contratar um atleta para uma palestra sejam atendidos, é preciso que ele se prepare bem para a ocasião. Veja abaixo três dicas que deixamos para se torar um bom palestrante.

1. Palestra esportiva não é bate-papo

– Primeiramente tenha bem definido se será uma palestra ou um bate-papo. Isto porque a palestra tem um tema definido e um objetivo bem esclarecido. E dependendo de quais forem, a palestra pode mudar radicalmente. Um bate-papo é uma atividade mais descontraída, mais aberta a diferentes públicos e o objetivo maior é a interação do atleta com os participantes. Além disso, a história de vida e carreira do atleta conta muito para uma boa palestra. Clodoaldo Silva (foto) e Paula Pequeno são dois claros exemplos de atletas que conseguiram traduzir sua trajetória e conquistas em interessantes e cativantes palestras. Eles conquistaram medalhas de ouro nas Paralimpíadas e Olimpíadas, respectivamente, superaram questões físicas e emocionaram o Brasil ao subir no pódio, agora relatam essas experiências.

2. Conheça seu público

– Uma vez que você definiu o tema de sua palestra, é muito importante saber quem estará lá assistindo, e fazendo perguntas. “O público é a razão do palestrante existir. Embora cada um tenha a sua história e sua área específica de atuação, sempre é possível fazer analogias com as pessoas e suas atividades profissionais. Isso enriquece a palestra e aproxima palestrante e público”, afirma Bianco Júnior, palestrante há 17 anos. O receptor é uma parte tão crucial da comunicação que, por exemplo, uma emissora de TV chega a fazer grandes mudanças na sua grade por conta disso.

3. Planeje a postura e a dinâmica

– Agora, você deve definir os detalhes da palestra. Vale muito a pena considera-los todos, para que não atrapalhe o ritmo da palestra e mantenha o público interessado no que você está falando. Para isso, faça a si mesmo algumas perguntas. “Vou usar um material visual?”, “Se sim, quem vai cuidar disso na hora?”, “Vou usar mais algum material?”, “Peço à plateia para responder alguma coisa?”, “Deixo as perguntas para o final?”, “Como será a introdução?”. Para a Life Coach Anna Kniss, um destes fatores é muito importante no momento da palestra. “O contato visual tem grande peso, tanto que é muito diferente quando a gente deixa a mesma palestra em podcast. As reações são bem diferentes ao mesmo conteúdo”.

Quer saber mais sobre os palestrantes do nosso casting? Entre em contato conosco ou entre em contato pelo WhatsApp. Todos os palestrantes estão disponíveis para eventos online, por conta da pandemia.

[Foto: Reprodução]

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