Se você chegou até aqui em busca de uma solução rápida para recuperar sua conta hackeada no Instagram, a seguir nós trouxemos dicas para você fazer a recuperação e não entrar em pânico.
Se você percebeu que existem alterações no seu perfil que não foram feitas por você, pode ser que exista uma outra pessoa utilizando a conta, ou seja, seu perfil foi hackeado.
A boa notícia é que existem alternativas para recuperar a conta e expulsar o invasor sem a necessidade de pagar para que um profissional faça o processo.
Você pode ter a conta invadida e ainda conseguir acessá-la. Porém, em alguns casos, o invasor troca a senha e você perde o acesso a conta. Nos dois casos, busque seguir as dicas que mostramos logo a seguir.
Altere a senha da conta
Caso você ainda esteja logado na sua conta, a primeira ação ao desconfiar da possibilidade de uma invasão, é fazer a alteração da senha. Afinal, se alguém acessou sua conta é porque descobriu essa senha.
Geralmente, isso acontece quando você utiliza combinações fáceis, o que não dá muito trabalho para os hackers.
Portanto, a primeira ação a ser tomada é trocar a senha da sua conta.
Uma recomendação muito comum é não utilizar a mesma combinação para contas diferentes. Pois, caso um hacker descubra a senha, você pode perder várias contas ao mesmo tempo (Facebook, E-mail, Instagram, etc.).
Além disso, é indicado utilizar uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais para dificultar a vida dos hackers. Jamais utilize dados que são fáceis de adivinhar como o número de telefone, a data de nascimento, nome da mãe, filhos, etc.
Outra dica é utilizar um aplicativo gerenciador de senhas, que ajuda a manter combinações diferentes de senhas para diferentes contas.
Ative a verificação em duas etapas
Esse recurso foi disponibilizado recentemente pelo Instagram para adicionar uma camada de segurança a mais nas contas. Com ele, ao acessar a conta, além de exigir a senha, você precisará inserir um código numérico de seis dígitos.
O código fica disponível em um app para gerenciar códigos de verificação em duas etapas, como o Google Authenticator. Ou ainda, pode ser enviado via SMS para o seu celular.
Com a opção ativada, mesmo que o invasor descubra a sua senha, ele precisará digitar essa segunda informação que só estará disponível para o seu celular. Por isso, é muito recomendado que você ative a verificação em duas etapas na conta do Instagram.
Tais ações vão ajudar a prevenir acessos indevidos na sua conta. Porém, caso o invasor esteja logado com as suas credenciais antigas, é necessário revogar o acesso dos dispositivos conectados à sua conta.
Revise os dispositivos logados na conta
O Instagram possui um menu que permite que você desconecte de maneira remota dispositivos que estejam conectados à sua conta. O processo pode ser feito tanto do celular quanto do computador.
Nessa opção, os dispositivos são exibidos na ordem cronológica e com o nome do aparelho. Verifique se existem dispositivos que não correspondem ao seu e revogue o acesso.
Outra dica é se atentar aos aplicativos que tem acesso autorizado à sua conta do Instagram. Geralmente, são apps de estatística, sorteios e outros que pedem para você autorizar o acesso quando são instalados. Nestes apps, podem conter códigos maliciosos para controlar a sua conta.
Para solucionar essa questão, revogue o acesso dos aplicativos que estão conectados ao seu Instagram.
Já perdi o acesso a minha conta. E agora?
Se você perdeu o acesso a sua conta do Instagram, isso significa que o invasor fez a alteração da senha e desconectou o seu dispositivo da rede social.
Há casos onde os invasores permanecem utilizando a conta com suas informações pessoais, como telefone e e-mail. Em outros, eles alteram esses dados dificultando ainda mais a recuperação da conta.
O processo a ser seguido para recuperar conta do Instagram hackeada depende do que o hacker fez.
O que fazer caso ainda tenha as informações de login
Se o e-mail da conta ainda continua o mesmo, você ainda pode recuperar a senha do Instagram. Para isso, vá em “Esqueceu sua senha?”, informe o e-mail de cadastro e siga os passos para recuperação da senha.
O Instagram vai enviar um código de acesso para o seu e-mail que deve ser utilizado para abrir a conta. Em seguida, troque a senha e remova os dispositivos logados rapidamente.
E-mail e telefone foram alterados
Caso o hacker tenha feito a alteração das suas informações de login, você precisará entrar em contato com o suporte do Instagram para que ele faça a verificação da conta.
Para isso, selecione “Esqueceu sua senha?”, informe o seu nome de usuário e depois toque na opção “Precisa de mais ajuda?”.
Na sequência, o Instagram vai tentar novamente fazer a recuperação da senha utilizando seus dados. Então, selecione a opção “Obtenha Suporte”.
Depois disso, você precisará informar o motivo para não ter mais acesso a conta, então responda “Minha conta foi invadida”.
Na sequência, vão aparecer duas opções: “Sim, eu tenho uma foto minha na minha conta” e “Não, eu não tenho uma foto minha na minha conta”. Selecione uma delas.
Caso tenha respondido a primeira opção, o Instagram pedirá uma selfie de vídeo virando o seu rosto em diferentes direções para fazer a verificação de identidade.
Se marcou a segunda opção, você será redirecionado para uma página de ajuda para tentar recuperar sua conta de outra forma. A equipe de suporte deve informar por e-mail como você deve prosseguir.
E aí, este post ajudou você a recuperar sua conta? Compartilhe conosco.
Para mais dicas sobre Instagram, influência esportiva e busca por patrocínios esportivos, acesse outros conteúdos do Blog da MVP Sports. Aproveite para conhecer nosso trabalho.