O Marketing de Influência tem crescido de maneira exponencial, levando muitas marcas a investirem nessa alternativa como uma estratégia para se destacar no mercado.
Mas, com tantas pessoas trabalhando como influenciadoras, quem deseja iniciar na profissão e conseguir boas parcerias, precisa realizar um trabalho consistente e utilizar os métodos adequados.
Não basta criar posts para o Instagram e aguardar que as marcas encontrem você. Com o tempo, caso o seu trabalho seja realmente bom, as empresas poderão entrar em contato com você a fim de ofertar parcerias, permutas e outros trabalhos. Porém, no início, será necessário buscar por essas marcas.
Se você não sabe como fazer isso, o passo a passo a seguir vai te orientar para conseguir identificar as marcas patrocinadoras, entrar em contato com elas e se apresentar de uma maneira inteligente para convencê-las de fechar trabalhos. Confira a seguir.
Passo 1: Como conseguir parcerias utilizando o Mapeamento de marcas
Primeiramente, é importante ter claro que para que uma marca tenha interesse em trabalhar com um influenciador, ela precisa ter afinidade com seu conteúdo e seu público.
Portanto, para iniciar o mapeamento de potenciais parceiros, liste aquelas marcas que você entende que fazem fit com seu conteúdo. Ou seja, para quem trabalha com influência esportiva, é necessário mapear aquelas empresas que trabalham com produtos e serviços para o segmento de esportes.
É claro que você não precisa ser muito específico. Vamos supor que você seja um atleta de corrida. Você pode mapear marcas que trabalham com tênis e calçados esportivos, roupas esportivas, treinamentos, alimentação esportivo e vários outros produtos ou serviços.
Passo 2 – Como conseguir parcerias estreitando o relacionamento com a marca
Para comprovar que realmente existe esse fit entre o seu conteúdo e a marca, é interessante que você estabeleça um relacionamento com ela. Para isso, basta que você siga o perfil da empresa nas redes sociais, comente as publicações, responda aos stories e interaja de modo geral.
Passo 3 – Como conseguir parcerias com a criação do Mídia Kit
O Mídia Kit é um material de apresentação, onde constam todas as informações sobre você, sua carreira no esporte e sua atuação como influenciador.
Ele deve ser criado de maneira estratégica para chamar a atenção das empresas e convencê-las de que uma parceria entre vocês é uma boa oportunidade para ambos.
Dentre as informações que não podem faltar no seu Mídia Kit estão seu histórico e dados do seu perfil como taxa de engajamento, formatos de conteúdo criados, tipo de público, etc. Imagine que esse documento é a sua vitrine.
Para quem é influenciador iniciante, o Mídia Kit é extremamente importante. Além de permitir que as marcas conheçam o seu histórico, ele representa profissionalismo e credibilidade, aumentando suas chances de conseguir patrocínios.
Se você não sabe como criar o seu Mídia Kit, pode contar com a ajuda da MVP Sports. Acesse nossa página e saiba como.
Passo 4 – É hora de entrar em contato
Com o Mídia Kit em mãos e o mapeamento das marcas que tem afinidade com o seu trabalho, é hora de entrar em contato com elas. Cada empresa pode contar com um sistema específico de seleção de influenciadores.
Isso quer dizer que, é importante se informar sobre quais as formas de entrar em contato com cada marca. Algumas recebem esse tipo de contato em seus setores de marketing, outras via agências de marketing contratadas por elas.
Em geral, o que você precisa fazer é enviar um e-mail para o canal destinado a esse fim. Ou ainda, entrar em contato via direct manifestando o seu interesse em fechar uma parceria.
É muito importante ter atenção ao escrever a mensagem, para que ela tenha uma boa ortografia e seja objetiva. Não esqueça de anexar o seu Mídia Kit, pois ele vai garantir que a empresa consiga conhecer o seu trabalho e avaliar a possível parceria. Caso a empresa goste do seu trabalho, você receberá um retorno.
Para os criadores de conteúdo que estão iniciando seu trabalho nas redes sociais e ainda não tem um histórico onde as marcas possam se basear, muitas vezes, é interessante iniciar com permutas. Nós já falamos por aqui sobre como essa prática pode ajudar quem está iniciando, não deixe de conferir.
Passo 5 – Proposta
Quando você ainda é um influenciador iniciante, é natural que algumas respostas sejam negativas ou até mesmo que algumas marcas não retornem o seu contato. Porém, isso é algo normal e não deve ser entendido como um motivo para você desistir.
Continue produzindo conteúdo de qualidade que aos poucos, propostas promissoras deverão aparecer.
Quando uma empresa se interessar pelo seu trabalho, ela apresentará uma proposta de parceria. Em geral, essa proposto já vem acompanhada de um briefing de trabalho. Nesse documento, estarão todos os detalhes sobre a parceria e o trabalho a ser realizado.
Neste momento, você deve apresentar suas ideias para a produção dos conteúdos, explicar sobre os formatos, tipo de edição e outros detalhes. É sua chance de mostrar o seu potencial e criatividade.
Conclusão
Dar os primeiros passos na carreira de influenciador pode ser bastante desafiador, porém, com um trabalho consistente é possível que você conquiste boas parcerias e consiga alavancar seu trabalho e mostrar uma excelente performance como criador.
Ao longo do tempo, a criação de conteúdo relevante vai abrir portas para muitas parcerias e aos poucos você conquistará a tão sonhada autoridade no segmento. Ou seja, será reconhecido pelo seu trabalho.
Fazer tudo isso sozinho conciliando com a carreira de atleta pode ser complicado. Mas, se você contar com o suporte de pessoas experientes, essa jornada pode se tornar mais fácil.
A MVP Sports oferece várias soluções para te apoiar na carreira de influenciador esportivo com conhecimento para desenvolver um trabalho profissional e de alto nível.
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