A biografia do perfil do Instagram fica localizada logo abaixo do nome do usuário. Ela permite o uso de até 150 caracteres, sendo possível incluir emojis, hashtags e links.
Ela funciona como um resumo das informações da conta e informa aos visitantes o que ele precisa saber ou pode esperar daquele perfil.
Criar a bio perfeita é um desafio para todas as pessoas que trabalham com Instagram. Isso porque, ela representa o primeiro contato do visitante com a conta. É uma espécie de primeira impressão que pode ser decisiva para ganhar ou não mais seguidores.
Por que é tão importante pensar na criação da bio?
O Instagram conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos e segue em crescimento. A rede social está entre as mais populares do mundo em número de usuários.
Uma matéria publicada pela Revista Exame mostrou que somente no último trimestre do ano de 2020, mais de 76 milhões de novos usuários passaram a utilizar o Instagram.
Esse crescimento tem transformado a plataforma em uma verdadeira vitrine de negócios e quem quer conquistar espaço e fechar boas parcerias por meio dela, precisa utilizar as melhores estratégias para se destacar.
Uma bio bem elaborada é de suma importância para chamar a atenção das pessoas certas. A descrição feita neste campo deve ser cativante para que os usuários se sintam estimulados a navegar em seu perfil e conhecer o seu conteúdo.
Além disso, saber otimizar o texto da bio possibilita que seu perfil seja encontrado nas pesquisas do Google. É o mesmo sistema utilizado em blogs e sites, basta inserir palavras chaves relevantes e sua conta pode aparecer entre os resultados das buscas.
A bio é um dos elementos mais importantes em um perfil comercial do Instagram, pois é o principal fator gerador de tráfego.
O que não pode faltar na bio do Instagram?
A bio precisa ser otimizada com palavras-chave relacionadas com o seu trabalho. Isso garante que ela atrairá a atenção de pessoas interessadas no seu trabalho com influência esportiva.
São informações que não podem faltar na bio do Instagram: nome de usuário, descrição resumida do perfil, experiência ou especialidades e link de contato.
Como escrever a bio do Instagram?
Para criar uma bio que chame a atenção e conduza os usuários para conhecer o seu conteúdo, é importante saber utilizar bem todos os recursos disponibilizados pelo Instagram.
A seguir, falamos sobre como explorar cada um deles de uma forma positiva para criar uma bio incrível.
Nome de usuário
O nome de usuário precisa ser simples. Afinal, é ele que torna o seu perfil rastreável.
Evite utilizar nomes de usuários muito longos, complicados e com pontuações. É necessário que ele seja claro e objetivo, de fácil identificação.
Biografia
A bio é uma descrição resumida do perfil pessoal ou profissional. Ela pode ser construída de diversas formas. Mas, é muito importante que deixe claro o que você faz.
É comum as pessoas utilizarem frases de impacto ou listas para criar a descrição da bio. Fazer tópicos é interessante quando você precisa resumir várias informações.
Lembre-se que esse texto precisa representar você. Então, deve ser pensado com muito cuidado.
Destaque para as palavras-chave
Utilizar palavras-chave relacionadas com seu trabalho é uma forma de informar de forma direta quem chega a respeito do que você faz.
Além disso, esses termos permitem que o seu perfil possa ser apresentado nos resultados de busca do Google, quando as pessoas pesquisarem por essas palavras.
É preciso pensar nas palavras-chave de forma estratégica. Isso porque, o interessante é que elas sejam inseridas de forma natural no texto da bio.
Categoria do perfil
O recurso “Categoria” é desbloqueado quando o perfil pessoal do Instagram é convertido para conta profissional. Essa informação promove um reconhecimento imediato sobre o que você faz.
De modo geral, quem trabalha com a criação de conteúdo utiliza a categoria “Criador de Conteúdo” ou “Blog Pessoal”.
É importante escolher aquele que realmente representa o seu trabalho no Instagram.
Uso de hashtags
De acordo com o próprio Instagram, o uso de hashtags na bio é uma forma de destacar coisas que são relevantes no perfil. Elas funcionam da mesma forma que nas publicações, ou seja, quando alguém clica numa hashtag é direcionada para publicações que a utilizam.
Isso quer dizer que, as pessoas que estão navegando por meio das hashtags que você usa, podem chegar mais facilmente até você.
Portanto, você pode utilizar as hashtags na bio. O segredo é utilizar de forma estratégica e sem exageros.
Configuração do botão de contato
A bio é o único local do perfil onde você pode incluir um link fixo. Para quem trabalha com influência esportiva, essa ferramenta deve ser aproveitada para disponibilizar o botão de contato que levará seus potenciais clientes até você.
A grande maioria dos perfis explora esse recurso para linkar sites, landing pages e canais de contato, como o WhatsApp.
Portanto, defina qual é o principal canal de comunicação entre você e seus clientes e disponibilize-o através de um link na bio.
Quem tem vários canais e não quer deixar de mostrá-los, pode utilizar a ferramenta linktr.ee para criar uma lista de links.
Destaques
Os destaques do Instagram Stories são um recurso muito importante para atrair novos seguidores. Por meio deles, o novo visitante consegue ter uma noção clara de tudo o que encontrará no seu perfil.
Lá você pode fixar informações e registros que são relevantes para a sua plataforma de conteúdo. Quanto melhor for o uso desse recurso, maiores serão as suas chances de converter novos visitantes em seguidores.
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