Desde que foi criado, ainda na década de 1920, o Marketing Esportivo se mostrou como uma excelente estratégia para gerar oportunidades de negócios no mundo dos esportes.
Além de ser um segmento que atua especificamente com o segmento esportivo, ele possui um grande diferencial, que é a capacidade de trabalhar com a emoção das pessoas.
O esporte gera as mais diversas sensações, da euforia à tristeza, da admiração à decepção, além de trabalhar com valores que são admiráveis aos olhos da maioria das pessoas, como a determinação, a empatia, o respeito ao próximo, a superação e muito mais.
Quando o marketing esportivo consegue enxergar esse potencial e utiliza as estratégias adequadas, existem grandes chances da marca, produto ou serviço trabalhado, ganhar a atenção e o coração das pessoas.
Para você que ainda tem dúvidas sobre o que é o marketing esportivo, como ele funciona e porque é considerado tão eficiente, a seguir nós explicamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto.
O que é Marketing Esportivo?
O Marketing Esportivo é uma segmentação do marketing que tem como objetivo gerar oportunidades de negócios no mundo dos esportes.
Ou seja, ele utiliza ferramentas e estratégias do marketing para atrair clientes, promover marcas, clubes, atletas, produtos, eventos e tudo mais que envolve o segmento esportivo.
O Marketing Esportivo teve início ainda na década de 1920, quando a empresa Hillerich & Bradsby lançou uma estratégia de marketing e passou a liderar a produção de tacos de beisebol nos Estados Unidos.
A partir de então, os esportes passaram a ser vistos como boas oportunidades de negócio, inclusive com movimentações e aplicações de fundos. Isso chegou a criar uma cultura dos esportes no país norte-americano.
Com o tempo, essa cultura se espalhou pelo mundo. Cada lugar passou a apresentar suas preferências esportivas e a partir delas, as oportunidades de negócios foram nascendo.
Qual a diferença do Marketing esportivo para outros tipos de marketing?
Além de ser uma segmentação do marketing focada no setor esportivo, existe uma qualidade que é peculiar do marketing esportivo: a ligação afetiva com o público.
O esporte é algo muito presente na nossa sociedade. Ele está diretamente relacionado com emoções, sensações e valores, como a alegria, a euforia, a tristeza da derrota, a empatia, a superação, determinação e muitos outros.
Isso faz com que exista um vínculo emocional muito forte entre o esporte e as pessoas. Ou seja, trabalhar com marketing esportivo é trabalhar com recurso humano.
Isso pode parecer um dos maiores desafios desse segmento. Porém, é justamente isso que faz dele um diferencial. Pois, vem daí o potencial cada vez maior do marketing esportivo de tocar e engajar as pessoas.
Como funciona o marketing esportivo?
Para quem ainda não sabe como funciona o marketing esportivo, a seguir apresentamos algumas das principais ações utilizados no segmento.
Patrocínios
No mundo dos esportes, os patrocínios configuram uma das estratégias mais comuns. Nesta ação, a marca financia um atleta ou uma equipe em troca de anúncios.
De modo geral, os anúncios são colocados nos uniformes, ou ainda, em banners que ficam fixados em local visível durante alguma partida ou disputa.
A principal vantagem desse tipo de ação é a geração de brand awareness (reconhecimento de marca), o que ajuda a aumentar a visibilidade e autoridade da marca no meio esportivo.
Eventos esportivos
As ações em eventos esportivos consistem em patrocínios de torneios, competições e ligas. É uma estratégia que visa gerar aproximação e criar relacionamento com o público-alvo da marca.
Geralmente, são utilizados stands e ações sensoriais dentro desses eventos, onde a marca tem a oportunidade de manter contato com as pessoas. Um exemplo bastante comum na atualidade, é o oferecimento de experiências de realidade virtual dentro de eventos esportivos.
Licenciamento
O licenciamento é uma prática onde a marca paga um valor para obter a autorização para uso do nome de um atleta, time ou entidade esportiva, em seus produtos. Esse direito é concedido dentro de um prazo determinado. Além da remuneração, pode ser definido um percentual dos lucros das vendas realizadas.
Um exemplo de licenciamento são os feitos pelas empresas que fabricam cadernos escolares e que criam capas com emblemas e cores de times famosos.
Marketing de Conteúdo
Atualmente, com o avanço das plataformas digitais, o marketing de conteúdo tornou-se uma ferramenta essencial para o marketing esportivo.
Caso você ainda não saiba, o marketing de conteúdo é uma estratégia que tem o objetivo de atrair clientes por meio da criação de conteúdo relevante, que pode ser em formato de textos, vídeos, e-books e outros.
Considerando que, as pessoas estão cada vez mais presentes nas redes sociais, alimentar esses canais com conteúdo de qualidade sobre a marca é fundamental para alcançar o público desejado e manter a empresa competitiva.
Marketing de Influência
No marketing de Influência, as empresas trabalham com influenciadores digitais do segmento esportivo, para divulgar o nome da marca. Nessa estratégia, é como se a marca emprestasse a audiência do influenciador para divulgar seus produtos ou serviços para ela.
Os influenciadores podem ser contratados como embaixadores de marca ou para campanhas específicas. A modalidade tem crescido de maneira exponencial nos últimos anos, marcando a presença do marketing esportivo nas redes sociais.
Marketing Esportivo nas Redes Sociais
O crescimento significativo das redes sociais tornou essas plataformas grandes aliadas das marcas e dos atletas na ampliação da comunicação. Quando bem utilizadas, elas são capazes de proporcionar resultados expressivos para o segmento esportivo.
Os clubes, por exemplo, vêm investindo cada vez mais nas oportunidades de negócio oferecidas pelas redes.
Eles trabalham não só com o marketing de conteúdo, mas também com a comercialização de espaço em suas postagens e em lives (transmissões ao vivo). Com isso, conseguem estimular o engajamento, aumentar a interação com o torcedor e gerar mais receita.
Marcas do segmento também tem aproveitado essa onda para conquistar maior visibilidade. Principalmente, por meio do marketing de influência, ganhando espaço nos perfis de atletas profissionais, semiprofissionais e amadores.
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