07 dicas para aplicar o Marketing de Influência no seu negócio


Para que o marketing de influência seja bem aplicado no seu negócio, alguns passos são essenciais para garantir o sucesso da campanha. Veja abaixo as 7 dicas que listamos para quem deseja contatar um influenciador para uma ação.

1. Defina seus objetivos

Este é o momento que vai orientar todas as suas ações em torno da campanha. Qual é o seu objetivo? O que você está buscando? Por que está contatando um influenciador para a sua marca? Seja para aumentar as vendas ou tornar a marca mais conhecida, o objetivo precisa estar bem definido no primeiro dia de trabalho. A partir daí, sua equipe define os passos para chegar até ele.

2. Conheça seu público

Uma vez definido o objetivo, vem a segunda questão. Com quem estou conversando? Quem eu quero atingir com essa ação? É nessa etapa do processo que acontecem a identificação da persona e do público alvo da marca. Fazendo isto, sua empresa já pode determinar inclusive se vai impulsionar algum post, visando atingir um número ainda maior de pessoas dentro desse público alvo.

Uma ferramenta que ajuda muito a conhecer o seu público é o Insights do Instagram, disponível para quem tem uma conta comercial. Ela disponibiliza gratuitamente dados como faixa etária, gênero e localização dos seguidores. Outros recursos pagos, como Etus e IconoSquare, também fornecem informações relevantes sobre o público.

3. Escolha os influenciadores corretos

Agora que você definiu seu objetivo e conheceu seu público, é hora de selecionar os influenciadores que vão participar da campanha. Lembre-se que eles precisam se encaixar dentro do que você previamente definiu. Um exemplo: Você tem uma empresa de roupas e acessórios esportivos e quer se comunicar com o público do Grande ABC para aumentar suas vendas na região.

Com isso, você deverá buscar um influenciador que seja da região ou more nela, que tenha o hábito de praticar atividade física e postar sobre isso nas redes sociais. Desta forma, o público que você quer atingir tem afinidades com aquele que segue o influenciador.  Então, quando ele postar ativando a sua marca, o conteúdo não vai gerar rejeição nos seus seguidores.

4. Planeje suas ações junto com os influenciadores

Cada influenciador tem a sua maneira de se comunicar com seus seguidores, que deve ser sempre autêntica. No momento em que ele ativa um produto, o ideal é que mostre os benefícios que ele ganha com o produto dentro da sua rotina, sem parecer uma propaganda forçada goela abaixo quebrando a linha editorial da conta. Além disso, os influenciadores com mais de 10 mil seguidores podem utilizar o recurso “arraste pra cima” nas stories, que é muito útil para levar tráfego a um site.

Por isso, as ações devem ser traçadas junto com os influenciadores. Número de posts no feed e na story, hashtags, prazo para publicações e outros devem ser bem definidos em conjunto para atingir os objetivos da campanha.

5. Não escolha o influenciador somente pela quantidade de seguidores

Outros dados do influenciador são tão relevantes quanto a quantidade de seguidores, especialmente a taxa de engajamento e o público do influenciador. De nada adianta ter uma conta com 150 mil seguidores se os posts não tem mais do que 20 interações e conversam com um público que não é o que a empresa quer atingir.

Por isso, sempre solicite o Mídia Kit do influenciador, para que possa identificar se ele tem os atributos necessários para a campanha.

6. Tenha definida a parceria

Além de definir a quantidade e formato dos posts e o prazo para que sejam feitos, defina claramente com o influenciador se será uma ação pontual ou recorrente, e se será paga ou no sistema de permuta. Isso tudo antes que o produto seja enviado ao influenciador, para evitar qualquer transtorno ou mal entendido lá na frente. Formalize todo o processo por e-mail e/ou estabeleça um contrato que todos devem assinar para que as ações comecem.

7. Respeite a liberdade criativa do influenciador

Como falamos aqui, cada influenciador tem o seu jeito de se comunicar com seus seguidores. Ele pode escolher uma forma específica de ressaltar os benefícios do seu produto no dia a dia. É preciso respeitar isso, porque é o que os seguidores estão acostumados a ver. Qualquer coisa que quebre essa linha pode gerar desconfiança e rejeição. Lembre-se que o público está mais exigente e não aceita qualquer ação na conta.

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