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Patrocínio Esportivo: entenda o que é e o panorama atual do mercado

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Patrocínio esportivo é um investimento realizado por uma empresa ou entidade pública para um atleta, uma equipe ou até mesmo para um evento esportivo.

Para os atletas, esse investimento é necessário para manter os treinamentos e participar das competições da sua modalidade.

Atualmente, os patrocínios são uma ferramenta essencial para manter as atividades esportivas e a principal forma dos atletas conseguirem sobreviver do esporte.

Atletas e equipes que conseguem bons patrocínios têm muitas vantagens. Afinal, quanto melhor for a saúde financeira, melhor será a infraestrutura de treinamento, o suporte profissional, qualidade de uniformes e equipamentos, dentre outros fatores.

Desde quando existem os patrocínios esportivos?

A primeira equipe de futebol da história a receber um patrocínio e divulgar a logo do patrocinador na sua camisa, foi o Eintrach Brasunschweig, da Alemanha, em março de 1973.

Na ocasião, os jogadores vestiam a camisa tradicional do time na cor amarela, porém, o distintivo foi trocado pelo logo da Jägermeister. A famosa empresa fabricante de licores pagou um total de 100 mil marcos alemães pela divulgação.

Na mesma temporada (1973/1974), o Bayern de Munique passou a vestir um uniforme vermelho sem o seu distintivo. No lugar dele, estava a logo da Adidas.

A partir daí, vários outros times do mundo foram fazendo esse tipo de negociação, onde as empresas pagavam um valor para ter as logos de suas marcas estampadas nas camisas. A partir de 1980, a FIFA liberou os anúncios em todas as federações.

Ao logo do tempo, essa prática foi criando um mercado disputado, principalmente nos esportes mais populares, como o futebol no Brasil e o futebol americano, nos EUA.

Como funciona o patrocínio esportivo na atualidade?

Atualmente, embora o futebol seja o esporte que mais movimenta a questão de patrocínios, clubes das mais diversas modalidades esportivas estão sempre em busca de patrocinadores.

Esses patrocínios podem ter diferentes objetivos. As negociações podem ser movidas por interesses corporativos, de marca, de produto, de público/audiência, de relacionamento ou pessoal executivo.

Além disso, há diferentes formas de vincular as marcas ao universo esportivo. A mais popular é a vinculação do logotipo, nome e símbolos em camisas e outros produtos. Há também a modalidade de Namig Rights, onde as empresas adquirem direitos para associar seu nome a uma marca ou evento esportivo.

Outra modalidade é o patrocinador oficial, que é um patrocinador exclusivo de um atleta ou equipe e tem sua marca em todos os produtos relacionados.

Atualmente, com o avanço das mídias sociais, os atletas e as equipes também podem conseguir patrocínios por meio da oferta de espaço e exposição nos canais digitais. Para isso, as marcas pagam pelo conteúdo veiculado em seu nome.

Há ainda, atletas que podem ser contratados como embaixadores de marca. Eles trabalham como influenciadores esportivos e podem criar diferentes formatos de conteúdo em troca do investimento financeiro realizado pela marca, que tem interesse em ter seu nome, produtos ou serviços divulgados para a audiência desse atleta.

Como utilizar as redes sociais para conseguir patrocínio esportivo?

As redes sociais, principalmente, o Instagram são excelentes alternativas para os atletas que precisam conseguir patrocínios. Esses canais funcionam como uma espécie de vitrine para despertar o interesse dos patrocinadores.

As marcas esperam que os patrocinados sejam capazes de influenciar as pessoas. Por isso, é fundamental que o perfil na rede social tenha um bom engajamento.

O engajamento nada mais é do que a quantidade de interações geradas pelo conteúdo postado. Isso é visto como a capacidade do criador de conteúdo de influenciar os seus seguidores. De forma simples, quanto mais curtidas, comentários e outras interações o perfil tiver, mais interessante ele será para os investidores.

Para conseguir alcançar esse engajamento, é fundamental criar um perfil profissional, que tenha uma boa identidade visual, seja organizado e mantenha uma frequência de postagens.

Além disso, o foco em criar conteúdo de qualidade é essencial. As pessoas tendem a interagir mais com os conteúdos que elas consideram relevantes.

Dicas para criar um perfil atrativo para as marcas

A marca precisa ver que ela terá benefícios ao associar o nome dela ao seu trabalho. Ou seja, você precisa mostrar o que ela irá ganhar caso se disponha a patrociná-lo. Para isso, algumas dicas podem ajudar:

  • Crie conteúdos relevantes. Entende-se como relevante, aquele material que é útil para a audiência, que agrega valor para quem acessa o perfil;
  • Tenha uma identidade visual definida;
  • Foque em aumentar o engajamento do perfil. Utilize as técnicas necessárias como postar em horários mais adequados, utilizar diferentes formatos de conteúdo, explorar os Stories, e outras. Além disso, interaja com sua audiência;
  • Crie um bom mídia kit. Esse documento servirá como sua apresentação no momento em que a marca entrar em contato. Já explicamos por aqui como criar um mídia kit de qualidade, não deixe de conferir;
  • É importante que fotos e vídeos postados na plataforma sejam de boa qualidade e que você consiga mostrar que manda bem na produção de diferentes tipos de conteúdo.

Conte com a ajuda de uma Agência Esportiva

A grande maioria dos atletas pode ter dificuldades para manter um perfil no Instagram com a frequência ideal de postagens e conteúdos de boa qualidade. Nesses casos, a melhor alternativa é buscar por uma Agência de Marketing Esportivo.

A Agência ficará responsável por cuidar da imagem do atleta e desenvolver estratégias para aumentar o seu engajamento e visibilidade. Além disso, trabalhará para tornar o perfil atrativo aos olhares dos patrocinadores.

Um grande benefício nessa opção, é que as  agências esportivas já tem experiência com muitas marcas do segmento, conhecendo exatamente o que elas buscam nos patrocinados.

Outra vantagem de trabalhar com uma agência esportiva, é que geralmente, esses negócios já tem uma boa base de contatos, aproximando os atletas influenciadores dos seus possíveis patrocinadores de forma muito mais rápida.

Quer saber mais sobre esse trabalho? Entre em contato com a melhor Agência Esportiva da atualidade, a MVP Sports.

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