Oito livros de marketing esportivo que você precisa conhecer


Não importa se você atualmente trabalha com marketing esportivo, com marketing voltado a outras áreas, está estudando ou apenas é um curioso no assunto. Existe uma relação de livros, indicada pelo Marketólogos FC, que você deve conhecer. Eles não tratam apenas de uma área específica, mas trazem conceitos que todo profissional deve conhecer. E as referências se aplicam a qualquer área de atuação.

A BOLA NÃO ENTRA POR ACASO
Soriano, Ferran
Larousse Brasil
Considerado um best-seller do Marketing Esportivo, o livro escrito por Ferran Soriano (um dos principais responsáveis pela evolução na gestão do Barcelona), mostra o paralelo entre o mundo do futebol e o mundo corporativo, mostrando assim, uma case de sucesso do marketing aplicado no futebol.

MARKETING FUTEBOL CLUBE
Zenone, Luis Claudio
Atlas
Outro grande livro do Marketing Esportivo, escrito por Luiz Claudio Zenone, um dos principais nomes da área no Brasil. O livro trás o marketing como ferramenta de sucesso aplicado no mundo futebolístico.

UMA BELA JOGADA – 20 ANOS DE MARKETING ESPORTIVO
Areias, João Henrique
Outras Letras
Neste livro, o autor João Henrique Areias conta casos de sucesso do marketing aplicado no esporte, e também visa entender a indústria do esporte como um todo, dentre modelos de gestão para as entidades esportivas nacionais.

PAIXÃO SA: COMO ANDA O MARKETING DO SEU CLUBE DE CORAÇÃO?
Guimarães, Marcelo
CRV
O Livro escrito por Marcelo Guimarães, aborda o ambiente de gestão de marketing dos clubes com ênfase no futebol. Muito importante para as pessoas que tem como objetivo profissional trabalhar na área de gestão de algum clube e até mesmo para os que já trabalham na área.

MARKETING ESPORTIVO – O ESPORTE COM FERRAMENTA DO MARKETING MODERNO
Melo Neto, Francisco Paulo de
Best Seller
O esporte é um dos meios que mais geram visibilidade no mundo, portanto, ele é sem sombra de dúvidas um campo fértil para se aplicar o marketing, porem isso não significa que as coisas sejam fáceis. No esporte, as marcas sempre dependem dos resultados. O livro escrito por Francisco Paulo de Melo Neto (professor e vice-reitor da EEFD-UFRJ) mostra fracassos e cases de sucessos, dos mais variados tipos de espectadores que este negócio envolve.

A MARCA DA VITÓRIA
Knight, Phil
Sextante
Principal lançamento do segmento em 2016, o livro conta a autobiografia do criador da Nike. A história da lenda por trás de um dos maiores players do esporte, Phil Knight. Desde sua criação do nome e da logomarca, até 2016, quando o mesmo deixou o conselho da marca Nike.

MARKETING ESPORTIVO E ADMINISTRAÇÃO DE ARENAS
Cardia, Wesley
Atlas
O livro, como o próprio nome diz, aborda conceitos, técnicas e exemplos concretos sobre os desafios e oportunidades no âmbito de gestão de arenas, a fim de ajudar quem já está na área, ou aqueles que pretendem trabalhar com isso.

O MARKETING ENTRA NO JOGO
Janones, Flávio
Letramento
O livro reúne uma seleção de artigos do professor e autor Flavio Janones, entusiasta sobre o marketing esportivo, que retrata, com um texto simples e direto, o mercado de marketing esportivo no Brasil com informações, números, curiosidades e provocações para uma ampliação da profissionalização da área no país, por parte de empresas, clubes e gestores.


Compartilhe essa notícia: