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O que é CTA no Instagram e como ele aumenta o seu engajamento?

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Se você já ouviu falar em CTA, mas não sabe o que isso significa, neste artigo nós iremos tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto.

CTA é a sigla para “call to action”, que significa “chamada para ação”.  Trata-se de uma técnica aplicada aos conteúdos, a fim de despertar no outro o desejo de realizar uma determinada ação.

Trata-se de um recurso de texto que utiliza verbos imperativos sugerindo que o usuário faça algo após ler ou assistir um conteúdo.

Apesar de ser nova nas redes sociais, essa é uma estratégia que já existe há muito tempo no marketing.

Sabe quando você está assistindo algo na TV e o apresentador diz “ligue agora para o número que aparece na tela”? Isso é uma chamada para ação. Na internet você encontra essa técnica em muitos lugares, vídeos do Youtube, sites, blog posts, textos de redes sociais e muito mais.

Os famosos “curta se você concorda”, “envie esse post para alguém” ou “arrasta pra cima” são exemplos muito comuns de CTA’s utilizados no Instagram.

Qual a importância do CTA?

De modo geral, nas redes sociais, o CTA facilita a navegação dos usuários e são fundamentais para completar estratégias de marketing.

É por meio do call to action que as marcas conseguem levar seus seguidores até suas lojas, por exemplo.

Para quem é influenciador, saber utilizar a técnica é essencial para garantir o crescimento e o engajamento do seu perfil. Isso porque, o CTA é utilizado justamente para estimular os seguidores a executarem ações que engajam seus conteúdos.

Você já deve saber que as interações com o conteúdo aumentam o alcance das suas publicações, certo? Se você estimular corretamente o seu público para engajar o conteúdo, conseguirá impulsionar esse alcance.

Para isso, não desperdice as chances de usar CTA’s relevantes.

Como fazer um CTA?

A construção de um CTA é muito simples. Mas, é preciso que ele seja pensado dentro de uma estratégia.

No Instagram, existem várias formas do público interagir, como comentar, salvar, enviar o post para alguém, clicar, curtir, dentre outras.

Portanto, antes de definir o CTA é necessário saber qual tipo de conteúdo você está compartilhando e qual ação você deseja que os seus seguidores excutem a partir dele.

Vamos supor que você tenha criado um site e deseja que seus seguidores acessem a nova plataforma. Esperar que eles visitem o endereço de maneira espontânea pode não trazer o resultado que você espera. Com um bom CTA você diz com clareza qual ação as pessoas que te acompanham devem tomar.

Além de instruir os seguidores e estimulá-los a engajar seus conteúdos, o uso de bons call to actions cria um senso de proximidade, que deixa as pessoas mais à vontade para comentar seus posts.

Se você diz, por exemplo, “comente aqui se você gostou”, isso incentiva o usuário a iniciar um diálogo nos comentários.

Passos importantes para criar CTA’s

Defina seu objetivo

O primeiro passo é definir o que você deseja alcançar por meio do conteúdo que irá compartilhar. Você deseja obter mais curtidas? Ganhar novos seguidores? Cliques em um link?

Ao ter isso bem claro, você poderá definir quais as melhores palavras para induzir o público a executar a ação.

Conheça seu público

Um bom conhecimento do seu público-alvo é fundamental para saber como direcioná-lo de uma forma assertiva.

Para alguns públicos, textos curtos e objetivos são suficientes para que eles realizem a ação desejada. Porém, existem seguidores que necessitam de textos com um pouco mais de impacto.  Portanto, ter esse conhecimento da audiência pode ajudar muito.

Atente-se a construção do texto

O CTA é uma estratégia muito importante para conseguir engajamento, mas ele jamais deve ser usado sozinho. A construção do texto que acompanhará esse CTA precisa de muita atenção, pois deve se tratar de conteúdo relevante para a audiência.

Ou seja, você pode ter um CTA muito bem feito, mas ele não trará resultados se o conteúdo apresentado não entregar valor.

Use gatilhos mentais e textos curtos

Os gatilhos mentais são como chaves que desencadeiam reações nas pessoas, utilizando as emoções. Um exemplo é “Compre agora”, que demonstra o senso de urgência, como se a pessoa fosse perder a oportunidade, caso não execute a ação naquele instante.

Além disso, é importante que os CTA’s sejam curtos, para que as pessoas entendam com clareza o que elas devem fazer.

Exemplos de CTA para Instagram

Como já citamos acima, a escolha dos Call To Action a serrem utilizados no seu perfil depende dos seus objetivos e do tipo de ação que deseja impulsionar. Mas, para que você se inspire e saiba como criar bons CTA’s para o Instagram, a seguir trouxemos vários exemplos.

CTAs de engajamento para usar no Instagram:

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Mais do que apenas aplicar esses CTA’s aos seus posts, é importante mesclar a estratégia com outras técnicas que te ajudam a impulsionar o engajamento da sua conta no Instagram.

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