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Como aproveitar as mudanças no Instagram para otimizar o seu perfil

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Se você utiliza o Instagram, já sabe que de tempos em tempos a plataforma realiza alterações com o objetivo de melhorar a experiência dos usuários. Criadores de conteúdo do segmento esportivo devem ficar atentos às mudanças no Instagram.

Em 2022, várias mudanças vêm sendo testadas pelo Instagram e ficar de olho nelas é fundamental para quem trabalha com influência. Principalmente, porque elas estão alterando a forma como os conteúdos são entregues aos usuários da rede social.

De acordo com a empresa de pesquisas Statista, o Instagram conta atualmente com mais de 1,4 bilhão de contas. Mas, devido ao crescimento de outras redes sociais como o TikTok, está em busca de aprimorar seus serviços, a fim de não perder usuários e manter sua posição entre as maiores redes sociais do mundo.

De acordo com o próprio Blog do Instagram, as novas atualizações da rede social visam colocar o conteúdo no centro, focando na simplicidade e na autoexpressão. Ou seja, é uma tentativa de criar uma identidade visual mais simples e interativa, com maior foco nos vídeos, que são considerados como o formato de conteúdo do momento.

A seguir, nós pontuamos algumas das mudanças mais recentes do Instagram e damos algumas dicas para criadores de conteúdo do segmento esportivo que não querem ficar para trás e manter o engajamento dos seus perfis.

Quais são as últimas mudanças feitas pelo Instagram?

A mudança que é mais facilmente observada é a do layout. O ícone do app teve o gradiente atualizado para ficar com mais brilho e logo que acessamos a rede, podemos ver maior ênfase na apresentação do conteúdo.

As imagens são apresentadas em tela cheia e a fonte do conteúdo também foi atualizada para se tornar mais “simples”. Ou seja, mantendo maior foco no conteúdo.

Essa utilização da tela cheia para visualização do conteúdo acaba minimizando a prioridade da visualização dos Stories, tirando um pouco o foco deles.

Uma das principais e mais comentadas alterações é o foco na distribuição de vídeos. Ou seja, a plataforma passa  priorizar a entrega desse formato de conteúdo.

O reels, que até então tinha um limite de 60 segundos, agora passam a permitir a criação de vídeos de até 90 segundos, como ocorre no TikTok.

Outra alteração recente é na apresentação do Feed. A plataforma está testando três tipos diferentes: Home, Favorites e Folowing. Dessa forma, o usuário pode selecionar qual o feed que deseja ver em cada momento.

Na home, as publicações continuam misturadas a anúncios e recomendações do Instagram, geradas automaticamente pelo algoritmo, conforme a navegação dos usuários. Na Favorites, aparecem apenas conteúdos de contas que o usuário marcou como favoritas. E na opção Following, o feed apresenta os conteúdos de quem a pessoa segue, utilizando a ordem cronológica.

No início, o Instagram já utilizava a ordem cronológica. Porém, com o algoritmo, passou a entregar os conteúdos considerando principalmente o engajamento e outros fatores como horário de postagem, utilização de hashtags, etc.

Ainda este ano, a plataforma deve apresentar alterações com foco nos criadores de conteúdo, com novas funcionalidades para monetização, como uma área de “Close Friends”, uma função parecida com o que já existe em outras redes sociais, como o Youtube.

As alterações recentes do Instagram ainda contam com Stickers interativos para deixar a interação mais dinâmica, possibilidade de importação de áudio no reels e fixação de posts no início do perfil.

A fixação de posts também é uma função que já existia em outras redes sociais. Ela permite manter um conteúdo fixado no topo do perfil durante o período que o usuário desejar. Dessa forma, quem chega até a conta, irá visualizar esse conteúdo de forma prioritária.

Dicas para aproveitar as mudanças no Instagram

Se você é criador de conteúdo no segmento esportivo, sabe que manter o engajamento na rede social exige um trabalho estratégico. Ficar de olho nas mudanças e se adaptar a elas é fundamental para manter o alcance das publicações e continuar obtendo resultados na rede social.

Com as alterações mais recentes da plataforma, os anúncios e conteúdos orgânicos, que são aqueles sem o impulsionamento pago, passarão a ser apresentados em feeds diferentes. Dessa forma, lembre-se de informar a seus seguidores fiéis sobre a possibilidade de marcar o seu perfil como favorito, de forma que eles recebam seus conteúdos nesse feed específico.

Como o foco do Instagram, a partir de agora, é cada vez maior nos conteúdos de vídeo, então, é fundamental investir na criação desse formato de conteúdo. Busque ser criativo ao planejar os roteiros e aposte na espontaneidade.

Com o novo limite de 90 segundos no reels, também é possível utilizar a ferramenta para criação de conteúdos mais elaborados. Lembre-se que, para garantir o engajamento, é importante focar na criação de conteúdo útil e relevante para a audiência.

Para quem é do segmento esportivo, esse tipo de vídeo pode ser explorado das mais diferentes formas. Em 90 segundos, é possível mostrar seu dia a dia, dar instruções de treinos e atividades, mostrar a elaboração de receitas saudáveis, dentre muitas outras opções. Então, aposte na criatividade.

Outra dica importante é utilizar outras plataformas de forma conectada com o Instagram. Já que entregar o conteúdo orgânico para o público pode ficar mais difícil, aproveite sua audiência do Facebook, TikTok e outras redes, replicando seus conteúdos por lá.

Além disso, utilize a opção de fixar os posts para manter em alta conteúdos que você precisa entregar aos usuários, principalmente, aqueles que são resultado de parcerias com as marcas patrocinadoras.

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